Como vender mais no seu e-commerce
O objetivo de qualquer varejista é vender cada dia mais, por isso vamos lhe mostrar como vender mais em seu e-commerce. Para que o negócio dê certo já é sabido que é preciso ter um posicionamento firme, consequência de um profundo estudo de mercado, que leva em conta a concorrência e o perfil do público que se quer conquistar. Somado a isso, é preciso ter uma boa estrutura logística, estoque adequado, cuidar o Return on Investment (ROI) para avaliar o investimento e ajustar o planejamento quando necessário.
A comunicação para os diferentes stakeholders é fundamental no processo. É o marketing quem contará ao mercado quem é e a que veio a empresa. No entanto, quando transportamos tudo isso para o ambiente online, as proporções se agigantam e as medidas precisam ser ainda melhor pensadas e estruturadas, pois os efeitos são muito mais imediatos e devastadores. A boa notícia é que há várias ferramentas para auxiliar os gestores.
Depois de materializar o seu negócio de fato. É preciso dar atenção à forma com a qual ele se apresentará. Até o mesmo o layout do seu site tem uma grande influência no número de negócios efetivados. A lógica é a mesma de um comércio físico. É preciso garantir uma boa experiência na sua loja. Para isso, é importante que ele seja bonito, mas é mais relevante que ele seja funcional, ou seja, que proporcione uma curva de aprendizado rápida. É fundamental que o comprador encontre o que procura da forma mais clara e simples possível, com o menor número de passos e sem cadastros desnecessários. Os botões importantes devem estar em destaque. Garanta que ele tenha diferentes possibilidades de pagamento e uma entrega ágil.
Invista em cross seiling, ou seja, tenha ferramentas inteligentes que permitem oferecer produtos de interesse dos clientes baseados em dados que estão disponíveis na web. Com os softwares corretos é possível descobrir indicadores de desempenho, além do comportamento ou as percepções de seus clientes, pois na internet, o segredo do sucesso é uma gestão competente de dados. E são as ferramentas de Business Intelligence (BI) que permitirão a organização das informações. Fidelizar quem já chegou até você, além de mais barato é mais eficiente do que apenas procurar aumentar o tamanho da clientela. A dica é vender mais e melhor. Aplicando o BI é possível criar uma campanha eficiente de marketing e de remarketing. Este último tem como objetivo alcançar, comunicar e oferecer bons negócios para quem já comprou ou para quem iniciou a aquisição com você e desistiu no meio do caminho. Este tipo de ação costuma ser bem mais eficiente do que investir, por exemplo, em leads pagos em redes sociais ou ferramentas de busca. Os custos destes canais, considerando-se a necessidade de um profissional para gerenciá-los, acabam por ser muito alto e as campanhas são menos eficazes, pois o público é mais disperso, o que significa uma taxa de conversão incerta.
Para vender, não basta ser conhecido é preciso ser lembrado!