Hoje vamos iniciar uma série de tutoriais sobre como realizar um projeto de vendas e divulgação pela internet. Neles, vamos ensinar a fazer uma loja virtual e um site, partindo do zero. Depois, ensinaremos como otimizá-los para atingir resultados concretos.
Vamos ao que interessa:
Antes de qualquer coisa, faça uma boa análise do seu negócio e como funcionará a sua primeira loja virtual. Inicie por um business plan (Planejamento de Negócios). Aqui você encontra um modelo de planejamento estratégico para e-commerce. Preencha cuidadosamente as informações solicitadas, pois será através deste planejamento que você terá o norte para o seu projeto.
Agora que você já tem o seu planejamento estratégico para e-commerce, vamos para a parte prática.
Antes do começar qualquer ação, vá até o site do registro.br e pesquise seu domínio para saber se o endereço do site que você quer utilizar está disponível. Se não estiver, tente ver um outro nome ou utilize umas das sugestões que o site irá lhe fornecer. DICA: procure utilizar o nome ou característica do produto que você vai vender no domínio. Por exemplo: silva joias.com.br / santosmoveis.com.br / pauloeletro.com.br. Definido o domínio, siga adiante, pois vamos registrar depois.
Agora, é necessário que você faça a contratação de uma hospedagem para o seu site. Nela serão guardados os arquivos a sua loja virtual. Como uma loja virtual utiliza dados dos clientes e por ela passam dados bancários, a hospedagem deve ser feita em uma empresa de confiança. Aconselho utilizar a King Host. Deixo claro aqui que não estou ganhando nada para fazer propaganda. Você pode escolher qualquer um dos hosts brasileiros. Indico a KingHost por ser uma empresa com boa estrutura e pela facilidade em você iniciar o seu projeto de e-commerce sozinho, sem nenhum conhecimento técnico.
Acessando o site da King Host, contrate uma hospedagem Linux. Existem 4 tipos de planos, a contratação vai variar de acordo com a projeção de usuários que acessarão a sua loja virtual, que você fez no planejamento de e-commerce. A contratação é simples, basta colocar seus dados cadastrais, hospedagem linux e marque que já tem o domínio. Efetuada a contratação, você receberá um boleto para pagamento. Dentro de 24 horas após o pagamento sua hospedagem estará liberada para o uso e você receberá um email com os dados da hospedagem.
Você deve estar se perguntando porque pulei a parte do registro do domínio e fui direto para a contratação da hospedagem e informei que já possuía domínio. Acontece que você precisará ter o DNS, que são informações fornecidas pela hospedagem, quando for registrar o seu domínio. Já com essas informações em mãos, agora sim vamos registrá-lo. Voltando ao site do registro, primeiro crie um ID (usuário). É simples, preencha os dados deste formulário no registro. Feito isso, acesse novamente e pesquise seu domínio. Logo abaixo da informação de que o domínio está disponível para registro, aparecerá uma mensagem igual a esta: Para registrá-lo, clique aqui.
Faça o login com o seu ID e senha e preencha o formulário. No campo DNS, você vai preencher com as informações que recebeu lá da hospedagem, no email de ativação. Provavelmente será algo assim: dns1.seudominio.com.br e dns2.seudominio.com.br
Feito este passo, logo você receberá um boleto do Registro.br referente ao domínio da sua loja. O vencimento dele é anual (precisa ser renovado a cada ano) e o valor é de R$30,00.
Feito isso, agora temos hospedagem e domínio contratados. O próximo passo será instalar a loja.
Até o próximo tutorial.