Quem já trabalha com estratégias para e-commerce já está acostumado a falar e viver o seu dia a dia com Inbound marketing. Não é mais novidade que essa modalidade é essencial para atrair e conquistar o interesse de novas pessoas para o nosso negócio. Com o Inbound para E-commerce entendemos o perfil do nosso cliente, desde suas necessidade, até as suas dores. Sabe que na teoria o Inbound nos ajuda a aproximar, conquistar e por fim transformar seu lead em um cliente. Mas na prática você sabe desenvolver a metodologia Inbound em seu negócio?
Quem já trabalha com estratégias de marketing há algum tempo, está familiarizado com a metodologia baseada em interrupção, a ação direta de contato com o cliente conhecida como Outbound. No Inbound, muito mais do que agilidade, o objetivo da estratégia é fazer com que esse cliente percorra um caminho até entender a necessidade que tem pelo seu produto ou serviço. Para isso precisamos entender as etapas que existem no processo Inbound de Inbound para E-commerce, que se dividem em atrair, converter, fechar e encantar.
Atrair
Tendo em vista que você já criou a Buyer persona do seu negócio, vai ser com base nisso que você vai entender as necessidades e interesses de seu futuro cliente. Afinal, precisamos atrair pessoas que realmente sejam o perfil de público que o nosso negócio procura. Sabendo isso, precisamos entender que a metodologia Inbound é com base no orgânico, ou seja, precisamos de conteúdo. Esse conteúdo precisa ser atrativo e precisa gerar interesse imediato do nosso público para assim atrairmos ele a olhar para o nosso e-commerce.
Converter
Chegando nessa parte nós já conseguimos atrair o nosso público, mas precisamos fazer ele seguir em nosso planejamento, convertendo assim essas visitas no site em leads. Mas como segmentar um conteúdo, se não temos informações o bastante deste possível cliente? Por isso nesta etapa, vamos investir em conseguir mais informações sobre o nosso lead. Vamos investir em formulários, calls to action e landing pages para que o cliente nos forneça suas principais informações. Mas assim como na fase de atrair, precisamos manter o nosso foco em conteúdos atrativos que façam com que o nosso cliente clique nesses formulários e forneça o que estamos solicitando. São elas informações de telefone, e-mail, profissão e região, por exemplo, mas isso varia conforme o que você achar necessária saber de seu cliente.
Fechar
Aqui nesta etapa o cliente já está no fundo de funil, ou seja, ele já sabe que tem um problema e precisa resolver. Então é neste momento que você vai transformar esse lead finalmente em um cliente. Por isso, o momento de converter é tão importante, pois se você conseguiu as informações desse lead, você já sabe como convencê-lo que o seu produto ou serviço é o ideal. Através de e-mail marketing você pode criar um relacionamento com esse cliente e fazer com que ele tenha contato com o seu produto. Ele já está decidido que precisa comprar, você só precisa instigá-lo a finalizar essa compra e se tornar um cliente efetivamente.
Encantar
Nesta etapa esse lead já se converteu em um cliente, porém, a atenção e o planejamento continuam. Afinal, será a partir deste ponto que você vai fazer com o que o cliente mais do que conheça seu negócio, admire e confie no seu serviço. E se houver essa confiança, ele retornará e indicará sua marca para outras pessoas com as mesmas necessidades. É de extrema importância seguir nutrindo esse cliente com conteúdos elaborados e que sejam de seu interesse. Assim, vamos estabelecer uma relação de confiança com o nosso cliente.
Agora que já entendemos as etapas que existem para que o processo Inbound de Inbound para E-commerce aconteça, precisamos ter em mente que a parte mais importante do Inbound é ter uma boa lista de contatos. E para construir esta lista, precisamos entregar um bom conteúdo para os nossos leads, como uma troca pelas informações que precisamos ter. Sabendo as etapas, agora precisamos entender quais as ferramentas que nos ajudam na hora de seguir no processo Inbound. Entre as mais usadas, podemos citar:
Formulários
Formulários, são questionários que contém campos de preenchimento de informações. Os formulários são criados conforme a necessidades de informação que você precisa para segmentar seu público com base na sua buyer persona. Você precisa criar um formulário pensando nas informações que são úteis para o seu tipo de negócio ou produto que comercializa. Não exagere na quantidade de espaços no formulário, afinal, precisamos que o nosso cliente queira responder todas as informações.
Calls to Action
Conhecidas popularmente como CTA´s, são ações que tem que ser bem desenvolvidas, pois precisam ser atrativas para que os clientes acessem. A CTA, é um link que leva o seu cliente a realizar uma ação dentro do seu site ou loja. Como por exemplo, um acesso para baixar e-book ou acessar um texto.
Landing Pages
Landing pages são páginas de aterrissagem, ou seja, uma página em que o cliente é enviado cheia de iscas para conversão. Todo o conteúdo de uma landing page precisa ser pensado diretamente pensando no perfil do cliente. Precisa ter um conteúdo atrativo, desde a parte visual, como cores vivas, imagens de boa qualidade e claro um conteúdo relevante.
Agora que você já aprendeu a atrair, converter, fechar, encantar seu cliente e entendeu as ferramentas que podem lhe auxiliar. Você já pode construir uma boa estratégia de Inbound para o seu e-commerce. Ainda tem dúvidas? Entre em contato, nós da Tercerize queremos fazer do seu negócio mais um de nós nossos cases de sucesso.