Como aumentar suas vendas utilizando o e-mail remarketing
Enviar um email para um cliente em potencial, ou seja, uma pessoa que visitou a sua loja, colocou itens no carrinho e não efetivou a compra pode elevar a taxa de conversão, ou seja, fazer com que ela efetive a compra, em até 30%.
O convencimento deste cliente é um esforço importante, pois a etapa mais difícil de ser posta em prática no processo de venda, que é a de conquistar a atenção do comprador já aconteceu. As demais: interesse, desejo e ação são relativamente simples. E quanto mais etapas do processo o usuário já tiver percorrido, maiores são as chances de reconquista desse cliente em uma campanha de remarketing (também chamada de retargeting), caso daqueles que abandonaram o carrinho.
Se você tiver um bom mix de produtos, um sistema de entrega eficiente e a estratégia de comunicação correta, que faça com que o cliente se sinta valorizado, a probabilidade de sucesso cresce exponencialmente. Algumas dicas da Tercerize para fechar negócios por meio do email de remarketing:
- Seja ágil. Programe sua plataforma para contatar o cliente instantaneamente, ou seja, assim que o carrinho for abandonado, ou ainda quando ele demonstrou interesse pela sua página, ou produto/serviço com o qual você trabalha.
- No caso de um carrinho abandonado, identifique o motivo pelo qual a compra não aconteceu. O próprio email pode ser utilizado para isso. Essa é uma forma eficiente de detectar, por exemplo, problemas técnicos recorrentes na sua página, melhorias a serem implantadas no site ou ajustes de preço necessários.
- Ofereça vantagens. Se o problema foi no preço do frete, uma alternativa é conceder transporte gratuito quando a compra for feita por aplicativo. Se foi o preço do produto que deixou a desejar, premie o cliente de remarketing com cupons e descontos.
- Mantenha o interesse de quem já é seu cliente. Oferecer produtos complementares ao que já foi adquirido é uma maneira de manter a loja ou marca sempre presente no roll de interesse do consumidor. O bom e eficiente cross-selling, que já funciona na loja física, pode ser amplamente aplicado no ambiente virtual.
- Tenha objetivos claros. Como toda a comunicação – pré ou pós venda – o planejamento de remarketing tem que levar em consideração a identidade da empresa, o perfil do público-alvo e o objetivo da ferramenta. Isso influenciará no layout e na linguagem e na mensagem do email. Invista em um layout atrativo e claro
- Seja persuasivo, não chato. É preciso ser rápido e constante, mas não insistente demais. Mandar cinco vezes por dia o mesmo email ou continuar enviando mesmo depois do cliente ter efetuado a compra podem levar a sua tentativa de conquista por água abaixo e o seu email para a caixa de spam.