Para começar a fazer marketing de e-commerce, são preciso alguns passos básicos para conseguir fazer com que suas vendas sejam um sucesso. O marketing digital já é importante em qualquer cenário, mas para o e-commerce ele torna-se essencial. Afinal, seu negócio precisa de divulgação para crescer. A resposta é só uma: um marketing digital bem feito. Por isso, ao começar no e-commerce, uma pergunta é bastante comum: como ser notado na internet? O ideal para um bom desenvolvimento é que seja feito e gerenciado por uma empresa especializada nisso, mas para começar algumas dicas podem te ajudar.
Marketing de conteúdo
Para atrair clientes e potenciais clientes, o Marketing de Conteúdo é essencial. Esse conteúdo pode ser desenvolvido dentro do próprio e-commerce, com uma descrição completa e informativa dos produtos, ou com a criação de um blog, com conteúdos mais extensos.
O objetivo do Marketing de Conteúdo é fornecer aos clientes materiais de diversos formatos: textos, imagens, vídeos… Claro, tudo que tenha a ver com o seu produto, negócio e público. Para a sua produção, pode existir uma pessoa responsável apenas para isso, uma agência de marketing digital contratada ou profissionais que já fazem parte do seu quadro de trabalhadores.
Para que esses textos sejam produzidos, é importante um conhecimento em técnicas de SEO, que irão fazer com que seus conteúdos sejam bem posicionados em pesquisas no Google de forma orgânica (ou seja, sem investimento financeiro). O SEO consiste em técnicas e parâmetros de potencializar o alcance dos conteúdos, estudando palavras-chave e com um planejamento inteligente para escrever os posts.
Esse conteúdo não precisa ficar preso em apenas uma plataforma. Para maior abrangência, ele pode ser usado e compartilhado em diversos canais: não só no blog, mas ser compartilhado nas redes sociais, via e-mail marketing ou até mesmo disponibilizando e-books mais extensos. O que importa é que seja interessante e atrativo para os clientes, os deixando com vontade de conhecer sua empresa e adquirir seus produtos.
Marketing de Relacionamento
Tanto com clientes como com potenciais clientes, um relacionamento frequente é de extrema importância para sua loja, e isso pode ser feito de algumas maneiras. Uma das opções mais usada (e eficiente) nos dias de hoje é ter contas ativas nas redes sociais. Mas, para que seja realmente eficaz, é preciso que suas redes sejam atualizadas com frequência, gerando engajamento com seus seguidores. Caso contrário, pode passar uma imagem negativa, de abandono e incompetência, que não cairá bem para a sua empresa.
Uma das principais vantagens das redes sociais é o canal direto entre clientes e empresa, que gera espaço para opiniões positivas e negativas. Pensando nisso, é necessário saber lidar com críticas e crescer com elas, pois o feedback constantes de seus clientes e potenciais clientes são essenciais para guiar os passos da sua loja virtual.
Em sincronia com o Marketing de Conteúdo, você pode também utilizar suas redes sociais para divulgar os conteúdos do blog! Assim, você aumenta o engajamento e com sua base de clientes, podendo até viralizar. Uma boa sugestão é criar hashtags que incentivem os consumidores a postarem materiais interagindo com suas campanhas, compartilhando fotos com a hashtag que você criou.
Além disso, para as redes sociais, é importante sempre estar atento às tendências do momento, já que, na internet, tudo viraliza com muita velocidade e é esquecido da mesma maneira. Portanto, é essencial estar ligado e não perder oportunidades de usar isso ao seu favor! Bom-humor muitas vezes pode ajudar muito, também, dependendo do seu tipo de comércio. O importante é se envolver com o cliente, deixando uma marca e fazendo com que ele continue lembrando do seu e-commerce e acompanhando seus materiais.
E-mail Marketing
Essa ferramenta, já tradicional e antiga, continua sendo uma das que mais convertem em vendas. Além disso, também não tem grandes custos para sua empresa, e funciona como uma ferramenta de contato direto com o cliente. Pode ser usado como uma forma de divulgar produtos, publicações do blog, redes sociais trabalhar o lado institucional da empresa, trabalhar o lado institucional do seu e-commerce… são muitas possibilidades. Entretanto, é importante lembrar que o envio de E-mail Marketing precisa ser solicitado pelo cliente. Caso contrário, você pode ser penalizado, não podendo enviá-los. Para incentivar o cadastro no E-mail Marketing, você pode oferecer vantagens para o cliente, como cupons de desconto, por exemplo.
A recomendação é sempre tentar enviar conteúdo relevante para os usuários, com uma frequência não tão alta porém consistente. Em média 1 e-mail por semana já é o suficiente, para manter essa consistência sem incomodar o seu cliente enchendo a caixa de entrada dele.
Marketing de Busca
Essa categoria consiste em anunciar no Google via Adwords, para que seu e-commerce fique em destaque nas buscas. Esses anúncios pagos, do Marketing de Busca, são aqueles que aparecem nos primeiros resultados da pesquisa e também no lado direito da tela. Para anunciar no Google Adwords, basta ter uma conta e uma quantia para investir. O pagamento é feito por cliques recebidos (modelo conhecido como CPC – custo por clique). Conhecidos também como Links Patrocinados, esses anúncios são uma ótima forma de divulgar a sua loja online, fazendo com que futuros clientes saibam que ela existe.
Essas são algumas dicas para começar o marketing do seu e-commerce! Lembrando que o ideal é sempre contratar uma empresa especializada para realizar o serviço, mas é importante conhecer os passos básicos e entender todo o procedimento que envolve a divulgação da sua empresa! Para continuar entendendo melhor sobre esse processo, continue acompanhando o blog da Tercerize!