Cloud Marketing é um termo ainda pouco conhecido para muitas pessoas e para alguns profissionais de marketing. Muito se fala de Inbound e de Automação de Marketing, mas pouco se fala sobre Cloud Marketing.
Cloud Marketing é o termo utilizado para a união de todas as estratégias de marketing digital que utilizam dados nas nuvens.
A principal função do Cloud Marketing é unir dados dos clientes e consumidores em um único lugar para poder potencializar o relacionamento e a experiência de consumo, e vender de forma personalizada.
Para que seja possível esta união de informações, tecnologias e múltiplos canais, existem soluções/ferramentas de Cloud Marketing. Algumas soluções são mais generalistas, abrangendo diversos segmentos de negócios, e outras são mais focadas em processos de vendas/E-commerce.
Porém, o foco de todas é obter dados de vendas, navegação e hábitos dos clientes, para oferecer uma experiência única para o seu cliente.
As principais características das ferramentas de Cloud Marketing são:
Cliente como Foco
Conectando dados de diversas fontes, é possível ter uma visão ampla de toda a jornada de consumo/compras do cliente.
Personalização
Entenda em qual etapa que o cliente encontra-se e comunique-se de forma assertiva, entregando conteúdo qualificado para diferentes canais e para cada etapa da jornada de compra.
Análises e KPI
Analisar o impacto de cada ação por diferenciação de canais, dispositivos, estágios de compras e de relacionamento com o cliente.
Através do Cloud Marketing é possível criar experiências únicas para seus clientes, em diferentes etapas e canais.
Canais
Quando falamos em canais, estamos falando em impactar seus clientes nas mais diferentes plataformas, seja através de e-mail marketing, push, mensagens no Facebook e até a entrega de SMS.
Integração On e Off
Através da metodologia do Cloud Marketing é possível trabalhar a comunicação entre canais on e off de forma horizontal.
Isso significa que se um cliente comprar na loja física, automaticamente ele é convidado para o mundo online/e-commerce e o mesmo acontece ao contrário, onde ao comprar na loja online, o cliente é ativado também nas lojas físicas. Possibilitando fazer ações conjuntas de marketing por canais on e off.
Cultura
O uso de uma solução de Cloud Marketing deve ser adotada não apenas pela equipe de marketing e sim por diversos outros setores da empresa. Somente assim será possível ter uma visão ampla de todo o processo e possibilitar tomadas de decisões mais assertivas. Porém, para que isso ocorra, é preciso haver mudança de cultura e envolvimento de todos os setores com ligação direta com vendas e marketing.
Implantação
A implantação de um processo de Cloud Marketing envolve amarrar e integrar diversas “pontas” tecnológicas, que em sua maioria estão soltas. Em alguns casos, dependendo do tipo de implantação e de ferramenta que será utilizada, basta integrar um script no site ou na loja e está tudo “pronto”.
Ainda é comum encontrarmos empresas sub-utilizando as ferramentas de cloud Marketing, usando-as apenas para fazer o envio de e-mail marketing.
Para tirar 100% de proveito da solução é necessário fazer integrações que vão desde o PDV, ERP, E-commerce, totens e toda e qualquer solução que possibilite capturar e armazenar informações de compras, pedidos e clientes.
Segurança das Informações
Com a nova lei de privacidade dos dados, é fundamental que se tenha informações guardadas em ferramentas que estejam prontas para a nova GPDR e ofereçam segurança a todas informações coletadas de seus clientes.
Muito além da segurança, é fundamental que esta informação seja totalmente confiável de ponta a ponta do processo. Conforme dito anteriormente, para que isso aconteça é necessário que todos os setores estejam empenhados em manter e alimentar os dados com maior grau de qualidade e veracidade.
Modelos de Automações
As ferramentas de cloud marketing, além de ajudar você a entender os dados do seu negócio e dos seus clientes, também facilitam muito na execução de ações de forma automática. Em sua grande maioria já trazem automações prontas como: abandono de carrinho, ações de aniversário, upsell, crossell, melhores clientes, indecisos…
As possibilidades são enormes e variam de ferramenta para ferramenta, podendo chegar em até 40 tipos de segmentações e automações.
Algumas das principais vantagens ao se adotar uma solução de Cloud Marketing:
- Diminuição do CAC
- Diminuição de investimentos internos de TI
- Aumento do ROI
- Aumento de vendas recorrentes
- Comunicação personalizada e mais assertiva
- Maior conhecimento da sua base de dados
- Melhora da experiência de consumo
- Clientes mais satisfeitos
- Uso de canais diferentes por segmentos de clientes diferentes
Ainda não usa Cloud Marketing como estratégia no seu negócio? Certamente deveria pensar em adotar uma solução de Cloud Marketing para elevar seus resultados a outro patamar.
Caso tenha alguma dúvida é só nos chamar. Estamos à disposição para ajudar no seu projeto.