Já investe em uma loja virtual? Sim? Então me diz, existe modelo de negócio mais prático e ideal para os dias de hoje?
O e-commerce veio como um facilitador, trazendo diversas vantagens tanto para os clientes, quanto para nós empreendedores. Além de otimizar o nosso tempo, aumentam as possibilidades de público e consequentemente de vendas dentro da nossa loja virtual. Mas ter um e-commerce requer muito conhecimento e dedicação. Além de se estabelecer como marca, é necessário estar sempre se atualizando. Gerar valor, visitas e principalmente um maior número de vendas na sua loja. Mas como fazer a minha loja virtual vender mais?
Não basta ter o produto ou serviço ideal, não basta ter um site esteticamente perfeito, se nada disso gerar resultados na sua loja virtual. Mas muitas vezes não entendemos a taxa de rejeição ou o porque as vendas diminuem. Tudo isso pode acontecer pela falta de algo ou por alguma coisa estar sendo feito da maneira errada. Alguns detalhes e pequenos erros, podem comprometer todo o sucesso de seu negócio. E principalmente qualquer ação dentro de sua loja virtual, tem que ser pensada diretamente para o seu tipo de cliente.
Por isso separamos alguns exemplos de pequenos problemas que podem estar sendo motivos da sua loja não estar trazendo resultados.
Ilustração
A venda de produtos pela internet facilita e otimiza o tempo dos consumidores. Mas a experiência nem sempre é satisfatória como em uma loja física. Para decidir sobre uma compra o cliente precisa que o objeto, por exemplo, seja bem descrito e principalmente seja nítido em todos os seus ângulos. Uma boa foto, um vídeo ilustrativo ou até mesmo uma animação que mostre com clareza o produto. Assim como informações de tamanho, peso, para o que serve, são informações indispensáveis na hora de apresentar seu produto.
Atendimento
Apesar de estar falando de um e-commerce, o atendimento é tão importante quanto em uma loja física. É estritamente necessário existir um campo para dúvidas e comunicação do cliente com a marca. Isso gera credibilidade e confiança da parte do cliente. Principalmente se esse cliente está em dúvida sobre finalizar ou não a compra. Mas de nada adianta existir esse espaço de interação e não ter um efetivo retorno. É preciso manter esse contato ativo, mostrando que a marca se importa com o seu cliente.
Outra forma de melhorar a agilidade do atendimento com o cliente é a inserção de chatbots. O chatbot é um programa de computador que usa de inteligência artificial. Através deles você pode programar respostas automáticas sobre dúvidas recorrentes. É uma ótima alternativa para quem não tem uma equipe específica de interação ou não tem tempo de conferir a caixa de dúvidas da sua loja virtual.
Informações
Independente de as compras ocorrerem somente pelo virtual é necessário conter os principais dados sobre a empresa. Como endereço, telefone, CNPJ e um breve histórico sobre o início e a trajetória da marca. Isso aproxima o cliente, além de mostrar a seriedade da empresa e passar confiança para a finalização da compra. Outra parte importante é exibir formulários que solicitem os dados de e-mail e telefone dos clientes que tenham interesse sobre o seu conteúdo.
Avaliação
Umas das coisas que ajudam na hora de escolher a loja ou empresa que vai contratar, são as avaliações. Dedicar um espaço para feedback de seus clientes sobre seu produto, entrega e atendimento. As avaliações criam sua imagem como vendedor e mostram a segurança em comprar em seu e-commerce. E facilitam até mesmo que outras pessoas indiquem a sua loja virtual através de suas certificações e avaliações.
Esses são exemplos “simples” de alguns problemas recorrentes de uma loja virtual e suas soluções. Mas um e-commerce é de uma grandiosidade de técnicas e estratégias para gerar resultados. Mas não existe fórmula mágica para aumentar suas vendas e ter sucesso em seu e-commerce. Como costumamos dizer, infelizmente não é uma receita de bolo, mas existem formas que podem nos ajudar a gerar resultados.
Por isso, nesta parte do texto vamos trazer algumas ações que você pode investir para potencializar suas vendas, e são elas:
Otimização
Um site otimizado é fundamental para que ele seja visto nos buscadores do google e assim seja visível para as pessoas que buscam pelo seu tipo de produto ou serviço. É uma estratégia inquestionável e imprescindível, afinal, se você não tem visibilidade com a sua loja virtual, é como se não existisse.
As pessoas que têm interesse em seu negócio precisam encontrar o seu nome já no início de suas buscas, na primeira página do buscador. Até mesmo porque é muito difícil alguém seguir para a segunda página de resultados da pesquisa. E isso só acontece com uma boa otimização do SEO. Através das palavras chave relacionadas ao seu e-commerce, faz com que o seu site esteja nos primeiros resultados sem a necessidade de anúncios, ou seja, de forma orgânica.
Anúncios
Além do SEO, outra forma mais rápida de obter visibilidade com a sua loja virtual é a de investir em anúncios pagos. Com o SEO é necessário investir em conteúdo e construir uma otimização em seu site. Com os anúncios, você pode segmentar o seu conteúdo de forma paga e imediata. Este tipo de ação aproxima seu cliente, trazendo tráfego ao site e aumentando as vendas. Mas existem vários tipos de anúncios, por isso, precisam ser entendidos e escolhidos da maneira correta para o seu tipo de negócio. Os anúncios mais utilizados são através do próprio Google ou nas redes sociais, através de Google Ads.
Redes sociais
Ter um perfil nas redes sociais é algo muito importante, afinal, boa parte senão o público todo, está presente nas redes. Seja através de links ou anúncios, os usuários podem ser encaminhados direto a sua loja virtual. Também nas redes sociais o uso de promoções funcionam muito bem, gerando fluxo ao seu negócio. Pelo Facebook ou Instagram, invista em conteúdos relacionados ao seus produtos ou serviços. Indique sua fanpage, torne suas redes sociais um local de interação com o seu público. Promova conteúdos que sejam atrativas e gerem compartilhamentos. Usar dos recursos do Facebook Ads, para lhe ajudar nas campanhas e anúncios focados no seu negócio.
Blog
Ter um blog para seu e-commerce é quase que indispensável. Através do blog é que você vai estar trazendo todo o conteúdo para o seu público. Tanto conteúdos gerais sobre o mercado, novidades ou assuntos relacionados ao seu negócio e seus produtos. Além de gerar credibilidade, aproxima seus clientes ao seu negócio. Uma vez que seu público acompanha seus conteúdos, conhece você como marca. Entende sua forma de se posicionar e até mesmo pode criar afinidade, tornando as visitas constantes.
Indicação/Formador de opinião
Quem investe em marketing ou estuda sobre isso, sabe que a indicação é a melhor propaganda, não é? Nada mais são, que formadores de opinião, sejam vizinhos, amigos ou até aquele familiar que nos dá uma dica sobre determinado serviço ou produto. Hoje, estar em contato com blogueiros e youtubers, os nossos famosos digital influencers, é bastante válido. Claro que é necessário investir em influenciadores que tenham ligação com o seu tipo de negócio. Todo o tipo de influenciador fala diretamente com seu público e isso faz com que o retorno dessa influência seja quase que instantânea.
Além de estar atento a tudo que pode nos ajudar na hora de aumentar as vendas, também precisamos estar sempre preparados para converter aquilo que não vem dando tão certo. As nossas taxas de rejeição, abandono de carrinho e demais situações que podem acontecer dentro da nossa loja virtual. Por isso, tão importante quanto aprender como vender mais, precisamos aprender como reverter o que pode estar sendo negativo em nossa loja.
Segue a leitura de mais dicas para o sucesso da sua loja virtual!
Abandono de carrinho
São muitos os motivos que podem fazer com que um cliente abandone o carrinho antes de efetivar a compra. Na maioria dos casos, isso acontece pelo alto valor do frete, mas existem outros diversos motivos.
Seu site abre de maneira rápida? Não existe nada mais chato que uma página que funciona de forma lenta. A escolha por comprar pela internet na sua maioria é pela agilidade. E do que adianta optar por um e-commerce que não trás uma boa experiência para o cliente. Outro motivo bem recorrente são as poucas opções de pagamento que sua loja virtual disponibiliza. Estar atento a esses detalhes, oferecer uma oferta de frete grátis, uma possibilidade maior para o pagamento, podem ser algumas das resoluções para o número de usuários com carrinho abandonado na sua loja virtual.
Experiência
Assim como citamos anteriormente, diversas situações dentro de sua loja podem trazer uma experiência ruim para o seu cliente. Além de investir em novas vendas, você precisa se dedicar em manter os clientes que já compraram dentro do seu e-commerce. Tornar um ambiente onde seu cliente queira estar. E isso serve também para as suas estratégias, não adianta bombardear seu cliente com anúncios e conteúdos sem sentido. Isso também gera uma experiência ruim e afasta seu cliente de uma possível segunda compra.
Promoções
Quem não gosta de uma promoção? Seja um cupom de desconto, uma facilidade no pagamento, frete grátis ou um brinde após uma compra. Promoções são sempre uma boa oportunidade para aproximar um novo cliente ou aquele que já é cliente para uma nova compra. Principalmente quando elas vem com aquele apelo de exclusividade ou escassez. Esse apelo faz com que a compra adquira um imediatismo e gere um resultado rápido.
Email marketing
Uma estratégia que pode trazer grandes resultados para seu e-commerce é investir em estratégias de e-mail marketing. Mas para isso é preciso ter um conteúdo qualificado que gere o interesse em quem vai receber este contato. E tudo depende de qual seu objetivo com essa campanha de e-mail marketing. Se é o envio de promoções, informações exclusivas, novidades sobre o mercado ou qualquer outro conteúdo de interesse do seu público. O importante é usar uma chamada criativa que seja atrativa e faça seu cliente ter interesse por sua loja virtual.
Como dissemos no início do texto, o e-commerce veio como um facilitador para nós enquanto empreendedores. Mas gerar bons resultados e grandes vendas dentro da sua loja virtual, exigem dedicação e conhecimento. Não existem soluções milagrosas e sim técnicas e formas de mudar o cenário do seu e-commerce. Claro que mesmo como todo o conteúdo, muitas vezes é preciso de uma equipe especializada para cuidar da melhor forma do seu site.
Trabalho e dedicação, geram resultados. Resultados, geram sucesso. E nós da Tercerize podemos ajudar a gerar tudo isso em seu e-commerce.
Precisa de ajuda? Entre em contato conosco e venha ser mais um case de sucesso da Tercerize!