Vamos iniciar com um exemplo para facilitar o entendimento de como ter sua loja na primeira página do Google. LETS GO:
Você tem uma empresa de livros e observa uma pessoa fazendo uma pesquisa no Google, justamente sobre uma loja de livros. Ao buscar, aparecem milhares de links na primeira página do Google (como de costume!), mas você se surpreende, pois sua loja virtual está nessa primeira página e você não pagou para isso.
SEO é exatamente isso: busca orgânica. Na técnica, significa Search Engine Optimization, traduzindo: Otimização para mecanismos de busca. É um conjunto de ações que otimizam sites, blogs, lojas virtuais e todo tipo de página na web gerando tráfego e trazendo bons rankings.
Resumindo:
É a forma trabalhada de conseguir uma boa posição de busca no Google gratuitamente, ou seja, quando o consumidor fizer a busca no Google, a loja virtual estará no lugar certo para ser encontrada e acessada.
COMO ISSO OCORRE?
Há diversas etapas e, uma delas, é construir palavras chaves que estejam relacionadas ao produto ofertado e que sejam relevantes para o público, devendo constar nos títulos, subtítulos, descrições, entre outras situações dentro da loja virtual.
É muito importante que não sejam escolhidas palavras tão comuns, aquelas mais utilizadas, pois com isso o Google acaba entendendo como conteúdo não relevante, não diferente dos demais. Em contrapartida, aplicando palavras mais objetivas e direcionadas à persona, será mais certeiro.
Além disso, a loja deve contar com um design bacana, url amigável (www.loja.com.br e não www.minhaloja16#3.com.br), menu para dúvidas, orçamento, sobre a loja… O Google também conta como forma positiva, imagens leves e não aquelas pesadas que deixem o site pesado, demorando para abrir tudo.
PS: Vale lembrar que a empresa que está com o link da sua loja na primeira página do Google é vista com mais credibilidade e confiança pelos consumidores.
SEO é um assunto de extrema importância para quem busca visibilidade e resultados.