Os KPI (Key Perfomance Indicator) são os indicadores-chave de desempenho que balizam todo projeto de e-commerce de sucesso. Uma vez que entende-se esses dados, seu negócio adquire o potencial de fazer performances cada vez mais rentáveis, possibilitando o aprimoramento de pontos específicos da sua estratégia de marketing. Através dos KPI é possível quantificar seus desempenhos e assim adaptar os pontos específicos que precisam de ajustes, assim como identificar aqueles que já estão dando bons resultados e merecem um maior investimento de empenho, demonstrando de maneira mais precisa a efetividade das ações.
Para obter um bom retorno, é imprescindível incluir a análise desses indicadores em seus planejamentos e ações, pois são os KPI que demonstram os resultados das ações de marketing necessárias para fazer um monitoramento e atualização efetiva de planejamento. Apesar de serem mais precisos, é importante que esse monitoramento seja feito constantemente, devido ao caráter flutuante do comércio online. A medição constante do impacto dessas ações é a maneira que a empresa tem de se aproximar das necessidades e padrão de comportamento dos consumidores, que é o que realmente determina os bons resultados do seu negócio.
Consideramos os KPI listados a baixo os mais essenciais para uma análise assertiva capaz de garantir uma entrega de resultados satisfatória para os negócios de e-commerce:
- Visitantes únicos;
- Total de visitas;
- Visualizações de página;
- Novos visitantes;
- Novos clientes;
- Total de pedidos (por dia, semana, mês);
- Tempo por visita;
- Exibições de página por visita;
- Checkout abandonado;
- Abandono do carrinho;
- Taxa de retorno;
- Margem bruta;
- Casos abertos para atendimento ao cliente;
- Custo por aquisição;
- Custo por total de conversões;
- Valor médio do pedido (quanto um cliente gasta por pedido);
- Facebook: “falando sobre isso” e novas curtidas;
- Twitter: retweets e novos seguidores;
- Tempo de resposta do pedido;
- Emails (aberto, clique e taxas de conversão);
- Fontes de referência (porcentagem de pesquisa, direto, e-mail, valor pago por clique);
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