Como escolher a melhor plataforma de e-commerce?
Em minhas palestras e treinamentos sobre e-commerce sempre vem a pergunta: “Devo usar uma plataforma gratuita (open source) ou uma plataforma paga (proprietária)?” ou “Qual a plataforma de e-commerce devo usar?”
E a resposta é sempre a mesma: – Indiferente. Use a plataforma que se adequar melhor ao tamanho do seu projeto. Porém, sempre elenco no mínimo 10 bons motivos para utilizar uma plataforma aberta (open source). E isto não é porque trabalho com uma, no caso a plataforma de e-commerce Magento, mas porque nestes 10 anos de mercado, já utilizei ou tive contato com quase todas as pagas e sempre encontrei dificuldades em obter resultados concretos. Outra dificuldade é não conseguir obter a modularização necessária, que acompanhe o crescimento do negócio do cliente. E as que se dispuseram a acompanhar queriam se tornar o Mark Zuckerberg do e-commerce, crescendo nas costas do cliente, que já sofre um bocado para conseguir ampliar o seu negócio.
O objetivo deste post não é falar mal de ninguém, mas sim ajudar as pessoas que estão buscando empreender no mundo do e-commerce e que devem estar se perguntando: – Qual a melhor plataforma de e-commerce usar?
Para ajudar você a contextualizar a busca por respostas para qual a melhor plataforma de e-commerce utilizar, a dica é fazer as seguintes perguntas:
Como escolher a melhor plataforma de e-commerce?
– O código da loja será meu, poderei altera-lo conforme a minha necessidade?
– Onde ficam salvos os códigos da minha loja (Amazon / Nexcess / DigitalOcean)? Tenho acesso à eles?
– Caso eu tenha acesso ao código, qualquer programador poderá me ajudar a ou precisa ter conhecimento de uma linguagem de programação específica?
– E se eu desistir de trabalhar com a empresa? Como entregarão os dados contidos no sistema, como informações de produtos, dados dos clientes, registros de vendas?
– Conseguirei importar de forma fácil estes dados para outra plataforma sem o auxílio de um programador?
– Qual a periodicidade em que a plataforma é redesenhada e se adéqua as novas tecnologias de mercado?
– Quantos desenvolvedores espalhados pelo mundo, acompanhando as novas tendencias, a empresa fornecedora do código possui?
– Qual a periodicidade em que são desenvolvidas novas ferramentas para a plataforma?
– Quando sai algo novo, preciso pagar pelo módulo ou somente instalação?
– A plataforma inclui a possibilidade de vendas cruzadas, agregadas ou compras por grupos?
– Consigo separar os clientes por grupos e perfis de consumo dentro da plataforma?
– Consigo de forma prática criar landing pages para conversão de anúncios?
– Consigo usar moldal para oferecer descontos e autoresponder?
– Meus e-mails transacionais podem ser automatizados? Consigo editálos e deixá-los criativos?
– Se eu precisar alterar algo no meu layout, eu mesmo consigo fazer?
– O layout é responsive / mobile?
– A plataforma é integrada com os principais sistemas de e-mail marketing, atendimento online, ERP e CRM? Caso sim, qual é o custo para esta integração?
– Os principais ERP do mercado já possuem módulo de integração com a plataforma?
Compare as funcionalidades das plataformas pesquisadas e para cada pergunta dê pontuação de 1 a 10 conforme atenda as suas necessidades. A que somar a melhor pontuação, provavelmente será a mais adequada. Claro que podem haver outros quesitos que poderão influenciar sua decisão, mas respondendo a estas perguntas você terá um cenário mais claro na hora de fazer a escolha.
Por hoje era isso. Espero ter ajudado vocês na busca pela melhor plataforma de e-commerce.
Adriano Lucas