Com a expansão das redes sociais, abriu-se um novo meio de comunicação entre empresas e consumidores. A dinâmica de lançamentos de novos produtos e necessidade de comunicação rápida e direta com os consumidores faz das redes um excelente meio de comunicação e percepção do mercado. É necessário desenvolver uma estratégia bem estruturada para atuar nas redes sociais, pois a exposição da empresa passa a ser grande. É uma via de mão dupla, enquanto as empresas enviam informações sobre produtos e serviços, os consumidores tem a facilidade de postar críticas que podem comprometer a empresa e seus produtos.
Uma forma de trabalhar com as redes sociais é a maneira tradicional de postar banners e propagandas de texto curto no Facebook, no Google+, entre outras. A vantagem é que os anúncios são direcionados para grupos de pessoas de comportamentos e gostos parecidos, com maiores possibilidades de retorno.
No YouTube, é possível as empresas promoverem seus vídeos para aparecerem entre os primeiros da lista de vídeos recomendados. Um exemplo foi um vídeo comemorativo aos 25 anos da música de Renato Russo, Eduardo e Mônica, produzido pela Vivo, alcançou milhões de acessos e foi notícia constante nas rodas de amigos. Depois de vencer a fase inicial com a promoção paga do vídeo, ele passou a ser recomendado por outras pessoas e, de forma viral, atingiu milhões de usuários por um longo período. Nesse exemplo, as pessoas é que vão atrás da propaganda e não a empresa atrás de consumidores para divulgar seus produtos e serviços.
Outro tipo de divulgação é promover seu perfil no Twitter para conseguir seguidores e divulgar seus produtos e serviços. Enviando mensagens e criando promoções exclusivas para seus seguidores, é possível aumentar seu faturamento e aumentar a visibilidade da sua empresa na rede.
Esses sites de redes sociais utilizam técnicas conhecidas como freemium. Você oferece um serviço gratuito, mas para você promover ou acessar mais serviços você tem que pagar, para isso você tem que virar um cliente premium. Oferecer conteúdo de valor na Internet de forma gratuita permite você explorar produtos freemium e o trabalhar com o chamado marketing de reciprocidade, ou seja, em algum momento alguém que recebeu um benefício irá retribuir, provavelmente comprando algum produto e serviço da empresa.