O que é data marketing?
Data marketing consiste na utilização da análise de um grande fluxo de informações acumuladas em bancos de dados para guiar planejamentos e ações de marketing. O método demonstra eficácia por utilizar informações da experiência do próprio cliente para o direcionamento de conteúdo e oferta de produtos e serviços considerados relevantes para o mesmo. O data marketing para e-commerce tem sido estudado recentemente, apontando ótimos resultados e grande possibilidade de ampliá-los exponencialmente se as estratégias forem empregadas da maneira correta.
O grande fluxo de dados onde as informações e experiências do possível cliente estão armazenadas é chamado de big data, sendo considerado a chave para o sucesso para qualquer negócio que pretenda otimizar seus resultados. Uma vez que as estratégias são guiadas por dados, o planejamento de marketing torna-se mais preciso, aumentando expressivamente a assertividade e sucesso das ações.
Entenda o que é e como funciona o conceito de big data:
Utilidade do data marketing para e-commerce
Conhecendo o padrão de consumo, interesses, desejos e necessidades do cliente obtemos maior entendimento do que é preciso para instigá-lo de maneira eficaz. A função do data marketing para e-commerce não é só extrair e analisar informações do big data, mas também interpretar e sobretudo articular estratégias segmentadas que tenham como objetivo “fisgar” os cliente baseando-se nos dados fornecidos pelos mesmos.
Esses conceitos são utilizados para direcionar a oferta de acordo com os padrões comportamentais e de consumo do público-alvo, que torna-se ainda mais segmentado e especificado que nas estratégias de marketing utilizadas pelo até então.
A interpretação dos dados coletados na análise para o e-commerce é extremamente valiosa, já que a disseminação, armazenamento e processo de venda se dão na internet. É com base nesses dados que a parte mais importante da implementação do data marketing para e-commerce se dá: a tomada de decisões.
Essa fase do processo engloba a implementação das estratégias de marketing fundamentadas pelas informações analisadas, interpretadas e cruzadas, possibilitando estreitar a relação com os clientes através da oferta direcionada daquilo que eles estão buscando ou simplesmente demonstram algum interesse — aumentando a chance de tornar o interessado em consumidor.
A líder mundial em consultoria empresarial McKinsey & Company divulgou em março de 2015 um estudo chamado “Big Data, Analytics e o futuro do Marketing e das Vendas’ , onde entre outras análises, aponta um crescimento de 126% no lucro de empresas que usam o data marketing em relação aos seus concorrentes. Com o constante crescimento do mercado de e-commerce, o data marketing torna-se uma vantagem ainda pouco explorada pelas empresas – mas que está ganhando cada vez mais espaço no mercado e demonstrando resultados muito positivos não só na rentabilidade como na fidelização de clientes.