Flexy: Plataforma para Marketplace
Escolher a plataforma de marketplace certa é um dos primeiros passos para quem deseja abrir o seu próprio negócio nesse segmento. Também conhecidos como shoppings virtuais, os marketplaces estão conquistando a confiança dos lojistas e a preferência de muitos consumidores. Porém, para alcançar resultados positivos, é necessário ter um site que ofereça uma boa experiência para os seus clientes.
De acordo com um estudo feito em 2018 pelo E-commerce Radar, 35% dos pedidos que são realizados no comércio eletrônico brasileiro foram feitos por meio de marketplaces. Além disso, 95% dos brasileiros que fazem suas compras online usam os marketplaces, de acordo com um levantamento realizado pela PwC. Ou seja, estes números servem para nos mostrar que a participação dos marketplaces é essencial para o e-commerce nacional e quem trabalha e consome produtos desse segmento conhece muito bem todos os benefícios.
É possível notar que os consumidores enxergam os marketplaces como “shoppings virtuais”, onde é possível encontrar diversos e-commerces em uma mesma plataforma, além disso, eles geram mais facilidade na busca de produtos, na comparação de preços e nas compras. Isso porque, é possível fazer várias buscas e comprar todos os itens em um só site, de uma forma muito mais rápida e simples.
Os vendedores também acabam sendo beneficiados, já que os marketplaces geram ainda mais visibilidade, ainda mais para os pequenos negócios, que estão em busca de espaço nesse setor. Além disso, os vendedores conseguem conquistar muita credibilidade por estar em um marketplace de confiança, vender nesse segmento pode acabar diminuindo alguns custos.
Está em busca de uma plataforma de marketplace para os seus produtos? Continue lendo e conheça a Flexy: Plataforma para marketplace.
Flexy: Plataforma para Marketplace
A Flexy é uma plataforma de marketplace que preza pela flexibilidade dos usuários. Isto é, a solução oferecida pela empresa torna possível que cada vendedor administre produtos, pedidos e promoções, enquanto o gestor do marketplace consegue mensurar dados de todas as lojas em um único painel administrativo.
Através da plataforma da Flexy os consumidores podem adquirir produtos ou serviços de vários lojistas diferentes em um único carrinho, isso porque, após a compra os valores são divididos e distribuídos aos vendedores, isso só é possível por conta do split de pagamento.
Adicione quantas lojas e produtos quiser
Na plataforma da Flexy você vai ter total autonomia para adicionar e cadastrar produtos em qualquer momento, sem nenhum limite de quantidades nem a necessidade de fazer uma nova contratação com a Flexy;
Tenha acesso a painéis de acompanhamento exclusivos
Ao utilizar a plataforma da Flexy você terá acesso a um painel geral de acompanhamento de resultados do marketplace para o gestor e um painel exclusivo para acompanhamento individual do lojista;
Geolocalização
Através de uma tecnologia você consegue identificar qual é a loja mais próxima do cliente, o que vai otimizar o processo logístico e melhorar a experiência do prazo de entrega e do custo de frete para o seu cliente;
Tenha um único checkout
Tenha um carrinho compartilhado em seu marketplace com pagamento único e um split automático de pedidos, fretes e porcentagens da operação;
Cadastro de clientes reunidos por perfis
Tenha produtos, promoções, preços e conteúdos exclusivos para grupos de clientes específicos, que serão separados por região, interesse, natureza comercial ou de acordo com o shopping;
Maior autonomia para o gestor e para o lojista
Tenha liberdade para customização de layout, aprovação/bloqueio/exclusão de sellers, lojas e produtos, criação de promoções do marketplace ou exclusivas do lojista, além de total autonomia para escolher as transportadoras e os meios de entrega próprios;
Total controle sobre o catálogo de produtos
Faça a curadoria dos produtos dos seus lojistas, permitindo que apenas os produtos com fotos e descrições com seu padrão de qualidade sejam disponibilizados para os clientes;
Catálogo completo
Tenha acesso a um catálogo de produtos com fotos, vídeos, descrições detalhadas, avaliações e comentários de quem já comprou;
Cálculo de impostos
Calcule impostos como IPI e ICMS-ST, no carrinho e no checkout.
Por que contratar uma plataforma de marketplace é a melhor opção?
As ferramentas de marketplace oferecidas por empresas especializadas no desenvolvimento e na manutenção de uma estrutura completa para a criação de um site para vendas. Além disso, existem diversas plataformas no mercado, por isso, é muito importante analisar as características de cada uma delas, assim como a que mais se encaixa no seu orçamento disponível.
Cada uma dessas plataformas na maioria das vezes cobra uma porcentagem, que vai depender das funcionalidades que o seu marketplace for usar. Isto é, quanto maior for a complexidade operacional do marketplace, maiores gastos com a plataforma você vai ter.
É importante ressaltar que a maioria das plataformas cobram por set-up. Por isso, ao pesquisar sobre as plataformas, busque saber sobre todos os custos para implementação. Além disso, monte uma lista com todas as funcionalidades que o seu shopping virtual precisa ter e veja como vão funcionar as cobranças.
Se você está em dúvida sobre desenvolver um site novo ou contratar uma plataforma, saiba que isso vai depender da sua capacidade de investimento e de qual serviço irá atender melhor às suas necessidades. Normalmente, o mais indicado é começar com uma plataforma, dessa forma, você vai poder validar o seu modelo de negócio gastando o menos possível.
Com o passar do tempo, quando já tiver bons resultados você vai poder escolher se deseja continuar com a plataforma ou se vai investir no desenvolvimento de um site próprio.
Saiba como escolher a plataforma de marketplace ideal
Para quem quer anunciar produtos e serviços em marketplaces, primeiramente, é necessário montar um bom planejamento que tenha muitas informações. Isso porque, existem diversas plataformas, desde as mais gerais, que comercializam vários produtos e serviços, até as mais específicas, que atuam em nichos específicos de mercado.
Por isso, antes de assinar algum contrato, é muito importante considerar diversos pontos como o tipo de audiência, exigências comerciais, fluxo de operação, formas de divulgação e atendimento.
Conheça bem o seu público
Para ter certeza que a plataforma escolhida faz sentido para o seu negócio, primeiramente, você deve entender se o seu público costuma fazer compras nesse tipo de ambiente. Por isso, faça pesquisas com os seus clientes para entender melhor o seu público.
Por mais que seja tentador expor os seus produtos ou serviços em sites que possuem grande audiência e que tenham marcas estáveis, de nada adianta se as pessoas que estão interessadas no seu produto não acabam sendo impactadas.
Estude as características das plataformas
É importante lembrar que você está fazendo a escolha de um parceiro para intermediar a sua relação com o seu cliente. Por isso, é necessário entender a fundo, as principais características de cada uma das plataformas. Saiba quais pontos levar em consideração:
Audiência
Você deve levar em consideração o tráfego do seu site, isto é, a média de visitas mensais, já que dessa forma as chances de impactar mais pessoas com o seu produto ou serviço e aumentar as suas vendas serão ainda maiores. Porém, não esqueça de avaliar se a audiência está de acordo com o público da sua empresa.
Estrutura
É importante que você saiba que o parceiro também deve oferecer uma estrutura adequada para que você consiga fazer a venda de seus produtos sem nenhum problema. Por isso, um dos principais pontos que deve ser analisado é em relação a facilidade que o seu cliente vai ter ao navegar na plataforma, já que uma boa experiência deve ser uma de suas prioridades.
Atendimento
Um outro fator super importante tem relação com o suporte oferecido pela plataforma. Em caso de possíveis imprevistos, tanto para o lojista quanto para o consumidor final.
Divulgação
Considerada uma das principais vantagens em vender através de marketplaces é a possibilidade de usar a estrutura de marketing do parceiro para fazer a divulgação dos seus produtos e serviços. Por isso, é muito importante que você conheça os canais em que eles fazem os anúncios e as campanhas.
Reputação da empresa
A forma como a plataforma é vista pelos consumidores também é muito importante para o sucesso da parceria. Por isso, fazer pesquisas em sites de referência é uma ótima opção para ver se realmente vale a pena.
Comissão
A maior parte dos marketplaces cobram uma porcentagem sobre as vendas. Por isso, você deve analisar se é viável e se está dentro da precificação que sua loja tem adotado.
Escolha um marketplace que seja segmentado
Existem diversos tipos de marketplaces que atuam com os mais variados segmentos. Por isso, durante a sua pesquisa, considere os que são especializados na sua área de atuação. Isso vai garantir que você tenha acesso a um público mais qualificado, isto é, que tenha maior interesse no seu produto.
Além disso, as plataformas segmentadas estão acostumadas com demandas enfrentadas por sua empresa e estarão mais preparadas para enfrentar as medidas que podem acabar aparecendo. Dessa forma, você conseguirá se comunicar muito melhor com o seu público, além de oferecer a eles as melhores condições de compras.
Por que escolher a Flexy e suas plataformas?
Implementação acompanhada por especialistas
- Layout exclusivo;
- Integração;
- Homologação;
- Publicação.
Uma infraestrutura forte e confiável para alto volume
- Alta disponibilidade e escalabilidade;
- SLA acima de 99,5%;
- Repetição espelhamento de servidores;
- CDN Amazon CloudFront;
- Servidores de cache;
- Backups e etc.
Suporte técnico
A Flexy possui uma equipe de profissionais que são especialistas no funcionamento da plataforma e são responsáveis por garantir ao cliente um atendimento direto e humanizado, com foco nas soluções das necessidades dos clientes.
Gerente de relacionamento
A plataforma de marketplace da Flexy tem um gerente de relacionamento que faz todo o acompanhamento desde o início com o cliente. Alinhando todas as expectativas, definindo as soluções e garantindo as entregas, em busca do sucesso do projeto.
Comprometimento com uma inovação constante
A Flexy se compromete a disponibilizar frequentemente atualizações e melhorias de segurança, desempenho e funcionalidades. Sempre buscando oferecer uma melhor e maior eficiência para os seus clientes.
Serviço personalizado
Tenha acesso a uma equipe de desenvolvimento e atendimento totalmente gerenciada pela Flexy. Ou seja, esses profissionais se dedicaram exclusivamente ao seu projeto, elevando o nível de serviço no ritmo que a sua estratégia determinar.
Saiba qual a diferença entre marketplace e e-commerce
O marketplace
Basicamente o marketplace é um shopping online, que possui uma interface de venda de produtos e/ou serviços através da internet. Por ser considerado um shopping, um marketplace torna possível que várias empresas tenham lojas dentro dele e dessa forma, façam vendas para seus consumidores.
Quando uma pessoa entra em um marketplace, ela pode comprar em várias lojas e fazer um único pagamento. Tudo isso graças a uma tecnologia chamada “split de pagamento”. Ou seja, essa tecnologia distribui o pagamento que é feito pelos clientes para as diversas empresas que estão envolvidas no negócio. Como os vendedores, transportadoras, bancos e donos do marketplace.
Independente de como for atualmente existem diversas plataformas como a Flexy que permitem que você atue como varejista ou atacadista em um marketplace de duas formas. A primeira opção é ser dono(a) do marketplace, o que vai permitir com que você receba comissões a cada venda. Já a segunda opção é ser um vendedor dentro do marketplace de outras pessoas.
O e-commerce
Conhecido como um negócio que estrutura o seu processo de compra e venda pela internet. Isto é, no e-commerce todas as transações comerciais são feitas através de ferramentas online.
Assim fica mais fácil de entender que o conceito de e-commerce acaba envolvendo muito mais do que a criação de um site. Ou seja, o e-commerce é um tipo de empreendimento que se torna diferente por conta de sua estrutura de funcionamento, que é altamente relacionada com o digital.
Além disso, o e-commerce digitaliza dois processos básicos: a venda e o atendimento ao cliente. A partir disso, ele também abre portas para diversas outras automações, como o marketing, controle de finanças e estoque.
Com isso, notamos que o marketplace tem relação com uma das interfaces de vendas do varejo e do atacado eletrônico. Por outro lado, o e-commerce é o mercado eletrônico geral, que contém em si todas as interfaces de comércio, dentre elas o marketplace.
Agora você já sabe quais são os benefícios e a importância de contratar uma plataforma como a Flexy para entrar para o mundo dos marketplaces. Caso tenha alguma dúvida, basta entrar em contato conosco, estamos à disposição para lhe ajudar.