– Fiz minha loja, cuidei da parte visual (layout), planejei toda a categorização e coloquei a loja no ar. Passaram-se alguns dias ou até alguns meses, e não consegui uma venda sequer. O que estou fazendo de errado?
Neste post vamos tratar deste assunto: como conseguir vendas para sua loja virtual.
A primeira pergunta que devemos fazer é: – Minha loja está presente nos lugares certos? Muitos dos empreendedores digitais, tanto os iniciantes, quanto os com uma certa experiência, pecam em posicionar a sua loja. Alguns por acharem que o produto não é perfil para estar ali naquele canal, outros por não adequarem sua linguagem para cada canal.
Mas afinal, como conseguir vendas em minha loja? Deixo claro que não há receita de bolo, e que você deve ir testando o que melhor se adapta ao seu nicho de negócio.
Precisamos ter claro que a internet é um campo onde a concorrência é forte, e geralmente baseada em preço. As pessoas buscam pelo melhor preço, está aí o sucesso dos comparadores de preço para comprovar. Então, a primeira dica é: marque presença neles. – Ah, mas meu preço não é baixo, não consigo muita margem para baixar… Não tem problema. Use um produto “boi de piranha”, uma isca, para atrair possíveis clientes para sua loja e começar a converter em vendas.
Também é fundamental aparecer bem nas buscas do Google, e há duas formas de se fazer isso:
– Uma delas é o anúncio pago. Esta forma de aparecer no Google acaba sendo muito cara, pois você concorre com empresas de grande porte, como Wallmart, Casas Bahia, Magazine Luiza, etc… Para concorrer com eles, só se você tiver muita grana para investir e, mesmo assim, às vezes acaba não valendo a pena, por que o volume de vendas não cobre este custo. Não podendo vencer o inimigo, una-se a ele. Sim, é possível vender seus produtos dentro de quase todas as grandes lojas de varejo do Brasil. Esta modalidade esta muito na moda e chama-se “integrar sua loja aos Markeplaces”. Neste caso, todo o investimento de Google Adwords fica por conta deles. Claro, mediante uma porcentagem das suas vendas. Cabe a você colocar na ponta do lápis e ver se vale a pena. Na grande maioria dos casos, nossos clientes estão presentes no Mercado Livre. Atualmente um dos maiores marketplaces do Brasil e que traz muito resultado em vendas.
– A segunda é através da busca orgânica, ou seja, busca gratuita. Porém, para aparecer bem nos resultados das buscas orgânicas, é necessário fazer um investimento em conteúdo de qualidade, de acordo com o seu nicho de negócio.
Outra forma de aumentar vendas é trabalhar a gestão de conteúdo focado para e-commerce. Se sua loja estiver com todos os produtos bem otimizados (SEO) para o Google, e se você tiver um conteúdo que seja relevante para o seu possível cliente, certamente sua loja aparecerá bem posicionada e logo começará a vender. Claro, se quiseres resultado mais rápido, o ideal é estar presente em todas as formas citadas aqui neste post.
As redes sociais também são importantes aliadas. Eu costumo dizer que com um bom trabalho de engajamento, aliado a uma boa estratégia de captura de leads e promoções, as redes trazem um ótimo resultado de vendas, com um baixo investimento. Bem ao contrário do Google Adwords, que acaba ficando super caro para os pequenos empreendedores. Quando se fala em redes, não podemos esquecer o youtube. Ele é o segundo maior canal de busca na internet, principalmente no que se trata de manuais, formas de fazer, tutoriais e por ai vai. Crie um canal, ensine o seu cliente a usar, a fazer, a construir. Além de você agregar mais valor a sua marca, certamente você trará novos clientes para a sua loja.
Uma área ainda pouco explorada aqui no Brasil são as redes de afiliados. Ou seja, pessoas que possuem blogs, facebook e outras redes com muitos seguidores, e que “emprestam” seus perfis para falar dos seus produtos, em troca de comissão pelas vendas.
E por último, não podemos deixar de fora o bom e velho e-mail marketing. Só não vale fazer spam… É possível conseguir listas próprias através de promoções/campanhas que capturam leads/contatos em troca de uma recompensa, que pode ser um brinde, um desconto ou algo semelhante. Uma vez na sua base de dados, é hora de trabalhar o relacionamento e converter seus leads em vendas.
Entenda como funcionam os algoritmos do Google.
Espero ter ajudado.
Abração
Adriano Lucas