Para vender seus produtos ou serviços através da internet, devemos entender que conteúdo é a estrela de qualquer projeto de marketing digital de resultados e vendas. Será através dele que você ou sua empresa será referência em seu segmento. Por isso o seu negócio deve entregar conteúdo relevante em todas as etapas de vendas.
Pense na seguinte situação:
Uma pessoa quer comprar um carro. Antes ela ia até a concessionária, perguntava as informações do carro para o vendedor e efetuava a compra. Hoje, até ela efetuar a compra, ela passa por um longo processo de tomada de decisão, processo conhecido dentro do campo do marketing como funil de vendas.
Esta pessoa busca opiniões sobre o carro com seus amigos, assiste vídeos no youtube sobre o carro, lê reviews em blogs especializados e lê cometários no facebook. Quando esta pessoa chega na concessionária ela já conhece o carro e já está decidida qual modelo vai comprar. O vendedor não tem mais o papel de conceder as informações e convencer, mas apenas o de efetuar o pedido e faturar.
Perceba que desde o momento que a pessoa pensou em trocar de carro até a tomada de decisão ela consumiu conteúdo em cada uma das etapas do funil de compra. No processo de compra da atualidade, o conteúdo é rei e pessoas compram de pessoas. É importante não somente oferecer conteúdo relevante e de qualidade, como também ser e ter autoridade no assunto.
Como funciona o processo de Marketing Digital para vendas:
O marketing digital para vendas consiste no geral em quatro etapas, sendo elas:
- Atração: atraímos seus possíveis clientes através de anúncios, conteúdos em blogs, redes sociais e site.
- Conversão: Uma vez que o cliente chega ao seu site, capturamos seu e-mail ou qualquer outro contato;
- Apresentação da oferta: Uma vez capturado o e-mail, oferecemos conteúdo qualificado para cada etapa do funil (nutrição de lead). Após ele passar por todas as etapas do funil, apresentamos uma oferta de produto ou serviço;
- Relação: Após o cliente efetuar uma compra, enviamos newsletter com conteúdo relevante de acordo com o perfil de compra;
- Recompra: Direcionamos o cliente para um novo funil, oferecendo novos produtos que também estejam relacionados com o perfil de consumo.
Quais são as vantagens desse método?
- Equipe de vendas sempre motivada
- Aumento das vendas
- Mais barato que ações de Google Adwords tradicionais
- Mais eficiente que outras formas de marketing
- Retorno do investimento acima do mercado