O inbound, também conhecido com marketing de atração, é uma estratégia de marketing que as empresas utilizam para atrair o cliente ao seu produto, ou seja, o cliente chega até a marca. Veja o passos de como conquistar leads para sua empresa com inbound:
COMO FUNCIONA?
Primeiramente a empresa precisa criar estratégias para atrair o público, fazendo com que eles sintam-se interessados pelo produto, de forma que seu desejo vire uma necessidade.
Em seguida, é preciso fazer a oferta na hora certa para convertê-lo de lead (interessado) a consumidor, efetivando a compra.
E por último, e o que SEMPRE deve ser lembrado: fidelização. O cliente deve continuar recebendo informações, novidades, sendo procurado para que não se esqueça da loja e claro, se mantenha comprando!
COMO ISSO ACONTECE?
Para aplicar o inbound e conquistar cada vez mais leads, é necessário primeiramente formular a persona da empresa, ou seja, identificar quem é o seu cliente, como ele procura o produto que tem interesse, que mídia social utiliza mais, qual a idade predominante, etc.
Isso se aplica, pois o inbound é composto de desenvolvimento de conteúdos relevantes, que deverão ser criados diretamente para este público definido (personas). Os conteúdos deverão ser disponibilizados em blogs, redes sociais, e-books e vídeos, por exemplo. Desta forma, os visitantes irão encontrar seu conteúdo e se interessar pelo seu produto mais rapidamente!
Você já ouviu falar em funil de vendas e jornada de compra?
Funil de vendas é o caminho que o cliente percorre durante a jornada de compras. O funil é dividido em 3 partes:
– topo: quando a pessoa vai em busca de algo que deseja
– meio: quando ele encontra algo do seu interesse
– fundo: onde ele já decidiu e sabe o que vai adquirir.
A empresa que vende precisa ter clareza das necessidades do seu cliente em cada uma das etapas do funil, para saber quais conteúdos oferecer, a fim de conduzi-lo pela jornada de compras com sucesso.
A jornada é justamente este caminho que o cliente percorre entre a pesquisa e a efetivação da compra.
Como conquistar leads e fazer o inbound alavancar as suas vendas?
Após os conteúdos serem disponibilizados na internet, iniciamos o processo de conquista do público para alcançar vendas:
Para isso, são utilizadas técnicas de SEO, que são formas orgânicas (não pagas) de divulgação, e também estratégias pagas como o Google Adwords, Facebook Ads, entre outras, para direcionar as personas ao seu conteúdo, gerando novos clientes mais rapidamente.
OUTRAS VANTAGENS
Empresas que utilizam blog conseguem 97% mais links indicando para seu e-commerce, ou seja, audiência qualificada. Além disso, o inbound ainda é mais barato do que o marketing tradicional (outbound).
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