Para impulsionar um e-commerce: planeje
Para impulsionar um e-commerce o primeiro passo é o planejamento dos seus objetivos e ações, utilizando estratégias de marketing para realizá-las. Não basta você colocar seus produtos em uma plataforma de vendas online e não ser encontrado pelo seu cliente. Para receber notabilidade e credibilidade dos consumidores você precisa planejar seus objetivos de curto, médio e longo prazo, e para isso as estratégias de marketing devem estar presentes, como em uma loja física.
O empreendedor que abre um comércio físico investe em atratividade para seus clientes: seja um bom ponto comercial, um espaço adequado para expor seu produto, ou ainda, um ambiente confortável e com vendedores disponíveis para auxiliar em dúvidas do cliente.
Você que quer empreender ou que já empreende no comércio eletrônico, pode impulsionar um e-commerce pensando nestas questões anteriores e adaptando elas para as vendas de sua loja online. Busque pelo bom posicionamento em sites de busca, tenha seu e-commerce em plataformas adequadas para o seu produto, e disponibilize meios de comunicação que possam esclarecer dúvidas do seu cliente.
Ou seja, pense na experiência do cliente, crie um ambiente responsivo, atrativo e funcional. Tudo para que a jornada de compra seja prazerosa e sem obstáculos que possam levar a desistência da conversão.
Com os objetivos planejados é preciso estratégias de marketing para colocá-los em prática. Entenda que, para impulsionar um e-commerce, outras mídias são tão importantes quanto o uso otimizado da plataforma em que seu comércio está disponível. Tenha um bom planejamento de marketing.
Organize os objetivos do seu negócio e melhore as conversões
Entender o seu negócio e quais são as possibilidades de ações é o primeiro passo para elaborar um planejamento de conversões. Perceba que a venda do seu produto é o que move seu negócio, mas para que isso aconteça é preciso compreender quais passos tornam um possível consumidor em um cliente real.
Tenha objetivos que possam ser mensurados, eles te ajudarão a criar as melhores estratégias para impulsionar seu e-commerce, e isso faz parte do planejamento.
Veja o exemplo a seguir: o e-commerce recebe X visitas, e o objetivo é dobrar esse número, pois em um raciocínio lógico a probabilidade de vendas será maior. Correto até aí. No entanto, nem toda visita precisa ser convertida em uma venda naquele instante, então você pode ter como meta, atrair tráfego, para que você seja notado pelo consumidor.
Outro exemplo: uma compra foi realizada em seu e-commerce. Ou seja, o objetivo de venda foi concluído. Assim, você pode redirecionar este cliente para outra meta: a de fidelização. Tenha em mente que manter um relacionamento com o cliente é mais uma estratégia de marketing. Como fazer isso? Compartilhe conteúdo e ofereça vantagens. Continue lendo e você vai entender mais conforme o texto avança.
No primeiro exemplo a meta que pode ser mensurada é a do aumento de tráfego e o objetivo é criar mais oportunidades de venda, atraindo um público maior. Sempre pensando que cada e-commerce tem suas metas, seus objetivos e através do planejamento escolhe a melhor estratégia.
Isto porque, você pode criar também oportunidades de venda com clientes já existentes, tudo é questão de planejamento de marketing adequado.
No segundo exemplo, a meta de venda foi atingida, no entanto, um cliente pode voltar, mantenha as “portas” do seu e-commerce abertas para ele. Mantenha-se conectado ao cliente: seja lembrado.
Otimize para impulsionar o e-commerce e tenha mais relevância para os buscadores
Na linguagem digital os buscadores são os motores de busca em sites de pesquisa. Então, para impulsionar seu e-commerce seus produtos devem estar otimizados para que os buscadores que entendem os algoritmos encontrem a sua loja online.
Isso quer dizer que, no seu e-commerce os produtos que estão na vitrine digital devem estar bem descritos. A loja online com páginas bem otimizadas ou que produza conteúdo qualificado posiciona-se melhor diante de buscas orgânicas.
Estar na primeira página de buscas é resultado de estratégias de marketing que são planejadas por equipes que entendem o passo a passo dessa atração, conversão, vendas e fidelização de leads.
Lembre da comparação ao ponto comercial de uma loja física. O melhor ponto comercial para uma loja online é a primeira página do buscador.
SEO no e-commerce: Quem não é visto não é lembrado
Bem, esse ditado popular é o que acabamos de te mostrar no parágrafo anterior: tenha um bom posicionamento orgânico e com isto seja notado na internet. Esteja visível para quem busca pelo seu produto.
Para otimizar um e-commerce e verificar o seu impulsionamento, entre as estratégias mais utilizadas está o SEO (Search Engine Optimization). Essa otimização para os motores de busca é a ativação do seu conteúdo/produto através de palavras específicas.
Faremos um post para explicar especificidades do que é o SEO para e-commerce. Então siga nos acompanhando.
Mostre seu e-commerce para quem ainda não o conhece
Conquistar um posicionamento orgânico faz parte de uma estratégia de médio prazo. E se você precisa de resultados de curto prazo, mostre seu e-commerce para quem não sabe que sua loja online existe.
Faça isso com o anúncio pago, que é outra maneira para impulsionar seu e-commerce. Novamente, a melhor estratégia para o seu negócio precisa ser planejada. Uma opção é o uso do anúncio pago para atração de tráfego à sua loja online.
Mesmo que o consumidor prefira clicar em um conteúdo orgânico quando uma marca não é tão conhecida por ele, o anúncio patrocinado é mais uma opção para ser notado.
Através do anúncio, o consumidor pode obter informações relevantes para sua decisão de compra, como saber de:
- frete gratuito
- cupons de desconto de primeira compra
- ou simplesmente cupom de desconto
- encontrar o endereço da sua loja
- ou as variedades de um determinado produto que sua loja oferece
Estas são algumas formas de compor um anúncio. Procure nossa equipe e saiba como fazer a escolha de anunciar pelo Google Ads, e de que maneira sua empresa se beneficia com isto.
No seu e-commerce sempre procure dar o máximo de detalhes do produto, seja por imagens ou textos. Transmita a confiança de que não está sendo nada omitido, clientes online precisam perceber isso antes de efetuar uma compra pela primeira vez.
Gestão de dados: estratégia de relacionamento
Seu e-commerce está em uma plataforma responsiva e amigável, otimizado com técnicas de SEO, tem anúncios pagos para atração de tráfego, e agora?
Se você quer impulsionar um e-commerce e já passou por todas essas etapas, gerencie bem os dados disponíveis. Cruze métricas de conversão e refaça estratégias com a base de dados que você possui.
Mande um e-mail marketing personalizado para aquele cliente que fez alguma ação no seu site, mas não efetuou uma conversão. Ou envie e-mail de acompanhamento do pedido (faz parte da jornada de compra querer acompanhar em que ponto está a transação da compra).
E ainda, relacione-se com o cliente que recebeu seu pedido, sugira conteúdos que possam ser relevantes para ele, mesmo que não sejam o seu produto específico de venda. Conquiste seu cliente e mantenha-o. O relacionamento eficiente com o cliente pode garantir um retorno ou uma propagação positiva na rede dele.
Afinal, a recorrência de um cliente é um benefício que seu e-commerce pode ter ao economizar com em anúncios pagos, por exemplo, pois CRM (Customer Relationship Management) é a gestão de relacionamento com o cliente.
Use os dados em estratégias de relacionamento. Marketing de conteúdo é a melhor estratégia para manter o relacionamento com o cliente.
Seu conteúdo pode chegar para ele como newsletter, indicação de blog post, ou como convite para acessar suas redes sociais. Mantenha ele conectado à sua empresa, mas não seja invasivo. Por isso, mais uma vez, planeje bem para que as escolhas das estratégias de marketing alavanquem seu e-commerce.
Busque sempre uma equipe especializada para planejar isso para você.
A Tercerize pode te ajudar a desenvolver a melhor estratégia para o seu negócio, entre em contato.