Você já deve ter ouvido falar no termo “Funil de vendas”, mas o que exatamente significa isso? De forma resumida, o funil de vendas é o processo que o cliente leva até a finalização da compra. É uma forma de nós empreendedores acompanharmos e sabermos como conduzir o cliente nessa trajetória. Se soubermos conduzir as nossas estratégias de marketing dentro de cada etapa do processo, os resultados tendem a ser certeiros.
Vamos entender e nos aprofundar nesse tema, para entender como funciona essa trajetória de compra. O Funil é extremamente útil, principalmente para a equipe que realiza as estratégias de captação de leads e vendas. Podendo assim aumentar as vendas e potencializar ainda mais o seu negócio.
Ficou interessado? Continua lendo então, que vou te explicar como essa modalidade pode auxiliar em nossos negócios.
O funil de vendas é composto por inúmeros gatilhos que ajudam na hora de decidir o melhor planejamento para a busca de novos clientes. Um funil de vendas nada mais é que as etapas que seu lead trilha. Entre a decisão da necessidade ou interesse, até a efetiva compra. Para que se dê este processo, dividimos o funil em três principais etapas: topo, meio e fundo de funil. E será a partir disso que entenderemos cada etapa.
Topo de Funil
Como o nome mesmo já se refere, trata-se do início da jornada no processo de funil. Essa é aquela etapa que o cliente ainda não sabe que necessita de tal serviço ou produto, funciona como uma espécie de descoberta. O nosso papel nessa etapa é deixar explícito para o cliente que ele tem um problema e que você tem a solução.
Através de conteúdos relevantes que contenham dados, números, dicas, que mostram que você entende do que está dizendo. Esse cliente provavelmente entrou no seu site sem um objetivo. Por isso se ele entender que você é especialista no que fala, vai querer saber mais sobre a sua empresa ou produto e assim se tornar um lead e seguir o processo de funil.
Meio de Funil
Seguindo a sequência, o meio de funil é quando cliente já identificou que tem um problema. A partir disso, ele começa a busca por uma solução, por alguém ou algo que resolva o que ele precisa. Nesta etapa o nosso cliente já buscou bastante conteúdo sobre o assunto e já tem conhecimento sobre a empresa.
Essa pode ser a parte mais delicada do funil, pois apesar dele já ter identificado o problema, ele ainda não sente a necessidade de buscar por aquilo. É nesta etapa que mais os conteúdos têm que ser bem pensados para que o cliente não decida por outro lugar. O uso de estratégias de e-mail marketing são uma boa solução para nutrir o seu lead com conteúdos e várias opções para solucionar problemas.
Fundo de Funil
Nesta etapa o possível cliente já tem certeza de que precisa do produto ou serviço. Seu lead já sabe quem você é e já tem a confiança de que você é capaz de solucionar o que ele precisa. Mas não podemos esquecer que a concorrência também estará atenta, por isso, é preciso elaborar algo que tenha um diferencial. É preciso ganhar a confiança do cliente e deixar claro que você é o parceiro de que ele precisa para alavancar os seus resultados.
Conquistado essa aproximação e confiança, conseguimos chegar ao fim desse processo de funil de vendas. É realizado a compra e assim se torna de fato, um cliente.
Um funil de vendas bem estruturado traz a certeza de bons resultados. Se você não sabe como construir essa jornada ou ainda tem dificuldades, nós da Tercerize podemos lhe auxiliar. O nosso objetivo é tornar o seu negócio mais um de nossos cases de sucesso. Entre em contato e vamos conversar!