O método data-drive consiste na análise e interpretação de dados acumulados em bancos com grande volume de informação, utilizando sua compreensão para segmentar precisamente a oferta de produtos e serviços. O cruzamento desses dados proporciona uma análise do perfil de consumo que substitui a base intuitiva das estratégias de venda por uma em informações concretas.
O cruzamento de informações qualitativas e quantitativas extraídas do big data são um meio eficaz de atender a necessidade de uma segmentação de mercado cada vez mais precisa e da individualização do processo de compra, baseando as estratégias e implementação de ações de marketing digital nos dados gerados a partir da experiência do consumidor, utilizando por exemplo o seu histórico de navegação. Com isso, torna-se possível que a empresa otimize processos e responda com exatidão perguntas sobre algumas temáticas essenciais para um planejamento eficaz, tais como:
- público-alvo
- eficácia de abordagem
- alterações nas tendências e propensões de compra
- riscos
Antes das estratégias guiadas por dados, as ações e os planejamentos estratégicos dependiam muito mais de intuição e deduções, favorecendo falhas e erros de cálculo que resultam em perda de tempo, mão-de-obra e investimentos. Com a utilização do data-drive, é possível conhecer a fundo o mercado e os clientes: o fluxo de dados gerado diariamente pode ser analisado com a finalidade de acompanhar em tempo real, por exemplo, as constantes mudanças de tendência de compra. Além disso, também é possível utilizar essas informações a favor do seu negócio de inúmeras outras maneiras, podendo aumentar de maneira expressiva as chances de sucesso nos mais variados aspectos relacionados não só ao marketing mas também todo espectro de oferta e demanda do mercado.
O data-drive representa hoje o processo de otimização mais promissor do mercado. Embora seja um processo recente, novas ferramentas e métodos de automação para “otimizar a otimização” têm sido apresentadas constantemente, visando facilitar os processos tanto para as empresas quanto para os cliente. Grandes marcas já estão adaptando-se a metodologia guiada por dados e sua eficácia tem surpreendido e interessado diferentes setores do mercado.