Estratégias são imprescindíveis quando o assunto é e-commerce. É através delas que a empresa gera movimentação nas páginas, facilita os processos internos e externos da empresa, analisa a melhor forma de abranger visitantes e clientes, além de conseguir realmente conquistar novos leads e também novas vendas. Por isso separamos 5 estratégias para e-commerce, as quais você poderá utilizar na sua loja e alavancar suas vendas:
- Marketing de conteúdo
Marketing de conteúdo está entre uma das mais eficientes estratégias para e-commerce. Com a realização e disponibilização de conteúdo, a empresa consegue passar seu conhecimento e se tornar confiável. Além de construir e gerar autoridade, principalmente através do Google, pois impacta no rankeamento dos mecanismos de buscas, trazendo tráfego para o site ou blog. Sabemos que sem visitantes, não há clientes, por isso é importante investir em marketing de conteúdo com o objetivo de atrair visitantes para a sua loja e com isso, gerar mais receita (R$).
- Criação de Blog
Depois de entender o quanto marketing de conteúdo é importante nos processos de marketing digital para e-commerce, você vai entender a importância de ter um blog disponível em sua loja virtual. Ao produzir e disponibilizar conteúdos dentro do blog, quem estiver procurando pelo tema, pode encontrar seu link e com isso, você terá visitantes que poderão ser convertidos em clientes através de outras estratégias ou que simplesmente irão gostar do que viu e acessar sua loja para saber mais. Pois de qualquer forma, você pode divulgar conteúdos que incentivam a compra e que tirem possíveis dúvidas da sua persona.
- Estratégias SEO
Com produção de conteúdo e blog, o SEO é ainda mais indispensável. O SEO no e-commerce possibilita atrair tráfegos qualificados para seu negócio através das palavras-chaves determinadas em nível de importância para sua loja virtual. Assim, você aumenta as chances de alguém que têm interesse e está procurando por aquele determinado termo (que também será a palavra-chave) encontrar e se interessar pelo seu negócio. E quanto melhor estiver o SEO, mais pessoas interessadas encontrarão seu link e com isso, há mais chances delas serem convertidas em clientes.
- Remarketing
A utilização do remarketing como estratégias de e-commerce auxilia a aumentar as taxas de conversão. Essas conversões podem ser feitas com anúncios para usuários que já visitaram a loja, mas não adquiriram nenhum produto, assim o remarketing terá o objetivo de fazê-lo voltar e finalmente comprar. Também pode ser usado como estratégia de vendas o “e-mail remarketing”, onde a loja inicia um processo de nutrição para que o visitante receba promoções relacionadas ao produto que visitou ou relacionadas a outros produtos que tenham haver com algum produto que ele já comprou (induzindo a comprar mais). A ideia é fazer esse usuário ficar cada vez mais próximo, se tornando de fato um cliente
- Pós-compra
Como uma excelente utilidade dentre as estratégias para e-commerce, o pós-compra permite que a empresa fidelize clientes, fazendo com que os mesmos voltem mais vezes na loja e adquiram produtos constantemente ou que indiquem a loja para seus amigos e conhecidos. É com o pós-compra que o cliente passa a avaliar a loja como “uma boa-experiência”. E podemos concordar: nada melhor do que clientes fiéis e satisfeitos, não é mesmo? O pós-compra pode ser feito com e-mail marketing, por exemplo. Pode ser enviado algum e-mail agradecendo pela compra ou até perguntando como foi a experiência. No caso, dando atenção ao cliente e demonstrando que a loja está ao seu dispor!