O e-commerce nada mais é do que a venda pela internet, o termo em si traduzido significa comércio eletrônico. O e-commerce existe a bastante tempo, mas cada vez mais essa modalidade cresce entre os empreendedores. Até mesmo entre os que já possuem um serviço ou loja física e buscam aumentar suas vendas pelo comércio online.
Hoje vivemos todos em uma correria diária e o e-commerce traz a facilidade para as pessoas consumirem todo e qualquer tipo de produto em um smartphone ou aparelho eletrônico com acesso a internet. Implantar uma estratégia de e-commerce é essencial, quem não tem uma presença em rede é como se não existisse para muitas pessoas, que na maioria das vezes, optam por buscar por produtos e serviços através do buscador do google.
Qualquer pessoa através de classificados ou publicações em redes sociais pode anunciar um produto e gerar venda pela internet, mas para caracterizarmos como e-commerce é necessário uma plataforma própria para criar a sua loja virtual e essa plataforma deve conter apenas produtos de uma única empresa.
Antes de criar um site é preciso saber a plataforma adequada para seu tipo de negócio e o investimento que pretende fazer. O e-commerce além da venda, também promove o atendimento ao cliente de forma completa, por isso, existem empresas especializadas na implantação do e-commerce específico para cada modelo de negócio.
Existem algumas variações dos tipos de e-commerce que existem no mercado, neste material vamos citar os mais usuais:
E- commerce – B2B (Business-to-business):
Na tradução o termo significa “De empresa para empresa”, ou seja, quando falamos sobre uma empresa que vende para outra empresa, usamos esse termo que de complicado só tem o nome mesmo. São aquelas operações que acontecem entre duas empresas, organizações ou empreendedores individuais, que compram produtos em grandes quantias ou lotes, por isso, quem comercializa com base no B2B precisa ter um grande estoque para atender ao seu público.
B2C (Business-to-customer):
Diferente do tópico anterior, Business-to-customer tem o significado de “De empresa para consumidor”, como o nome mesmo diz, é a venda das empresas direto para o consumidor. A estratégia de e-commerce se torna essencial por ser um mercado de grande competição, onde você precisa além de alcançar seu cliente, provar que a sua empresa vai proporcionar a melhor experiência de compra.
E-commerce – C2C (Customer-to-customer):
O termo “Consumidor para consumidor”, é a possibilidade de da venda de produtos de um consumidor para outro. Bons exemplos de C2C são plataformas como o Enjoei e o Mercado Livre, que proporcionam a possibilidade de qualquer pessoa anunciar seu produto de forma gratuita. Nesta modalidade de e-commerce, é cobrado uma taxa somente após a venda do produto anunciado e é muito comum no C2C a venda de produtos usados ou de fabricação própria.
C2B (Customer-to-business):
Parece ser um pouco mais complicado e inusitado imaginar a venda de um consumidor para uma empresa, mas é exatamente isso que o termo se refere “De consumidor para empresa”. Para se tornar mais claro o entendimento, podemos imaginar um fotógrafo que fotografa jogos, shows, eventos e etc, e vende suas fotos para uma empresa que precisa do material para divulgação.
E-commerce – B2I (Business-to-Influencers):
Existem algumas variações da frase correta na tradução, mas seria basicamente “De empresa para influenciador”, que nada mais é que o que conhecemos hoje como “Digital influencers” ou “Influenciador digital”. É quando a empresa identifica nas mídias sociais uma grande possibilidade de venda através de perfis com grande engajamento, ou seja, procura alguém com grande influência em seu segmento e disponibiliza seus produtos para campanhas de divulgação nas mídias sociais.
O e-commerce vem crescendo a passos largos e trazendo cada vez mais possibilidades e novidades para a venda de produtos na internet. Ter um plataforma de e-commerce muito mais que se adaptar às novidades do mercado, é essencial para ter cada vez mais crescimento em seu negócio.
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