Aplique a automação de marketing em seu e-commerce
Muitos dados e informações de possíveis clientes estão disponíveis em sua loja online (desde que um cadastro seja feito) . O que você precisa fazer é aplicar a automação de marketing para e-commerce e aproveitar os indicadores da jornada de compra para aumentar as conversões e vendas.
No primeiro momento você deve utilizar sistemas que cruzam métricas. Quais métricas? As que a sua equipe de marketing vai elaborar. A automação consiste em usar a tecnologia e as estratégias para tornar o processo interno da sua empresa mais produtivo.
As ferramentas disponíveis oferecem diversas possibilidades de automação. No entanto, é preciso observar que nem todo dado mensurado pode criar oportunidades de conversão.
Eis que entra em cena a equipe de marketing que vai definir qual tipo de automação é interessante para determinado público do seu e-commerce.
Automação feita por especialistas
Automação é sim um sistema de tecnologia, mas uma tecnologia controlada por seres humanos. Então, não se confunda achando que ao aplicar a automação de marketing no seu e-commerce isso será algo robotizado, e sem supervisão de profissionais especializados.
Enquanto os mecanismos das ferramentas identificam os dados e transformam eles em métricas, as equipes têm mais tempo de pensar em novas métricas a serem mensuradas e em como transformá-las em planos eficientes.
São estas equipes que fazem a conexão das informações. E criam as campanhas que vão impulsionar o seu e-commerce.
Explore os recursos de marketing
Para fazer contato com seu lead, já não basta o envio de um e-mail comercial padronizado, o potencial cliente ou cliente, quer personalização, tanto em serviços como em produtos.
O seu e-commerce não vende apenas produtos, ele também presta o serviço de venda e entrega, por isto, deve prezar pelo trabalho completo, se quer atrair e fidelizar clientes.
A automação serve para programar que determinadas ações do lead (alguém que demonstrou interesse em produto ou serviço oferecido por você) ativem o disparo de conteúdo relevante em e-mail marketing, por exemplo. Como? Veja a seguir:
Lead – Potencial cliente: Ele chega no seu e-commerce, faz um cadastro, clica em determinada categoria ou produto, mas não efetua uma compra.
Ação de Marketing: Segmentação de disparo de e-mail com conteúdo relacionado para todos os clientes que fizeram o cadastro e clicaram nesta mesma categoria, isto é, remarketing para atrair o lead e influenciar que ele realize a ação esperada por você no e-commerce.
Assim, você direciona sua estratégia de marketing para para todo o público que deixou os indicadores do seu interesse e cria oportunidade de conversão.
Cliente: A pessoa comprou um produto no seu e-commerce há 15 dias.
Ação de Marketing: Segmentação de disparo de e-mail com conteúdo mostrando interesse na satisfação do cliente, tendo como objetivo ser lembrado por ele, e também a manutenção do relacionamento.
O disparo de e-mail marketing é uma das automações possíveis para sua loja online. E tudo vai depender de qual é a estratégia escolhida.
Abandono de carrinho: O possível cliente fez o cadastro, adicionou o produto no carrinho e abandonou a compra.
Ação de Marketing: Segmentação de disparo de e-mail com cupom de desconto para todos os possíveis clientes que abandonam o carrinho.
E aqui você pode criar segmentações ainda mais específicas, oferecer descontos: por categoria, por primeira compra, pela compra ser efetuada em determinado período após o recebimento do e-mail, entre outras. São inúmeras as segmentações possíveis e eficientes.
Mas essa segmentação, como é feita?
As ferramentas de automação de marketing para e-commerce não são apenas aquelas que disparam os e-mails de nutrição do relacionamento ou de atração do lead. Para segmentar esse consumidor também existem ferramentas que identificam a qualificação do lead.
Nestas ferramentas são identificados quais potenciais clientes devem receber os e-mails de conteúdo personalizado por segmentação. Visto que, nem todo cliente que efetua as mesmas ações precisa estar no radar das mesmas estratégias.
Tudo isso deve ser observado pela equipe de marketing que faz as escolhas daquele que “pontua” mais no seu ranking de leads de potenciais compradores.
A automação de marketing para e-commerce em redes sociais
A escolha das estratégias de marketing passam pelo planejamento. E se ao identificar sua persona e o fluxo de chegada dos seus clientes em seu e-commerce for pelas redes sociais, será mais eficiente um contato por lá, não é mesmo?
Então não busque uma ferramenta que faça disparos de e-mail marketing, esteja atuante no meio em que seu público está mais presente. Também existem ferramentas de automação de marketing para e-commerce voltada às redes sociais.
Ferramentas bem utilizadas
Tenha a tecnologia como aliada e não apenas como vitrine virtual. Seu negócio online precisa estar sempre cercado por ferramentas atualizadas e por profissionais que entendam a melhor forma de utilizá-las.
Busque uma agência de marketing digital que te indique e que opere a ferramenta mais indicada para o seu tipo de negócio.
Aqui na Tercerize a automação é uma aliada em nossas estratégias de marketing para nossos clientes de e-commerce. Entre em contato e confira qual a melhor opção para o seu e-commerce.