SEO para E-commerce
Neste texto vamos abordar um pouco sobre SEO para E-commerce.
O que é SEO?
SEO é um conjunto de técnicas e estratégias que utilizadas todas juntas auxiliam os buscadores (google) a encontrarem a sua loja de forma orgânica (gratuita).
Para que o SEO de sua loja seja bem rankeado, é preciso ter um código bem escrito e bem estruturado. Além disso, também é preciso que você tenha conteúdo e que este seja relevante para o mercado que você atua.
SEO para E-commerce
O SEO para e-commerce é um pouco peculiar, pois ele foge um pouco do SEO tradicional que é feito em um site de serviço ou de qualquer tipo de negócio.
Tanto no SEO para E-commerce, como no SEO “normal” ele é dividido em duas partes: a otimização geral da loja e a otimização página por página de cada produto.
Ele é mensurado em dois fatores, o DA (Autoridade do Domínio) e o PA (Autoridade da Página). Quanto maior o ranking melhor sua loja estará posicionada.
SEO Geral (D.A)
Para otimizar o “geral” da sua loja geralmente é feita nas configurações da sua loja. É a configuração digamos que mais “estática” da sua loja.
É nesta ferramenta onde escolhemos algumas das principais palavra-chaves e configuramos para que ela apareça nas buscas gerais. Ou seja, uma busca mais ampla e não tão específica como a de um produto.
SEO Categorias
O SEO das categorias é parte estruturante, onde geralmente montamos nossa árvore de navegação e links.
É fundamental que se tenha uma atenção dobrada ao criar a estrutura de categorias, pois ela impacta diretamente nos resultados de SEO de uma loja virtual.
SEO One-page ou SEO por produto
É a parte mais trabalhosa de um SEO para E-commerce. Pois, geralmente, as lojas virtuais possuem muitos produtos e otimizar produto por produto dá um enorme trabalho e que dependendo dos resultados as vezes deve ser refeito e ajudado, sempre que algo não saiu como planejado.
Qual o primeiro passo?
O passo inicial para qualquer projeto de SEO para E-commerce é fazer um bom planejamento. O ideal em uma primeira etapa é escolher 10 dos principais produtos e trabalhar duro para buscar o resultado.
Ferramentas
Para planejar e acompanhar o resultado do que está sendo feito existem diversas ferramentas. Para isso, a melhor opção é a SEMRUSH. Com ela, é possível mensurar o resultado, bem como espionar o que a concorrência está fazendo para você melhorar sua estratégia.
Existem diversas ferramentas, cada uma com um propósito, mas a SEMRUSH é uma das mais utilizadas. Mas calma: em um outro post escreveremos sobre ferramentas para SEO para E-commerce.
Caso tenha chegado até nós procurando sobre SEO, nossa equipe está à disposição para ajudar no seu projeto.