O e-mail remarketing consiste na estratégia de entrar em contato com clientes via e-mail após identificar situações de desistência de compra. É uma ferramenta essencial no processo de recompra, responsável pela conversão de visitantes à clientes. Tal conversão se dá no planejamento de uma campanha de marketing voltada especificamente ao visitante que abandona o carrinho ou está “somente dando uma olhadinha”, impactando-o com base no interesse já demonstrado por produtos específicos.
Uma vez que o comprador escolhe X produtos mas não efetua a compra, o e-mail remarketing é enviado direcionando produtos relacionados ou complementares. Também é possível criar automações que enviem o e-mail remarketing para os clientes que visitaram páginas específicas, oferecendo de produtos e condições especiais (como ofertas e descontos) com base no interesse previamente demonstrado.
Ferramenta de aproximação
O e-mail remarketing pode ser utilizado para estreitar relações e comunicar-se com o cliente. É possível usar as estratégias anteriores e ainda identificar o motivo de desistência das compras, por exemplo, no mesmo e-mail. A individualização do atendimento aproxima o negócio do cliente, sendo uma das principais marcas do marketing digital de sucesso no mercado atual. Quando fazemos o possível consumidor sentir-se especial, cria-se um laço afetivo com a marca que gera confiança e simpatia.
É essencial que essa comunicação seja ágil e eficiente: as automações devem ser programadas de maneira estratégica e a mensagem ser precisa para o perfil de cada cliente. Por isso é necessário que o e-mail remarketing componha um planejamento estratégico de marketing, visando a conversão de clientes e a recompra, além de levar sempre em consideração a identidade da empresa.
Porém tal planejamento precisa garantir que a oferta seja constante, porém não excessiva: entender o espaçamento de tempo necessário e a quantidade de e-mails a serem enviados são peça-chave para o sucesso da estratégia, evitando a flodagem e o consequente incômodo por volume de tentativas de contato.
Eficácia garantida do e-mail remarketing
De acordo com a pesquisa de mercado realizada pela Forrester Research, a utilização do e-mail remarketing apresenta uma eficácia 18 vezes maior que as demais estratégias de correio eletrônico, tendo a capacidade de aumentar em 4 vezes as vendas em negócios de e-commerce.
Embora o e-mail marketing tenha sido dado como morto por muitas empresas como um meio ineficaz de comunicação, pesquisas realizadas nos EUA apontam que mais de 70% da geração Y não só prefere comunicar-se com empresas através de e-mail, como também depende da ferramenta para realizar compras online.
Tais informações comprovam, em dados, a eficiência da utilização do e-mail remarketing planejado e assertivo: tudo é questão de analisar, compreender e atender às necessidades e interesses do cliente.