Você sabia que em qualquer projeto de e-commerce, o correto é começar por um ERP? Acredita-se que tudo começa pela escolha da plataforma que a loja virtual será instalada, porém, ao contrário do que muitos pensam, um bom ERP para e-commerce é a chave principal para iniciar um negócio.
O motivo é muito simples: o ERP funciona como o “cérebro” da sua loja virtual e, a partir dele, é possível estruturar todo o seu e-commerce. O ERP, também chamado de Enterprise Resource Planning, é um sistema que tem integração com um vasto número de plataformas e que permite que você controle diversos pontos da gestão da sua loja como estoque, sistema fiscal e entregas, em um único lugar. Além disso, a gestão da loja através do ERP permite que você consiga, caso necessário, migrar de plataforma de forma rápida e segura, sem perda de dados como produtos e histórico de clientes e pedidos.
Quer saber mais sobre esse sistema? Então continue no artigo.
O que é ERP para e-commerce?
O Enterprise Resource Planning, ERP, nada mais é do que um sistema que tem como principal função a gestão de processo e o armazenamento de informações que fazem parte da administração de uma empresa, como o fluxo de caixa, logística, estoque e entre outros. No que diz respeito às lojas virtuais, o ERP para e-commerce controla e organiza todas as etapas e rotinas do empreendimento.
Seu nível de complexidade depende dos módulos adquiridos pela empresa. Assim, cada módulo apresenta soluções para atender às necessidades de um determinado departamento de uma empresa. Usando de exemplo a logística, os módulos do ERP controlariam os sistemas de entrega e controle de estoque. Já para as vendas, seriam o armazenamento de dados de clientes, histórico de compras, produtividade da equipe e entre outros. Os casos utilizados são apenas exemplos, pois o ERP abarca tanto logística e vendas quanto recursos humanos e o financeiro de uma empresa.
ERP para o marketing
Embora o ERP pareça ser um sistema mais focado na administração e estruturação de uma empresa, ele também pode ser muito útil para o marketing. Isso porque, a partir dos dados coletados, é possível averiguar e aprimorar o desempenho de produtos e campanhas, evitando assim o estoque parado e a perda de dinheiro.
Desse modo, algumas das vantagens de automatizar esses aspectos mais burocráticos são:
- Aumento de controle;
- Ganho de tempo;
- Produtividade;
- Bom planejamento estratégico;
- Aumento dos ganhos.
O ERP para e-commerce, portanto, é o sistema mais adequado para ter em sua loja virtual, visto que ele terá um impacto positivo em seu negócio, transformando ele em um verdadeiro sucesso. Mas é claro que para garantir que essa ferramenta de gestão seja administrada com eficiência, é preciso do auxílio de profissionais especializados no assunto.
Quer saber mais sobre a nossa agência e serviços? Acesse o nosso site ou se inscreva no formulário ao lado para conversar conosco. Além disso, continue nos acompanhando aqui no blog para receber mais conteúdos como esse. Como também, nos siga nas redes sociais para estar sempre por dentro dos assuntos mais comentados do mundo do marketing digital.