Tudo sobre UX e layout para E-commerce
O aumento do faturamento do comércio eletrônico é o melhor possível e essa realidade chegou para evoluir o mercado de vendas nos próximos anos.
Entretanto, se engana quem pensa que todos que entram no ambiente digital fazem sucesso.
O número de lojas no meio online aumenta a cada dia. Porém, mesmo com esse grande aumento, há centenas delas que infelizmente encerram as suas atividades pouco tempo após a migração para a internet.
A explicação é que muitos empreendedores se jogam nas lojas virtuais sem saber como elas realmente funcionam e reconhecer os fatores que fazem uma loja ser um sucesso de vendas.
E um dos principais motivos para essas lojas virtuais não conseguirem se manter no mercado é o layout.
Para um E-commerce chamar a atenção e convencer os seus consumidores, é preciso passar confiança e credibilidade a eles. E você pode conquistar isto através do grande aliado da sua loja: o layout.
Nesse texto, vamos te explicar tudo sobre o layout para E-commerce e o que você deve ter em mente quando for personalizar o seu!
Layout para E-commerce
A maior parte dos carrinhos de compras abandonados são em consequência da desorganização do layout, da usabilidade ruim e da desconfiança perante a segurança do site. Até porque uma loja bagunçada, não passa a mínima credibilidade ao cliente, não é?
Infelizmente, muitos empreendedores ainda acreditam que o produto que vendem importa mais do que qualquer coisa. E sim, de fato é importante! Mas no meio virtual, nem tudo se resume à qualidade e ao preço do produto.
Aliás, um layout bem feito pode aumentar em 100% o número de conversão da sua empresa. Sendo uma característica que deve ser valorizada e mais pensada na hora de montar o seu E-commerce.
Layout para E-commerce converte e vende?
Essa é uma pergunta que nós recebemos muito, pois é uma dúvida geral das pessoas que não conhecem muito sobre e-commerce mas desejam aprender.
E a resposta é sim! O layout para E-commerce influencia muito na conversão e nas vendas da sua loja.
Os layouts e os índices de conversão estão inteiramente ligados. Sites com personalidades fortes, cores esteticamente pensadas e com uma aparência segura fazem com que o usuário se sinta mais confortável para consumir da loja.
Portanto, antes mesmo de ser apenas uma iniciativa atrativa, o layout para E-commerce bem estruturado e personalizado influencia completamente na conversão e nas vendas da sua loja.
Dicas para ter um bom layout para E-commerce
- Usabilidade: a facilidade de navegação que o usuário tem enquanto acessa todos os recursos da sua loja virtual é fundamental para que ele permaneça por mais tempo em sua página;
- Organização: é essencial ter o mínimo de organização para que o cliente encontre todos os produtos, as categorias e as informações relevantes. Se não, ele deixará a loja antes de concluir a compra;
- Identidade visual: o site se torna mais atrativo visualmente quando possui sua identidade visual bem definida. Por isso, para fazer o usuário lembrar da sua marca utilize a personalização do layout. é importante para fazer com que o usuário lembre da sua marca mesmo fora do site;
- Funcionalidades variadas: aqui cabe a plataforma que você escolheu oferecer recursos diversos para a funcionalidade da sua loja virtual. É preciso ter integrações, ferramentas, parcerias e outros benefícios cruciais para a sua loja virtual;
- Segurança: o consumidor precisa se sentir seguro em sua loja virtual para a venda ocorrer. Portanto, se preocupe com a segurança do seu site e opte por layouts de plataformas mais seguras com certificado de segurança, pois assim garante que os seus clientes não corram riscos;
- UX Design: é uma forma de oferecer a melhor experiência de usuário para o seu consumidor. Isto é, fazer o cliente sair se sentindo satisfeito e feliz com a sua compra para que futuramente, ocorra uma fidelização com a sua loja;
- Barra de busca: opte por sempre deixar a barra de busca da sua loja virtual em destaque, uma vez que a busca por produtos é fundamental para a facilidade de compra;
- Imagem dos produtos: a vitrine virtual é fundamental para as vendas. Coloque imagens com qualidade impecável para que o seu possível cliente consiga visualizar o produto detalhadamente e se sentir confortável para comprar.
UX Design
O UX Design, também conhecido como User Experience é baseado na qualidade da experiência que o usuário passa ao interagir com algum design da sua loja. Para melhor entendimento, a UX tem o foco no sistema de forma holística.
Assim, sincroniza os elementos visuais para proporcionar uma melhor experiência de navegação aos usuários. Com isso, ele pode influenciar as suas percepções e os seus comportamentos perante aos produtos da loja.
A User Experience engloba o nível de satisfação que o usuário sente ao navegar pelas páginas da sua loja. Por isso, pontos importantes como facilidade na utilização, estética e eficácia do seu site auxiliam muito na atração e aproveitamento da sua loja.
É imprescindível investir em um layout que valorize esses pontos e torne o seu E-commerce mais atrativo e usual. Portanto, evite ter páginas muito poluídas, tenha um design organizado, uma página de buscas acessível, imagens dos produtos, descrição e outras informações relevantes ao seu cliente.
Importância da UX
Uma pesquisa intitulada como “Why Web Performance Matters” entrevistou 1.500 internautas para estudar as chances deles retornarem a um site depois de passarem por uma experiência negativa. E, obviamente, 88% dos entrevistados falaram que não retornariam.
Com isso, podemos concluir que uma boa experiência de usuário reflete diretamente nas vendas, uma vez que caso elas sejam negativas, as vendas não ocorrerão ou o consumidor não terá fidelidade com a loja.
A UX é extremamente relevante para os negócios, pois através dela o cliente se sente importante pelo fato da sua empresa está fazendo de tudo para deixar seus serviços mais acessíveis e impecáveis para eles.
Portanto, pensar na experiência do cliente é uma forma de manter o relacionamento mais próximo com ele, fazendo-o se tornar fiel a sua marca. A UX trabalha para que os consumidores se sintam bem, seguros e confiantes com a sua nova aquisição.
Além disso, uma marca que preza pelo bem-estar dos seus clientes é quem está à frente no mercado. Que tem a sua visibilidade e moral acima de todas as outras empresas que não priorizam a experiência dos consumidores. Fato importante para quem deseja ter autoridade no segmento em que atua.
Vantagens da UX
- Maior conversão de vendas: consumidores que passam por uma boa experiência antes mesmo de adquirir o produto têm maiores chances de conversão do que os que não passaram. Ou seja, ao oferecer um bom atendimento nos estados iniciais da jornada de compra, você influencia ainda mais o cliente a comprar da sua empresa;
- Fidelidade e indicação: com a boa experiência de compra, o cliente voltará a consumir da sua loja mais vezes e ainda lembrará da sua marca com mais facilidade. Sendo assim, ele indicará a loja para as pessoas do seu núcleo social;
- Aumento do valor percebido do produto: a sensação de satisfação gera uma impressão ao cliente de que o dinheiro gasto valeu a pena, uma vez que superou todas as expectativas de compra dele;
- Navegação intuitiva: só uma aparência boa não basta, é preciso pensar bem na forma como o usuário vai acessar a loja e como vai ser sua experiência nela. Assim, com o UX a loja vai ser intuitiva e fácil de navegar;
- Funil de vendas: dentro da UX, é possível ligar a jornada de compra dentro da própria loja. Por isso, é essencial pensar em todas as etapas que levarão o usuário a sua loja e adaptar o seu site.
UX e layout para E-commerce
Um dos pilares mais importantes para a conversão a partir do layout e da UX está na escolha da plataforma que vai ser utilizada. É impossível colocar as necessidades do seu cliente dentro do ambiente digital sem o auxílio de uma boa plataforma para E-commerce.
Pensando nisso, separamos algumas plataformas que oferecem ótimas ferramentas para a construção de layouts e da User Experience da sua loja virtual. São elas:
1. Vtex
A Vtex é líder em comércio colaborativo e permite que varejistas colaborem com fornecedores externos e expandam seus negócios cada vez mais. Ela possui microsserviços e ferramentas fundamentais para o gerenciamento do seu E-commerce.
Como também, a VTEX proporciona a maior tecnologia para os seus negócios. Tornando a sua loja líder em vendas.
Os layouts da plataforma são baseados nos placeholders -trechos de códigos predefinidos que precisam ser configurados para que possam ser exibidos para os usuários do seu web site. Eles são feitos por meio da configuração do placeholder que dirá qual o tipo utilizado e qual arquivo vai preencher.
Após, o layout precisa estar vinculado a um template para ser funcional. Assim, o código da página que o placeholder será exibido saberá exatamente de onde vem a informação.
Entretanto, quem pensa em contratar a plataforma precisa estar ciente que depende de um programador para o seu uso. Pois, por mais que a Vtex seja uma plataforma muito boa para E-commerce, ela é um pouco complicada.
2. Docca
A Docca é uma das plataformas de vendas online responsáveis pelos resultados positivos de diversas empresas espalhadas pelo país. Ela é uma plataforma mais simples de customizar, sem a necessidade de ter conhecimentos mais aprofundados sobre design ou outras tecnologias.
Com o layout da Docca, é possível ter novas funcionalidades, opções visuais e alta performance. Contudo, se quiser vender pela plataforma é necessário ter algo personalizado. Ou seja, é fundamental entender um pouco de design para conseguir chegar no layout esperado, aquele que converta e venda.
3. Magento
O Magento é uma plataforma de vendas online completa e customizável. Dentro da plataforma, você encontra diversas ferramentas, integrações e possibilidades para administrar o seu E-commerce de forma eficaz.
A plataforma utiliza a combinação de PHTML + XML para montar as páginas a serem exibidas, armazenando seus arquivos em diversas páginas.
Por isso, definir o layout da sua loja sem a ajuda de um profissional que tenha conhecimento suficiente para lidar com essas ferramentas, é um grande erro.
4. Tray
A Tray é uma plataforma mais flexível que promete liberdade para você criar um layout exclusivo para a sua loja.
Dentro dela, você encontra diversas possibilidades de personalização, como maior identificação com o seu público-alvo, alta conversão, funcionalidades, seo, gestão, mídia paga e exclusividade, uma vez que você poderá personalizar a sua loja conforme preferir.
Como ela mexe com edição de HTML e CSS da loja, também é preciso de um profissional para auxiliar no desenvolvimento da sua loja, visto que ela não é tão intuitiva quanto se pensa.
Claro, se você quiser um layout básico, você pode encontrar alguma opção na loja de layouts da plataforma. Sobretudo, se você chegou até aqui no conteúdo com certeza já sabe que o layout personalizado converte e vende mais, e, por isso, você não vai optar pelo layout básico, não é?
Leia mais em: Quais as melhores plataformas de vendas online?
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