Antes de mais nada, reduzir a taxa de carrinhos abandonados é um objetivo em comum de todo e-commerce, seja para quem está escalando ou para quem já está consolidado no mercado. Conforme o e-commerce cresce, mais compradores chegam, bem como novos concorrentes, logo, toda otimização, toda melhoria e ganho de eficiência é indispensável para o lojista seguir conquistando seu espaço no mercado.
Dessa forma, o abandono de carrinho se dá por diversos fatores, como o próprio comparativo de mercado, navegabilidade e as entregas. Segundo a Moonsend, 4 em cada 10 carrinhos abandonados são em decorrência do frete.
Para irmos um pouco mais a fundo na problemática, vamos elencar abaixo todas as variáveis relacionadas a logística que podem influenciar na taxa de rejeição do e-commerce e como resolvê-las.
Poucas opções de entrega
Muitos lojistas, principalmente aqueles que vendem a pouco tempo na internet, preocupam-se apenas em ter os Correios com seus serviços de PAC e Sedex. Sim, inegavelmente a estatal é a opção de entrega mais tradicional e conhecida por quem vende na internet.
1.1 Correios Offline
Utilizar somente os correios pode vir seguido de alguns problemas, como por exemplo, a indisponibilidade do sistema dos Correios, que faz com que o lojista fique sem o retorno do cálculo de frete. Em períodos de grande movimento no site dos Correios,o Sigep Web fica fora do ar, onde fatalmente, o lojista perderá vendas pela falta de opções de entrega.
Veja o artigo Módulo para os Correios Offline: Resolvendo a indisponibilidade do Sigep Web, para aprender a mitigar este problema.
1.2 Necessidades específicas
Um outro ponto importante a se considerar por quem vende pela internet é que cada venda é única, cada compra é acompanhada de uma necessidade específica para aquela compra. Por exemplo, se um consumidor quer comprar um presente faltando uma semana para o dia das mães, ele filtrará as lojas que têm opções mais rápidas. Vale ressaltar que encomendas expressas não se limitam apenas ao Sedex dos Correios, existem no mercado várias transportadoras que oferecem entregas expressas em regiões específicas e que em muitos casos são mais atrativos que os Correios.
O ideal no e-commerce é entregar várias opções de frete ao consumidor, para que ele escolha o melhor para ele. Partindo dessa premissa, esbarramos em algumas dificuldades, como a prospecção de transportadoras.
Encontrar a transportadora ideal, negociar volumes, discutir contratos e ainda cuidar da integração já é oneroso, principalmente pelo fato das transportadoras focarem na entrega e não em tecnologia (claro que há exceções). A operação se complica ao ter que realizar todos esses procedimentos em todas as transportadoras, se repete a cada nova opção de entrega inserida na loja virtual.
Caso seu negócio não utilize soluções logísticas integradas, realizar essa prospecção será um mal necessário, onde o retorno sobre esse investimento será a melhora nas taxas de conversão.
Veja o artigo “Como contratar uma transportadora em 4 passos”
Cálculo de frete
Tabelas de frete
A atenção no que diz respeito à validade das tabelas de frete é importantíssimo. As tabelas naturalmente podem esconder discrepâncias no valor do frete. O ideal é ser feito via API, nas funções gateway de frete, mas caso utilize ainda, certifique-se de manter suas tabelas o mais atualizadas possível.
Uma tabela desatualizada irá ofertar um preço mais caro ao seu cliente, aumentando o abandono de carrinho, ou, ofertará um preço mais barato do que é pago para a transportadora, onde seu lucro será consumido.
Consolidação de volumes
Certifique-se de estar enviando seus produtos em embalagens que não alterem os valores do seu frete. Embalagens otimizadas e diferentes tamanhos que se adequem aos produtos que a loja virtual vende, mantém o preço do frete em conformidade, em contrapartida, uma caixa sem otimização, fará seu frete ficar mais caro do que o pago pelo consumidor.
A imagem acima ilustra bem essa necessidade de agrupamento. A cubagem padrão é como o cálculo de frete é feito com a somatória das dimensões dos produtos, agrupar seus produtos nas embalagens, permitirá diminuir o espaço que sua encomenda ocupa na transportadora, assim você pagará menos em seus fretes.
Cubagem otimizada na pré-venda
Otimizando suas embalagens você terá um frete mais barato para pagar à transportadora quando as faturas vencerem, e se, esse valor de frete pudesse ser reduzido para seu consumidor? Quanto mais barato, melhor.
Essa otimização já existe no mercado e chama-se Consolidação de Volumes. Ela permite que você cadastre as volumetrias de suas embalagens na ferramenta, para que os produtos sejam agrupados, encaixados virtualmente no retorno do cálculo de frete.
Veja o artigo “Frete para e-commerce: Os benefícios da Consolidação de volumes”.
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Texto escrito por Eduardo Bragança, Head de Marketing e Parcerias na Frete Rápido.