Como divulgar uma loja virtual
Você já possuí uma loja virtual ou está pensando em fazer uma? Se você chegou até este texto é porque você está se perguntando: Como divulgar uma loja virtual?
Depois que você passou por todas as etapas de implantação da sua loja virtual, chegou a hora de divulgar e trazer vendas para o seu e-commerce.
Existem diversas formas de você divulgar e impulsionar uma loja virtual. Duas das principais formas são através de SEO ou de anúncios pagos no Google, Facebook e Instagram.
O SEO é uma técnica utilizada na loja e no cadastro das categorias e produtos, para que o Google encontre a sua loja, sem que você precise investir em Google ADS (anúncios pagos).
A principal vantagem do SEO é que você “teoricamente” não gasta nada para que o Google te encontre. Sempre bom lembrar que, dependendo do produto ou nicho, pode ser que você não consiga ou que demore até chegar em um bom resultado.
O que é considerado um bom resultado?
É aparecer na primeira página do Google.
Fato é que, se você não aparece nas primeiras páginas do Google, sua loja virtual não existe.
Mas como posso aparecer na primeira página do Google? A forma mais rápida é fazendo anúncios pagos.
Fazendo anúncios, é garantido que aparecerei na primeira página do Google? A resposta é: – Nem sempre.
Isto por que o Google leva em consideração diversos fatores para qualificar os anúncios, e um dos principais é o leilão.
O que é isso? Na prática, quando você faz o anúncio, decide quanto quer pagar por uma palavra-chave e quanto você quer investir por dia. Porém, se o seu concorrente ofertar um pouco mais e tiver um anúncio com uma melhor qualidade, certamente ele ficará na sua frente. Ou, se o seu investimento for baixo, pode ser que o seu anúncio não seja vinculado com uma maior frequência.
Fazer anúncio no Google é garantia de vendas?
Anúncios são fundamentais para que as pessoas cheguem até a sua loja. Porém, a venda depende de diversos fatores. Geralmente, as pessoas que buscam produtos para comprar pela internet estão buscando: Preço / Frete Barato ou Grátis / Facilidade de Compra.
De nada adianta você fazer anúncios se o seu preço não for bom ou se o seu frete for muito caro.
Então, antes de impulsionar o seu e-commerce, faça uma pesquisa e verifique se você é competitivo no nicho de mercado que está inserido.
Além do Google Ads, existe outra forma de impulsionar minhas vendas?
Sim, também existe a possibilidade de fazer anúncios no Facebook e Instagram. Mas atenção: é comum as pessoas clicarem naquela mensagem “Impulsionar publicação” que aparece logo abaixo das postagens no feed. Mas esta não é a melhor forma. Existe um painel específico do Facebook/Instagram para criar e gerenciar anúncios, o Facebook Business.
No painel administrativo do Facebook Business você consegue configurar e segmentar melhor seus anúncios e pode (deve!) criar um pixel, que ajudará você a entender o comportamento do cliente e ir ajustando os anúncios até que venda. É um trabalho que exige dedicação, mas é isto que traz resultado.
Ainda no painel é possível escolher diversos objetivos para o anúncio, subir ou integrar o seu catálogo de produtos e muitas outras funções.
Qual o melhor? Google ou Facebook/Instagram?
Tudo depende do seu projeto. Mas pela nossa experiência, é possível afirmar que quem quer vender precisa fazer Google ADS.
Porque o Google ADS é o melhor caminho? Pelo simples fato de que quando alguém busca por um produto no Google, ele já está decidido a fazer a compra.
Isto não significa que Facebook e Instagram não vendam. Porém, dificilmente vemos alguém decidido a fazer uma compra, buscando o produto nessas redes.
Facebook e Instagram funcionam muito bem para trabalhar Branding. Mas é totalmente possível fazer anúncios bem segmentados, e fazer vendas de impulso, para pessoas com interesse naquele produto.
Uma outra forma pouco conhecida por donos de lojas iniciantes é o Google Shopping. Ele é um catálogo de produtos em forma de anúncio. Para alguns nichos, é a principal forma de vendas.
Veja outras formas de impulsionar as vendas da sua loja virtual:
- Marketplaces: Um marketplace é uma loja virtual, com diversas lojas vendendo dentro delas. Os principais são: Mercado Livre, Americanas, Casas Bahia e Magazine Luiza. nele você vende seus produtos através destas plataformas e paga uma comissão de até 17% em cima das suas vendas. A vantagem é que toda parte de divulgação e anúncios é por conta deles e, algumas empresas utilizam deste recurso ao invés de ter uma loja virtual própria.
- Afiliados: São pessoas que possuem blog ou base de e-mail e divulgam a sua loja em troca de comissão.
- Influencers: São pessoas com bastante seguidores nas redes sociais e que divulgam o seu produto. Geralmente eles cobram um preço fixo para fazer esta divulgação.
Existem diversas outras formas mas as mais usuais são as citadas acima.
Agora que você já tem um norte, deve estar se perguntando quanto é preciso investir para iniciar os anúncios e vender.
Tudo depende muito do nicho, mas para iniciar suas vendas com anúncios, indicamos começar com um investimento entre R$ 800 até R$ 1.200 para Google e o mesmo valor para Facebook e Instagram.
Por quais tipos de anúncios devo iniciar?
No Google existem diversos formatos de anúncios. Os três tipos mais usados são: Rede de Pesquisa, Rede de Display e Google Shopping.
O mais indicado é fazer alguns anúncios de Rede de Pesquisa e de Google Shopping. Já a rede de display é mais usada para Remarketing e Branding.
Para lojas com pouca quantidade de acessos, não indicamos fazer anúncios de remarketing.
Tem como ser mais assertivo para aproveitar melhor o investimento?
Sim. Neste caso, indicamos que você faça um anúncio utilizando uma Landing Page. Esta Landing Page pode e deve ser usada para capturar contatos. Para isso, o ideal é oferecer algo em troca do e-mail, como um cupom ou até mesmo um e-book. Neste caso, a venda se dará em um segundo momento.
Também é possível fazer uma Landing Page com uma oferta irresistível. Use preços promocionais, frete grátis e gatilhos de escassez como “poucas unidades”, “somente hoje”, “oferta limitada”, “compra exclusiva neste link”. Dê a impressão que a oferta acabará logo e que se o cliente não aproveitar, ele perderá a oportunidade para sempre.
Consigo fazer minhas campanhas sozinho?
Sim, você mesmo pode fazer suas campanhas de Google, Facebook e Instagram. O próprio Google oferece uma plataforma intuitiva que conduz você passo a passo para criar um anúncio.
O que preciso saber para fazer os anúncios?
Para que você consiga fazer anúncios que convertem, é necessário que:
- Configurar as conversões na sua loja
- Configure o feed de produtos para Google Shopping
- Configurar o Analytics
- Configurar Público Alvo
- Planejar as palavras-chave
- Planejar o custo das campanhas
- Acompanhar o custo por clique
- Otimizar as campanhas
- Ativar ou pausar anúncios e palavras-chaves que não convertem (acompanhamento de métricas)
Agora que você já entendeu como atrair novos visitantes para sua loja e converter em vendas, bora vender?
Se você não consegue fazer sozinho ou não tem conhecimento dos dados para fazer uma campanha assertiva, fale conosco através do nosso formulário de contato ou através do Whatsapp.