O que é e-mail remarketing?
O e-mail remarketing é uma ferramenta do marketing digital que utiliza o e-mail como estratégia de venda, oferecendo conteúdo baseado em dados que possibilitam ajustes de ofertas de acordo com históricos de navegação. Essa estratégia soluciona problemas como desistência de compra e clientes inativos, viabilizando a recompra e a conversão de visitantes em clientes.
Para a obtenção de bons resultados, é indispensável a realização de um planejamento de marketing digital que priorize os dados e informações disponíveis sobre o cliente, principalmente os que dizem respeito à navegação. Tais dados são a “galinha de ovos de ouro” do método de e-mail remarketing, pois é através deles que a oferta ideal é apresentada especificamente ao possível cliente.
Imagine a seguinte situação: uma pessoa está em busca de um presente de dia das mães. Indecisa, ela navega por páginas de cosméticos, calçados e itens de decoração. Porém, por algum motivo não efetua a compra. Alguns dias depois, essa pessoa recebe um e-mail oferecendo kits temáticos com produtos semelhantes e um cupom de desconto, além de links com ofertas. As chances desse cliente realizar a compra aumenta, pois a empresa passa não só a identificar como também oferecer uma solução imediata e condições especiais para atender às necessidades e desejos do cliente.
Múltiplas funcionalidades
O e-mail remarketing também pode ser utilizado para aumentar a comunicação e estreitar relações. É possível usar as estratégias para instigar a compra e ao mesmo tempo identificar o motivo de desistência das compras no mesmo e-mail, por exemplo. A individualização do atendimento aproxima o negócio do cliente, sendo uma das principais marcas do marketing digital de sucesso no cenário atual do mercado. Quando fazemos o possível consumidor sentir-se especial, cria-se um laço afetivo com a marca, gerando maior confiança e simpatia.
É essencial que a comunicação seja ágil e eficiente: as automações devem ser programadas de maneira estratégica e a mensagem ser precisa para o perfil de cada cliente. Por isso é necessário que o e-mail remarketing componha um planejamento estratégico de marketing, visando a conversão de clientes e a recompra, além de levar sempre em consideração a identidade da empresa.
Porém tal planejamento precisa garantir que a oferta seja constante, porém não excessiva: entender o espaçamento de tempo necessário e a quantidade de e-mails a serem enviados são peça-chave para o sucesso da estratégia, evitando a flodagem e o consequente incômodo por volume de tentativas de contato.
Eficácia garantida do e-mail remarketing
De acordo com a pesquisa de mercado realizada pela Forrester Research, a utilização do e-mail remarketing apresenta uma eficácia 18 vezes maior que as demais estratégias de correio eletrônico, tendo a capacidade de aumentar em 4 vezes as vendas em negócios de e-commerce.
Embora o e-mail marketing tenha sido dado como morto por muitas empresas como um meio ineficaz de comunicação, pesquisas realizadas nos EUA apontam que mais de 7o% da geração Y não só prefere comunicar-se com empresas através de e-mail, como também depende da ferramenta para realizar compras online.
Tais informações comprovam, em dados, a eficiência da utilização do e-mail remarketing planejado e assertivo: tudo é questão de analisar, compreender e atender às necessidades e interesses do cliente.