Dicas de inbound marketing para empresas
Neste Dia do Comerciante queremos compartilhar algumas dicas de inbound marketing para empresas. Antes de mais nada, nosso objetivo é ajudar você a melhorar os resultados do seu comércio. Ainda mais levando em consideração que muitas empresas estão cada vez mais inseridas no meio digital. Situação que ocorre de forma veloz, tanto pelos avanços tecnológicos, quanto pelas imposições da atual pandemia.
Dia do Comerciante: origens
Mesmo sendo uma atividade de troca com fins lucrativos, historicamente inserida na sociedade, a profissão só ganhou reconhecimento em lei, no Brasil, no ano de 1953. E são tais diretrizes, estabelecidas há pouco mais de meio século, que asseguram o serviço oferecido por estes profissionais.
Ao mesmo tempo que nosso intuito é te ajudar a olhar o presente e se preparar para o que estamos vivendo enquanto marketing digital, que tal uma curiosidade sobre origem?
Acredita-se que a palavra comerciante seja uma derivação do latim tardio ‘comerciare’ que seria o mesmo que ‘negociar’, e também estaria relacionada ao latim ‘merx’, que significa mercadoria. Logo, em interpretação livre é a ‘negociação de mercadorias’.
Outras origens também são aplicadas à palavra comerciante. Como a união de uma palavra de origem latina, em que a definição de ‘mercari’ seria tráfego; com a palavra francesa ‘mercis’, que significa mercadoria.
Dessa forma, pensemos que o comerciante precisa se preocupar com a atração do tráfego para que suas mercadorias sejam negociadas. E que este mesmo comerciante precisa também conseguir manter as relações com seu clientes ou a comunicação com quem já demonstrou interesse por suas mercadorias (ou serviço).
É aqui que voltamos a usar o termo inbound marketing para empresas, que consiste em atrair, converter e manter o relacionamento com o cliente ou o lead. Afinal, você deve ter percebido que em nenhum momento deixamos esse assunto de lado, não é mesmo?
Essa atração e a manutenção do relacionamento tem sido feita de formas diferentes ao longo dos anos. Se antes só era “permitido” comunicar seu produto na hora de tentar vendê-lo, agora toda a comunicação feita no pré-venda, influencia na decisão de compra ou recompra do público.
Inbound X Outbound marketing
O que chamamos de pré-venda, é justamente onde se pratica o inbound marketing, mas não exclusivamente. Pois o pós-venda também entra nesta equação. Se você já ouviu o termo inbound marketing provavelmente também já tenha se deparado com o outbound marketing.
O que mais se destaca na diferenciação destes processos é que no primeiro o comerciante mostra a solução para alguma demanda que o público já está procurando resolver. Enquanto no outbound marketing o processo de oferta do produto é mais interruptivo, já que a pessoa não está buscando por algo que o comerciante está oferecendo.
A metodologia de outbound marketing consiste em identificar seus possíveis clientes e gerar neles o interesse pelo seu produto ou serviço, antes da equipe de vendas entrar em contato para fazer uma proposta. Essas ações são feitas através de e-mails e mensagens que tem como objetivo identificar o momento certo em que o cliente esta apto a receber uma oferta.
Esta estratégia pode demorar um pouco mais para dar resultado, comparado com outras formas de venda, por depender de uma sequência de ações. Por isto, ela costuma ser utilizada para vendas mais complexas e consultivas,, como softwares e soluções para grandes empresas.
Vantagens do inbound marketing para empresas
Ao compartilhar conteúdo, o que também é chamado de marketing de conteúdo, você apresenta soluções para problemas existentes. Estes conteúdos fazem o mesmo papel de um vendedor em uma loja física. Mas não basta que falem bem do seu produto, eles precisam responder todas as dúvidas do cliente.
O inbound consiste em atrair o cliente através do marketing de conteúdo e prender a atenção dele até o momento da compra, ajudando na decisão. Para isso, o primeiro passo é conseguir a autorização do possível cliente para entrar em contato com ele. Esta permissão é dada de diversas formas. Pode ser através da assinatura de uma newsletter ou o download de uma isca digital, por exemplo.
Ou seja, a pessoa acessou seu site e criou uma conta ou preencheu um formulário? Você já poderá enviar e-mail marketing para ela. Essa é uma das ferramentas mais utilizadas no inbound marketing para empresas. Aqui você segmenta o público-alvo, além de identificar em que ponto da jornada de compra o possível cliente está.
Mais aproximação com o público. Redução de custos com marketing. Ticket médio elevado. Menor tempo na jornada de compra. Está se perguntando se é apenas isto? Saiba que não!! São inúmeras as vantagens, por isto grifamos algumas delas em sentenças separadas para enfatizá-las.
Com o inbound marketing você aumenta seu poder de persuasão, pois acaba oferecendo informações que alimentam as decisões do possível cliente. Agora, sabe porquê a jornada de compra ocorre em tempo reduzido? Ela é direcionada. Ou seja, você oferece o conteúdo personalizado a cada etapa do seu funil de vendas. E isto acaba refletindo na escolha do cliente.
Esse processo também ajuda na confiança que o cliente sente ao fazer suas compras, ele acaba tendo um ticket médio maior, quando é impactado pelo marketing de conteúdo. Quanto aos custos, eles acabam reduzidos porque não envolve uma equipe de vendas, por exemplo. Você acaba utilizando blogs, redes sociais, o próprio e-mail marketing para mostrar o seu produto.
Logo, esses canais acabam gerando buscas orgânicas, se bem otimizados e bem recheados com o que sua persona procura. Faça boas escolhas para o seu comércio. O inbound marketing é com certeza o processo indispensável para comerciantes.
Apenas o comércio eletrônico tem esse benefício?
Claro que não, até porque o comércio pode estar no físico e no digital, ou apenas em um dos dois e ainda ter as vantagens do inbound marketing. Mesmo que sua loja não tenha uma versão online, você pode ter contatos de celular que foram autorizados a receber informações, seja no ato de uma compra, ou quando simplesmente o público estava “dando uma olhadinha” em sua loja.
Sim! O SMS também é utilizado no processo do inbound marketing. O importante é comunicar e conseguir compartilhar o seu produto acompanhado de conteúdo que seja capaz de atrair e envolver o cliente.
Sua loja não tem um site? Você pode ter uma Landing Page, que em tradução do inglês é ‘página de aterrissagem’. Esta estratégia de marketing é voltada especificamente para a conversão. Ela é objetiva e não tem muitos obstáculos para a finalização da ação que você escolheu no seu planejamento de marketing.
Viu como são diversas as possibilidades que o digital pode oferecer aos comerciantes?
Siga acompanhando nosso conteúdo e as dicas que trazemos no blog e em nossas redes sociais. Aproveite para entrar em contato saber mais sobre nossos serviços.