Consultoria para E-commerce: para que serve e com quem fazer.
Atualmente, com o aumento do consumo na internet e a grande quantidade de e-commerces, o mercado encontra-se muito competitivo. E estando em um ambiente com diversas oportunidades e grande concorrência, tende a ser um pouco difícil de se destacar dos demais, uma vez que é preciso de estratégias eficazes para a sua empresa aparecer acima das concorrentes.
Existem diversas formas de melhorar esse posicionamento, de modo a aumentar as vendas e otimizar os resultados. Porém, diante de tantas estratégias que são oferecidas, é comum se perder e até mesmo jogar dinheiro fora, apostando em estratégias que não funcionam para o seu negócio.
Por isso, antes de investir, é importante que você entenda como o mercado funciona, quais estratégias têm dado certo para seus concorrentes e fazer um planejamento onde seja possível ter uma noção clara do quanto será preciso investir para ter o resultado que você procura. Se você não é um profissional de marketing ou tem dificuldade para acompanhar as evoluções constantes deste mercado, uma boa solução é contratar uma consultoria para e-commerce.
Uma consultoria não vai te oferecer milagres e nem aplicar as chamadas fórmulas prontas, comumente divulgadas na internet como solução para os seus problemas. Isso porque a consultoria funciona de forma individualizada, levando em conta as características do seu negócio e te ajuda a fazer todas as ações de forma muito bem planejada. Por isso, o profissional responsável por prestar a consultoria deve ter conhecimento e especialização no assunto para lidar com as estratégias.
Pensando nisso, separei algumas das principais informações sobre a consultoria para lojas virtuais para você entender como funciona, quais são os benefícios e tirar todas as suas dúvidas perante ao assunto. Veja como uma consultoria para e-commerce pode alavancar as suas vendas!
O que é uma consultoria para E-commerce?
Na teoria, a consultoria consiste em uma atividade profissional que visa diagnosticar e apresentar soluções para um determinado negócio. Isto é, o profissional será encarregado de aplicar seus conhecimentos e buscar soluções que melhorem o desempenho do e-commerce, de forma estruturada e estratégica, para que os resultados sejam totalmente positivos para a empresa. Basicamente, o que diferencia uma consultoria da contratação de um serviço de agência, por exemplo, é que na consultoria ocorre uma união de forças entre empresa e consultor e, através dos conhecimentos de ambos sobre produto X mercado X estratégias de e-commerce, são planejadas ações e estratégias a curto, médio e longo prazo.
Para você compreender melhor, a consultoria específica para e-commerce funciona da seguinte maneira:
Investigação
O primeiro passo para realizar a consultoria é a investigação. Nesta etapa, verificamos o tamanho do seu empreendimento, os produtos vendidos, as características do público-alvo, as metas e até mesmo as dores e as dificuldades da sua loja. Dessa maneira, para verificar a real situação do e-commerce, a investigação pode ser realizada por meio da avaliação de métricas, como o número de visitantes no seu site, quem são seus leads, cálculo de retorno sobre o que é investido e entre outros dados que são considerados. Assim, a investigação será o direcionamento para a preparação das estratégias de marketing.
Definição da persona
De nada adianta você preparar as ações certas, mas não saber para qual público direcioná-las. É imprescindível definir as personas da sua loja antes mesmo de estabelecer as estratégias, pois com as características e a personificação do cliente ideal da sua marca, conseguimos escolher qual o tipo de linguagem, por qual canal de comunicação divulgar e como abordar esse tipo de público de maneira mais eficaz.
Definição das estratégias
Após a pesquisa detalhada sobre o seu segmento de atuação, sobre as métricas da sua loja e a definição da sua persona, chegou o momento de definir as estratégias. Isso requer muito conhecimento por parte do profissional da consultoria e dedicação do cliente, pois as ações que serão definidas precisam ser cumpridas à risca para trazer um resultado positivo para a loja, caso contrário serão feitas em vão.
É evidente que nem todas as estratégias darão certo, a experimentação também faz parte deste processo. Porém, todo negócio precisa saber se posicionar dentro do mercado para conseguir bons resultados. Por isso, os experientes profissionais devem fazer uma leitura do mercado e de como posicionar a sua empresa nele. Desse modo, só a partir disso e das informações arrecadadas, é traçado um plano de execução que engloba tanto ações comerciais e de marketing, como também de relacionamento com o público.
Sendo assim, o consultor de e-commerce será o especialista responsável por avaliar o momento exato em que o negócio se encontra, bem como a sua situação e suas particularidades. Assim, essas informações servirão como base para a criação da solução personalizada a partir das necessidades e dores da sua loja virtual.
Vantagens da consultoria para e-commerce
Conforme visto, a consultoria não consiste na realização de tarefas e, sim, no aconselhamento. Justamente por isso que o dono de E-commerce e sua equipe devem ter dedicação para ter bons resultados, isso porque a consultoria trata-se de uma parceria entre o profissional responsável e os líderes da loja virtual.
Portanto, reunimos aqui as principais vantagens de contar com uma consultoria para e-commerce, confira:
Melhor direcionamento para as ações
Você terá o auxílio de um profissional especializado no assunto para te direcionar e proporcionar bons ganhos com as ações realizadas, até porque de nada adianta você saber o que precisa ser feito, mas não ter conhecimento o suficiente para realizar.
Experiência de mercado
Uma das maiores vantagens da consultoria é a experiência do especialista encarregado, visto que o mesmo já acumula conhecimentos a partir da sua experiência, formação e vivência na prática. Principalmente para os empreendedores que estão recém começando no mundo virtual, essa experiência é fundamental para impulsionar e otimizar os resultados. Assim, consultorias totalmente focadas em e-commerces repassam esse tipo de conhecimento para a sua loja virtual, reforçando ainda mais os ensinamentos e melhorando os resultados.
Capacidade criativa
Mercado saturado e competitivo requer criatividade, não é? Até porque ter um repertório de estratégias e ações é interessante para reforçar as soluções e colocar a sua loja em destaque. Ainda mais sendo que o responsável pela consultoria será uma pessoa que possui uma visão externa da sua empresa, apresentando ideias e melhorias mais diferenciadas do que você e sua equipe possuem.
Gestão de riscos
Muitos empreendedores não sabem o quão importante é a gestão de riscos. No entanto, eles não imaginam que cada ação tomada ou até mesmo a falta dela apresenta um risco de baixa, média ou alta gravidade.
Como funciona a minha consultoria?
A consultoria funciona através das seguintes etapas:
Para quem já tem loja virtual:
- Realização de Diagnóstico da Operação de E-commerce;
- Realização de Diagnóstico das Campanhas de Google, Facebook e Instagram;
- Planejamento Básico de Marketing para E-commerce realizado em conjunto com o cliente;
- Apontamento de melhorias em nível de plataforma, ferramentas e anúncios;
- Definição de Etapas e Tarefas;
- Definição de expectativas e resultados;
- Acompanhamento semanal das tarefas;
- Acompanhamento mensal de resultados;
- Grupo fechado com conteúdos exclusivos;
- Reunião Mensal Coletiva para retirada de dúvidas.
Para quem não tem loja virtual:
- Planejamento de Implantação de e-commerce realizado em conjunto com o cliente;
- Escolha da melhor plataforma de e-commerce;
- Escolha do melhor ERP;
- Ajuda na escolha do melhor layout;
- Auxílio na escolha do melhor método de pagamento;
- Ajuda na escolha do melhor método de entrega;
- Ajuda para criação de regras de negócio;
- Indicação de parceiros;
- Ajuda na publicação da loja.
Dúvidas Frequentes sobre a consultoria para E-commerce:
Além de tudo, existem algumas dúvidas frequentes que surgem quando o assunto é e-commerce e, com isso, vou aproveitar e respondê-las com vocês.
- A criação das campanhas estão inclusas? Não, apenas o diagnóstico e apontamento de melhorias.
- Os ajustes em minha loja estão inclusos? Não, fazemos apenas o apontamento e os ajustes podem ser feitos por outra empresa ou contratados separadamente.
- As artes dos anúncios estão inclusos? Não, apenas análise das mesmas, para verificar se estão dentro do padrão esperado e planejado.
- Vocês implantam a loja? Sim, porém estes custos extras para a implantação não estão incluídos no valor da consultoria.
- Posso cancelar a qualquer momento? Sim, basta avisar com 30 dias de antecedência.
Gostaria de levar sua loja para um outro patamar de faturamento? Então entre em contato conosco no formulário de orçamento no menu superior direito e comece agora mesmo a mudança que o seu e-commerce precisa!