SEO para o e-commerce do seu negócio
Se você está buscando estratégias de marketing digital para sua loja e se depara com o termo SEO para o e-commerce, mas não entende o que isto significa e como é feito, então temos respostas para o seu problema. Aqui na Tercerize atuamos com implementação de negócios em plataformas digitais e estamos sempre trabalhando para otimizar o investimento do cliente que procura por nossos serviços de marketing digital.
Uma das estratégias que são utilizadas para conquistar ou melhorar resultados é justamente a otimização para mecanismos de pesquisa, em tradução da sigla em inglês SEO (Search Engine Optimization). Ou seja, organizar o seu e-commerce com os indicadores que serão identificados pelos algoritmos em um site de pesquisas.
Benefícios do SEO para o e-commerce
Antes de explicar para você como funciona esta estratégia, vamos te mostrar as vantagens de ter um e-commerce bem otimizado. Entre elas estão a relevância para os buscadores, a credibilidade para o possível cliente e a economia em mídia paga para o seu negócio.
Os sites de pesquisa como o Google tem milhares de respostas para diversas dúvidas, no entanto, ele mostra isto em páginas separadas. E acaba posicionando na primeira página de pesquisa o que considera mais relevante para a busca feita. Isto é, a relevância vai ser medida por determinados critérios.
Ter um conteúdo autêntico e uma página com produtos bem otimizados vai garantir pontos a mais nesta medida de relevância, o que vai conseguir posicionar o link do e-commerce a frente dos concorrentes, e o mais importante, deixar ele visível na primeira página.
Primeira página dos buscadores
Estar na primeira página é uma oportunidade de receber um clique e oferecer a solução para determinada pesquisa, acabando por conquistar um possível cliente para a sua loja online. Começa aí o caminho de credibilidade para quem está procurando o produto que você oferece.
Isto porque, quando as pessoas não conhecem uma marca é mais provável que elas entrem no site por canais que não sejam de mídia patrocinada. Outro fator é a visibilidade. De acordo com estudos realizados sobre as pesquisas em buscadores, dificilmente uma pessoa passa da primeira página para obter a sua resposta.
E quando falamos de economia para a sua empresa em mídia paga, juntamos todas estas questões anteriores para que você entenda, que por mais que anúncios e propagandas sejam feitas para mostrar o que você oferece, nada mais eficaz para uma conversão do que a pessoa ir atrás do que quer e encontrar você.
Claro que os anúncios de Google Ads são muitas vezes a estratégia escolhida, mas um e-commerce com SEO bem otimizado garante que os investimentos possam ser redirecionados, ao invés de busca por tráfego, a estratégia com anúncios pagos pode ser mais específica para uma campanha, mas isto é assunto para um próximo post.
Então use o SEO para o e-commerce e conquiste um melhor posicionamento nos buscadores, aumente seu tráfego orgânico e crie oportunidades de conversão sem custo em mídia.
Como começar o SEO?
Bem para iniciar o SEO em seu e-commerce é preciso saber que a plataforma em que ele está inserido vai interferir bastante nos resultados desta otimização. Já que algumas não são tão flexíveis para ajustar ao tipo de produto que o seu negócio oferece. Por isso, busque uma empresa que saiba direcionar você na hora de escolher a melhor plataforma.
Agora, se o seu e-commerce já está funcionando, a otimização será feita em toda loja, produto por produto, página por página. Quanto melhor estruturadas as categorias do seu e-commerce, mais resultados de SEO serão percebidos, pois isto irá influenciar na navegação dos links.
Quando o SEO é utilizado, palavras-chave são definidas para “ativarem” os resultados. E estas palavras devem estar diretamente relacionadas com seus produtos e presentes em todas as etapas de otimização. No título da página, na descrição do produto, nas imagens, na url…Vamos te mostrar um exemplo com um dos nossos clientes, o e-commerce Bebidas Famosas.
A seta em vermelho indica o que chamamos de Título da Página para SEO, nela contém o nome do e-commerce e as palavras que ativam nosso cliente nos buscadores. O título da página deve conter no máximo 60 caracteres. Já a seta em azul, indica a url. Ela deve ser o mais amigável possível, e por amigável entenda que ela deve ser de fácil compreensão. Enquanto a seta verde indica as categorias.
Como dissemos anteriormente elas devem ser bem descritas e organizadas.
Pois elas definirão o caminho da navegação, ou seja a estrutura da url deve ser simples e objetiva. Veja a seguir:
A url (indicada pela seta vermelha) indica que a categoria selecionada é a de ‘Whisky’, o que pode ser visto como o caminho percorrido até ali, indicado pela seta azul. Proporcionar uma fácil navegação em um site é um dos critérios de pontuação no SEO. Assim como uma página que carregue rápido, acaba contando pontos positivos, pois tudo isso contribui para uma melhor experiência do cliente em sua loja virtual.
Marcações no código
São muitos termos técnicos que de uma forma mais simples estamos tentando passar para que você compreenda como se faz o SEO, não temos a pretensão de ensinar você aqui todos os detalhes, até porque demandaria muito mais do que um post de 1000 caracteres…
As marcações no código são a forma de identificar os títulos e intertítulos de cada página. Eles definem a hierarquia do conteúdo e dão destaque as palavras-chave ou palavras que estejam relacionadas ao seu produto. Assim como a Meta Description, que é um texto descritivo que vai aparecer no resultado de busca. Não é a descrição do produto que estará na página do seu e-commerce, são duas coisas diferentes, mas importantes.
A imagem do produto também precisa estar com SEO para o e-commerce. E isto serve para quando a página não carregar completamente a imagem. É uma maneira de mostrar ao buscador, Google , por exemplo, o que tem na imagem. Isto é chamado de Tag Alt. A imagem tem outra Tag, chamada de SRC, que é o nome do arquivo. Uma boa prática é sempre salvar a imagem com a sua palavra-chave escolhida.
Conteúdo no e-commerce
É indispensável a atenção ao conteúdo que será disponibilizado em seu e-commerce. Deve-se evitar a duplicação de conteúdo em páginas diferentes, pois isso dificulta a identificação dos buscadores de qual é a url mais importante a ser mostrada no resultado da pesquisa. Então se você comercializa produtos de marcas que não são exclusivas em sua loja, busque criar textos próprios, afinal muitos e-commerces utilizam a descrição recebida pelo fabricante. E isto significa que o conteúdo será encontrado pelo buscador em mais de um endereço.
Atenção também aos conteúdos duplicados em seu próprio e-commerce, como a url que você disponibiliza. É indicado que o mesmo endereço da loja online não seja possível de ser localizado com urls diferentes.
Todo conteúdo é muito importante para que seu e-commerce seja localizado organicamente. O SEO está presente tanto no e-commerce como também pode ser aplicado no blog da sua empresa. Subir em posições orgânicas nos resultados de pesquisa é uma das maneiras de gerar mais tráfego ao seu e-commerce. E com isto a oportunidade de criar novos leads e converter mais. Tudo é questão de escolher as melhores ferramentas e profissionais aptos à utilizá-las.
São diversas os recursos que auxiliam na hora de otimizar e impulsionar um e-commerce. Hoje existem ferramentas para cada etapa da otimização, como existem ferramentas que abarcam todas elas. Com estas ferramentas você pode planejar as palavras-chave, verificar a posição de uma página ou produto nos buscadores antes da otimização e comparar depois do SEO, ou ainda você pode medir o quanto aquela otimização está de acordo com os critérios dos mecanismos de busca e ajustá-la para melhores resultados.
O SEO está presente no e-commerce e também pode ser aplicado no blog da sua empresa.
Nossa equipe está aqui para te indicar a melhor estratégia para que o seu negócio converta mais. Entre em contato com a Tercerize e faça seu orçamento.