Certamente você já deve ter estudado bastante e já sabe que ter uma loja virtual não é mais uma opção e, sim, uma obrigação. Porém, certamente você chegou a um ponto em que muito provavelmente está confuso, pois são muitos termos que você não domina, ferramentas que você não conhece, além de diversos métodos de pagamento e entrega disponíveis.
Para ajudar a tirar suas dúvidas, criamos um checklist com todas as etapas para você implantar e começar a sua loja virtual ou operação de vendas pela internet.
Etapa 1 – Planejamento
- Escolha do nicho ou produto
- Definição do público ou persona
- Região de atuação (local, regional, nacional)
- Faça uma pesquisa para saber se há público ou buscas pelo seu produto, caso não haja, às vezes é preciso construir este público antes de iniciar as vendas
- Entenda suas fragilidades / Faça uma planilha S.W.O.T.S
- Registre sua Marca
- Registre seu Domínio
- Defina seu investimento
- Identifique o número de pessoas necessárias para tocar sua operação (atendimento ao cliente, embalagem e despacho, controle de compras/estoque)
Etapa 2 – Contabilidade
- Escolha um modelo de empresa (MEI ou Simples)
- Identifique junto com seu contador a melhor forma de tributação para o seu negócio
Etapa 3 – Escolha da Plataforma
- Opte por um tipo de plataforma que melhor atenda o seu modelo de negócio e que esteja de acordo com o seu investimento
- Existem dois modelos de plataformas. As OpenSource e as Saas. No modelo Opensorce, você é o dono do código e, na Saas, você aluga um sistema de loja. Bom lembrar que, na opção OpenSouce, você será totalmente responsável pelo seu código. Então, se você não conhece programação ou não tem como contratar um programador, esta certamente não será uma boa escolha.
- Sua loja deve ter um layout clean, portanto na hora de escolher a plataforma, escolha uma que possibilite a personalização do layout.
- A plataforma deve conversar bem com o Google, principalmente na questão de SEO.
- Sua loja deve carregar muito rápido, no mínimo 3s e no máximo 8s. É bom testar outras lojas que utilizem a plataforma antes de contratá-la.
- Sua plataforma deve ter conexão com a maioria dos ERP de mercado. Caso não tenha, não é uma boa escolha.
- Ela deve ter integração com a maioria dos Marketplaces. Mesmo que você não vá utilizar num primeiro momento, é sempre bom ter esta opção na manga.
- Fuja de plataformas que viram seu sócio através da cobrança de taxas e comissões sobre as vendas.
Etapa 4 – ERP (sistema de gestão)
- Escolha um ERP que tenha integração com a maioria das plataformas de E-commerce. Desta forma, se você precisar trocar de plataforma, evitará dores de cabeça.
- O ERP deve atender o seu nicho, bem como o seu modelo de tributação.
- Ele deve ser online.
- Ter integração com os correios.
- Gerar NF-e.
- Controlar e Gerenciar produtos, pedidos e estoque em sincronia com a loja.
- Integração com os métodos de pagamento
- Integração com transportadoras
Etapa 5 – Métodos de Pagamentos
- Existem três formas de você receber os pagamentos em sua loja: Através de integração direta com as operadoras de cartão de crédito, através de Gateway de Pagamento e através de Intermediários. Atualmente, a melhor opção tem sido usar um intermediário, pois eles fazem todo o “trabalho” e você só paga um percentual sobre o que for vendido.
- Faça uma pesquisa sobre as melhores taxas para o seu negócio, levando em consideração sua margem de lucro, formas de pagamento que seu público deverá utilizar de forma mais frequente, etc.
Etapa 6 – Frete e Logística
- Duas das principais formas de entregar seus produtos são: Correios e Transportadoras.
- Os Correios só aceitam pacotes com no máximo 30 quilos. Fora deste peso você deve fazer a entrega obrigatoriamente por meio de transportadoras.
- A melhor forma para fazer a integração com transportadoras é utilizando um Gateway de entrega. O serviço online de cotação de frete oferecido pelos Correios geralmente está fora dor ar ou com instabilidades e pode inviabilizar o fechamento da compra do cliente.
- O frete é parte fundamental na hora da conversão, por isso é bom ter um bom serviço de frete, com entrega rápida e bons preços.
Etapa 5 – Cadastro de Produtos
- Tenha descrições completas e atrativas do seu produto.
- Tenha boas fotos, pois fotos ajudam na hora da venda.
Etapa 6 – Marketing
- A melhor forma de você atrair clientes é através de Anúncios e de SEO.
- SEO é a otimização de produtos para que apareçam na primeira página do Google, sem o pagamento de anúncio.
- No início do projeto é fundamental investir em anúncios no Google ADS e Google Shopping, pois o SEO pode demorar a dar resultado.
- Se você precisa que sua marca e produto seja conhecido (empresa nova, lançamento de produtos), faça campanhas pagas também no Instagram e no Facebook.
- Capte o e-mail dos clientes em seu site e monte uma lista para enviar campanhas promocionais.
- Faça campanhas de frete grátis para atrair novos clientes (uma boa experiência de compra é a melhor propaganda para sua empresa)
- Faça campanhas de cupons de primeira compra, para indicação, cupom de segunda compra, desconto para clientes vip, tanto para captar novos clientes, como para manter os clientes comprando de forma recorrente.
Etapa 7 – Equipe
- Uma pessoa para o administrativo
- Uma pessoa para atendimento ao cliente.
- Uma pessoa para logística.
- Uma pessoa de marketing (Pode ser terceirizado)
- Uma pessoa de criação (Pode ser terceirizado)
Etapas para Implantação de um Loja
- Planejamento
- Criação do layout
- Implantação de layout
- Criação dos banners iniciais (bom lançar com promoções e produtos atrativos)
- Integração dos métodos de pagamento
- Integração dos métodos de entrega
- Integração ERP
- Cadastro / Importação dos produtos
- Teste de sincronização de produtos x estoque
- Teste de compra
- Publicação da loja
Quanto devo investir em anúncios para vender?
- Indicamos iniciar com R$ 1.200 para testes no Google
- E algo em torno de R$ 800,00 para Facebook e Instagram
É importante fazer estes testes iniciais para ajustar os anúncios e conforme os resultados de performance, planejar um investimento maior e mais assertivo.
Quais serão os custos que eu terei para colocar minha loja no ar e vender?
Custos Fixos
- Plataforma
- ERP
- Gateways de Frete
- Escritório Contábil
- Agência (opcional)
- Internet
- Telefone
- Aluguel
- Salários
Custos Variáveis
- Marketplaces
- Taxas de Cartão
- Impostos
- Taxas Bancárias
- Transportadoras
- Embalagens
- Anúncios
Esperamos que tenha gostado deste conteúdo e esperamos ter ajudado dando um norte para o início da sua operação de e-commerce.
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