O Inbound marketing, com o seu planejamento abrangente, é uma estratégia que envolve quatro ações (as quatro ações de inbound): atrair, converter, fechar e encantar. Usa como base o método do marketing de entrada, fazendo com que o seu público alvo te encontre. Para colocar o seu negócio na vitrine, eis o passo a passo:
- Atrair: tem como objetivo gerar tráfego qualificado, ou seja, atrair os visitantes que têm interesse nos serviços da sua empresa, podem vir a se tornar um lead, ou seja, um um potencial consumidor, e, depois, um cliente. Para que isso seja possível é preciso, antes de tudo, definir quem é seu público-alvo. Para isso, é preciso lançar mão de algumas ferramentas, tais como blogs e social media – com conteúdo de boa qualidade e relevante para o seu stakeholder –, e um bom trabalho de SEO, para facilitar a busca por interesse dos usuários.
- Converter: é preciso usar as ferramentas certas para converter os visitantes atraídos e reunir informações de contato que serão valiosas depois. Oferecer algo em troca que motive o cadastro é sempre uma boa estratégia. Vale apostar em-atrativas Calls-To-Action – botões ou links que incentivam os visitantes a tomarem determinada atitude, como baixar, clicar curtir – e a landing page que se segue, onde o visitante encontra o formulário a ser preenchido para realizar a ação. A formatação desses formulários a garantirão os dados de que a empresa precisa para a sua estratégia para o envio eficaz de e-mail marketing, por exemplo. Ou para o planejamento de um diversificado workflows.
- Encantar: a última das quatro ações do Inbound Marketing e uma das mais negligenciada. Apesar de vários estudos demonstrarem que o custo de conquistar novos compradores é até sete vezes maior do que manter aquele já cooptado, muitas empresas esquecem do cliente que fechou um contrato ou concluiu uma compra. O Inbound Marketing tem como pressuposto encantar os clientes para que eles, além de consumir, indiquem a empresa ou produto para as outras pessoas. Nesta fase, investir e conteúdo e comunicação assertiva continua sendo primordial. Pode ser através de interação via redes sociais ou e-mails que mantenham o público informado sobre novidades e temas relevantes.
O Inbound marketing é uma estratégia completa que necessita de trabalho constante e planejado. Tem como grande diferencial, acompanhar o cliente por cada etapa do funil de vendas, com base em estudos e dados, traçando metas para a empresa e acompanhando as métricas e os resultados. Por isso, traz resultados duradouros e surpreendentes em longo prazo