Com a expansão do comércio online, é preciso estar atento ao sucesso do seu e-commerce visto que existem concorrências, maior procura e, consequentemente, maior demanda. Para aumentar as vendas, seu e-commerce precisa usar técnicas que maximizem os lucros e proporcionem maior visibilidade de sua loja virtual.
Neste post, vamos mostrar as 7 melhores formas para aumentar as vendas E-commerce.
Tenha um Site Responsivo
Com o avanço da tecnologia, as compras que antes eram feitas somente no computador, hoje são realizadas também nos dispositivos móveis. Por isso, criar um site responsivo é fundamental para qualquer estratégia de e-commerce.
Quem nunca entrou em um site para adquirir algum produto e deparou-se com uma página impossível de mexer? Pois é, a adaptabilidade à tela do aparelho facilita na hora de comprar, sem ter a necessidade de ligar outro dispositivo para concluir a compra do produto ou do serviço. Assim, a loja vai aumentar as vendas E-commerce, visto que qualquer um de sucesso preocupa-se em acomodar o seu site em diferentes telas.
Esteja nas Redes Sociais
O primeiro foco das redes sociais é que, por meio das redes sociais, você vai ter uma maior aproximação com o seu público, o que demanda a identificação de novas oportunidades.
O segundo foco é que as redes sociais também são ótimas para a divulgação de ações de marketing. Através delas, seu E-commerce pode ter um alcance mais alto e obter engajamento. Por isso, crie conteúdos e postagens relevantes para a sua persona, para atrair e convertê-la.
Mas lembre-se: é importante fortalecer o relacionamento personalizado com os seus clientes, visto que por meio das redes sociais, o contato com o público é mais amplo. Atente-se a isso.
Invista em gestão e infraestrutura
Fazer o gerenciamento de suas ações é imprescindível, como já sabemos. Com tantas aplicações, produtos e processos envolvidos, você deve ter um sistema de gestão que agilize seu trabalho e que facilite seu relacionamento com o cliente.
Um bom servidor de hospedagem também é fundamental. De nada adianta atrair tráfego se o seu e-commerce não suporta a demanda. Assim, para que você não perca nenhuma chance de venda, invista em um serviço que lhe ofereça um carregamento rápido do site, estabilidade e segurança.
Invista em SEO
Se você, empreendedor, acha que não vale a pena investir em SEO em sua empresa, é porque claramente ainda não tem ideia dos resultados impressionantes que ele pode te proporcionar.
Em todo momento a sua persona está procurando suas necessidades nos mecanismos de busca. Seja qual for o seu ramo, se seu e-commerce não aparecer nas primeiras posições do Google, dificilmente você vai conseguir atrair o seu público-alvo. Existem duas formas de aparecer nos resultados: através de anúncios pagos ou com posicionamento orgânico, mais conhecido como SEO.
Mesmo que você tenha condições de investir em anúncios pagos, o ideal é que vá fazendo em paralelo um trabalho de posicionamento orgânico para que seus resultados se mantenham por mais tempo.
Mesmo que seja um trabalho difícil e de longo prazo, investir no SEO é a melhor opção para a sua loja ter visibilidade. É recomendado contratar uma empresa especialista no assunto, como a Tercerize, para que todos os processos ocorram de forma correta.
Colete E-mails
“Porque pegar e-mail é tão importante?”. Bom, com o e-mail da sua persona, você pode adicioná-la em sua lista de contatos para então mandar promoções, novidades e gerar um relacionamento, mesmo que ainda não seja seu cliente.
Para coletar existem inúmeras técnicas, mas uma das mais eficientes é dar algo em troca. Ofereça um e-book sobre um assunto, um desconto ou algo do tipo para a pessoa consumir em troca do e-mail. Mas não esqueça da nova Lei de Proteção de Dados, LGPD, que diz que o cliente deve dar permissão para ser contatado através de e-mail e telefone.
Atente-se a Jornada de Compras
A criação de conteúdo para um blog é uma técnica para chegar mais perto da necessidade do seu cliente, mesmo que ela ainda não exista.
Como você já sabe, a jornada de compras consiste em descoberta, reconhecimento, consideração e decisão. Atente-se muito a cada uma dessas fases até chegar a conversão final. Além disso, largue o tom corporativo e aposte em algo mais amigável, que faça o leitor se sentir mais à vontade no seu ambiente online.
Inclusive, nesse caso o SEO é muito bem-vindo. Ele ajuda na visibilidade de seu blog para público alvo. Por isso, faça uso de palavras-chaves e tente sempre prender a atenção dos seus futuros clientes.
Conheça a sua Persona
Definir o seu público e direcionar o seu conteúdo faz você perder menos tempo com ações de publicidade voltadas para a persona errada. Por isso, conheça o seu cliente ideal. O que o seu cliente procura? Quais são as suas necessidades? Em que meio eles se encontram?
Após isso, você saberá como se comunicar com eles, por quais canais realizar suas vendas e como abordá-los.
Enfim, existem diversas estratégias efetivas, e cada ramo de negócio tem as suas particularidades. Porém, através do uso destas práticas citadas é possível conquistar mais clientes e aumentar o lucro da sua loja virtual, seja qual for o seu segmento.
Ainda com dúvidas? Entre em contato conosco para responder todas as suas questões, para fazer orçamento e é claro, para ajudar nas estratégias do seu e-commerce com a equipe que mais entende do assunto.
Conte com a Tercerize.