Contar com uma empresa de marketing digital é essencial para o negócio da empresa alavancar e ter sucesso! Você deve estar se perguntando porque, não é?
A gente te explica! Atente-se:
O Marketing Digital está crescendo cada dia mais, as coisas já não funcionam como antes. Claro que o Marketing Offline permanece funcionando, dependendo do nicho, mas acaba limitando os resultados, pois se resume em estratégias tradicionais de divulgar os produtos ou serviços, como a utilização de panfletos, anúncios em jornais ou revistas, comerciais na televisão e no rádio, etc. Já o Marketing Digital (redes sociais, plataformas online, sites, etc) acaba tendo algumas vantagens, em razão da sociedade estar cada vez mais conectada na internet para tudo!
E, para que todas essas estratégias de marketing darem certo, muitos empreendedores acabam contratando uma empresa de marketing digital. Assim eles têm mais chances de se promover no mercado de forma mais rápida e correta, sem gastos desnecessários e com resultados surpreendentes.
Confira alguns benefícios de contratar uma empresa de marketing digital para seu negócio:
– Segmentação mais precisa
Ao contrário do Marketing Offline, em que muitas vezes é impossível precisar exatamente para qual audiência você está falando, o Marketing Digital permite um nível de segmentação muito mais preciso do seu público. Isso porque é muito mais fácil monitorar a atividade dos usuários na internet, como seus hábitos de consumo, suas preferências, etc. Assim, é possível segmentar de forma bem específica as pessoas para quem você quer anunciar um produto, serviço ou conteúdo.
Isso também permite que você faça ações e campanhas e forma personalizada para cada cliente. Por exemplo, se você segmentou suas ações para donos de grandes empresas, consegue fazer anúncios e campanhas que respondam às dúvidas e dores específicas desse segmento. Por consequência, esse tipo de público se identificará muito mais com as ações, e assim os resultados serão melhores.
– Mensuração de resultados mais clara e apurada
Da mesma forma que você pode determinar sua audiência, com o Marketing Digital também é possível monitorar com precisão os resultados das ações.
Comparando com o marketing offline, é muito mais difícil enxergar com clareza o quão rentável foi o investimento em um anúncio na televisão aberta, por exemplo, do que com o Marketing Digital, que permite que você saiba exatamente o retorno que está dando e se esse retorno está conseguindo pagar o investimento inicial.
– Preço
Com o passar do tempo, fazer Marketing Offline foi ficando mais caro. Anúncios de televisão, rádio e mídia impressa já têm um valor mais elevado e além disso, a capacidade de verificar se aquele investimento está fazendo sentido é bem limitada.
Já o Marketing Digital, embora exija sim um mínimo de investimento, pode se tornar muito mais barato, com um alcance muito maior. Parando para pensar, não é à toa que as estratégias de marketing online ocupam hoje grande parte das estratégias de muitas grandes empresas, né?
– Agilidade de Implementação
Com acesso a internet, em poucos segundos você consegue alcançar qualquer pessoa e/ou informação, que de outra forma custaria muitas horas ou até mesmo dias dependendo do caso. E, obviamente, custaria muito mais caro chegar até o objetivo.
Hoje no marketing digital, com um computador, conhecimento e acesso à internet, implementar técnicas e estratégias digitais para as empresas crescerem e se atualizarem, se tornou essencial e muito prático.
Conheça algumas Métricas de Marketing Digital que devem ser implantadas em sua empresa:
Pensa comigo: você está criando conteúdo relevante para seu público e se relacionando com ele, mas como saber que está tendo resultado? Para isso, você pode acompanhar algumas métricas que servem para mensurar a performance das suas ações de marketing e sugerir melhorias e otimizações para a equipe.
Veja exemplos:
Custo de Aquisição de Clientes (CAC)
CAC é o quanto você investe para conquistar um cliente. Por exemplo: se os seus investimentos diretos (propagandas, etc) em aquisição de clientes somam R$ 10.000,00 no mês e, através desse investimento, você conseguiu 20 clientes, o seu CAC será de R$ 500,00.
Vale lembrar que o cálculo deve ser feito todo mês, sempre considerando os investimentos e os novos clientes adquiridos no mesmo período.
Lifetime Value (LTV)
O LTV mostra o potencial de lucratividade do negócio, ou seja, quanto é possível ganhar por cada cliente em um determinado período de tempo. Por exemplo, se o ticket médio da mensalidade cobrada é de R$ 500,00 e o cliente ideal ficar na base durante 36 meses, o LTV do seu cliente é de R$ 18.000,00.
Se a empresa está apenas começando, esse será um dado difícil de calcular, mas não pode ser ignorado, já que é um dos principais apoios para os planos financeiros.
IMPORTANTE: Ao comparar o LTV com CAC, o negócio sabe se está saudável: calcula-se que o LTV deva ser pelo menos 3x maior do que o CAC. Além disso, o LTV permite a projeção de rendimentos futuros. Se souber que um número X de clientes vai entrar na base, a empresa também pode calcular que o faturamento será Y nos meses seguintes.
Custo por Lead (CPL)
O CPL nos permite saber o valor de cada Lead gerado, dividindo o valor investido com o trabalho de Marketing Digital pelo número de Leads gerados.
Conforme pesquisas, as técnicas de Inbound Marketing que envolvem blog, SEO e mídias sociais acarretam para as empresas um Custo por Lead geralmente 61% menor do que os Leads gerados pelas técnicas mais tradicionais.
Custo por Aquisição (CPA)
No caso do CPA, deve ser considerado o valor do investimento, que será dividido pelo número de vendas efetivas. O que costuma dar aval para a área de Marketing Digital continuar crescendo e recebendo investimento é justamente ter um custo por aquisição que seja lucrativo perto do preço médio de venda dos produtos/serviços. Por isso, apesar de depender também do time de vendas, é um indicador essencial para o marketing.
Retorno sobre investimento (ROI)
ROI, que significa em português Retorno sobre Investimento, é uma sigla inglês: Return On Investment. É utilizada para mensurar o rendimento obtido com uma dada quantia de recursos, é um dos indicadores de desempenho existentes para avaliar o custo-benefício com relação aos investimentos e pode ser calculado como:
ROI = Ganho obtido – Quantia gasta com o investimento
Nesse caso, somam-se todas as vendas originadas pelo canal de Marketing Digital e subtraem-se todos os gastos efetuados para isso. No caso de vendas pelo modelo de assinatura, é interessante colocar aqui uma expectativa média de quanto tempo o cliente fica e quanto de receita ele deve gerar, para que o ROI reflita de fato a realidade.