Hoje em dia quase todo o mundo tem acesso a internet e quem tem, já não consegue desgrudar dela, não é mesmo? Não há possibilidade de imaginarmos o mundo sem internet, ela faz parte do nosso dia-a-dia constantemente. Utilizamos internet para pesquisar desde as coisas mais simples, como o telefone de uma empresa de lanches da cidade, até as coisas mais complexas, como realizar pesquisas de opinião pública ou desenvolver um software de gestão de projetos. A internet facilitou muitos processos da nossa vida, nos economiza tempo e também serve para gerar empregos. Já reparou que o Marketing Digital está seguindo cada passo desse nosso assunto? Assim como a internet, ele está nos acompanhando diariamente agora.
O Marketing Digital faz parte da vida de qualquer pessoa com acesso à Internet.
Alguma vez você já entrou nos sites de busca para procurar por produtos ou serviços? Claro que sim, né! Seja para pesquisar os melhores preços (quando já sabemos o que queremos) ou só para buscar informações a respeito (quando ainda estamos estudando a possibilidade de compra), ou mesmo descobrir mais sobre um problema que temos (quando ainda nem sabemos qual solução poderá nos ajudar).
Todo esse processo que fazemos como algo comum é chamado de Marketing Digital: um conjunto de informações e ações que podem ser feitas em diversos meios digitais com o objetivo de promover empresas e produtos, atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca.
Podemos perceber que os orçamentos estão indo cada vez mais para lojas virtuais, pois são várias vantagens em relação ao marketing tradicional, inclusive um maior retorno sobre investimento. Além disso, o Marketing Digital é mais simples de mensurar. É essencial para empresas de qualquer mercado, sejam elas B2B (empresas que vendem produtos e serviços para outras empresas) ou B2C (empresas que vendem produtos ou serviços para o consumidor).
Para você entender melhor como a internet cresceu após o Marketing Digital, saiba que 60% do processo de compra já foi realizado antes mesmo de o consumidor entrar em contato com o vendedor.
Incrível e bem útil nos dias de hoje, né?
Veja agora algumas vantagens do Marketing Digital:
– Comunicação: O marketing tradicional (outdoor, TV, rádio…) não proporciona tanta acessibilidade em questão de comunicação com o consumidor sobre o que eles acabaram de ver em sua publicidade ou propaganda. Já o marketing digital possibilita essa comunicação muitas vezes em tempo real, podendo solucionar problemas mais rapidamente e até criar uma relação “afetiva” com os consumidores. Note:
– Alcance Global: Uma das questões mais importantes no marketing é a praça, ou seja, o local que serão realizadas as ações de marketing. Por que é tão importante? porque a escolha do lugar influencia no custo e no impacto da ação. Um outdoor em Belo Horizonte não vai impactar consumidores em São Paulo, concorda? Agora, no mundo virtual qualquer empresa pode ter alcance global, já que não existem distâncias a serem percorridas e nem limites geográficos.
– Interatividade: Uma das grandes vantagens do Marketing Digital é a possibilidade de interação. Assim, várias possibilidades se abrem e agora as empresas podem criar interações excepcionais com seu público.
– Dados: Ao chamar a atenção do consumidor com uma ação de marketing, toda vez que ele interage com a mesma (preenche os dados, baixa o ebook, etc), você consegue informações sobre ele, o que pode ajudar a empresa a entender melhor sua persona e criar ações cada vez mais eficientes. E além dos dados sobre seu público, há também sobre o comportamento dos usuários em sites, blogs, redes sociais e motores de busca, o que é essencial para que os profissionais de marketing possam criar campanhas eficientes e assertivas, baseadas em dados reais.
– Segmentação: Com a quantidade de dados que você consegue usando o Marketing Digital, é possível fazer investimentos de marketing extremamente direcionados para seu público-alvo. Esse tipo de segmentação faz com que a eficiência das campanhas aumente e que o dinheiro investido não seja desperdiçado.
– Tempo real: Na Internet tudo pode ser acompanhado em tempo real, por isso os profissionais de marketing podem adaptar rapidamente uma ação de acordo com sua performance, evitando desperdiçar dinheiro em algo que não está gerando resultado. Comparando com as mídias tradicionais, notamos que enquanto um anúncio de jornal não pode ser mudado depois de impresso, o texto de uma campanha no AdWords pode se ajustar automaticamente centenas de vezes ao dia e gerar dados que ajudem a entender se os objetivos estão sendo alcançados ou não, e o que é preciso mudar para gerar os resultados esperados.
Dentre todas as possibilidades de utilização do Marketing Digital, você pode perceber que a geração de conteúdo está sempre presente. Está nas campanhas e nas estratégias também! SEO e Inbound Marketing são umas das principais estratégias do Marketing Digital.
Essas estratégias podem ser adicionadas em diversos canais do Marketing Digital, os quais possuem muitos formatos diferentes para o empresário definir a melhor opção para seu negócio ou para sua ação. Seguem abaixo alguns exemplos:
– Blogs: Por meio do blog, sua empresa tem a possibilidade de estabelecer autoridade no mercado, conectar com seu público e, principalmente, transformar visitantes em leads. Nele você disponibiliza o conteúdo que deseja, de qual maneira vai abordar seu tema e se vai promover seus produtos ou não. Dá para fazer muita coisa para subir sua marca no mercado através do blog.
Dentro do blog trabalhamos ferramentas como: SEM (Search Engine Marketing) – envolve qualquer ação de marketing digital focada em trazer resultados através de sites de busca, como o Google. Dentro do SEM é trabalhado SEO (Search Engine Optimization), que tem como objetivo melhorar sua posição na busca orgânica do Google e/ou o PPC (Pay per Click). em que o anunciante paga para aparecer no topo dos resultados de busca.
– Redes Sociais: Apesar das redes sociais possuírem formatos diferentes, todas elas (Facebook, Twitter e Instagram…) têm o mesmo objetivo: promover conteúdo e se comunicar. Ao contrário dos blogs, nas redes sociais você não tem 100% do controle. Isto acontece porque os usuários têm a capacidade de comentar publicamente nas suas postagens e, portanto, podem surgir comentários negativos. Mas não se assuste, pois você também terá comentários positivos se estiver engajando corretamente com sua audiência e entregando conteúdos valiosos.
– Marketing em Vídeos: Cada dia mais usuários da Internet estão consumindo conteúdos em vídeo no lugar de conteúdos escritos. Estatísticas apontam que 69% de todo o tráfego na Internet ocorra em plataformas de vídeo como o YouTube e Vimeo. Fazer materiais em vídeo pode ser uma boa estratégia para seu negócio, pois permite a divulgação de conteúdos dinâmicos, interativos e que comunicam uma mensagem de forma rápida, de 30 segundos ou 5 segundos como as propagandas e publicidades do youtube antes de abrir um vídeo da plataforma, por exemplo.