Plataforma de comércio eletrônico – saiba o que é
Atualmente as lojas virtuais estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas, e para que a sua empresa seja uma das opções destes consumidores na web, você precisa saber o que é uma plataforma de comércio eletrônico. É por isto que hoje vamos te explicar o que é uma plataforma de e-commerce.
A plataforma é onde você consegue expor os seus produtos e ao mesmo tempo gerenciar a sua loja virtual. Isto é, através da plataforma mais indicada para o seu tipo de negócio, você poderá controlar o estoque e o frete, por exemplo. Poderá proporcionar um ambiente de compra ideal para o seu cliente, e ainda, obter relatórios que poderão te ajudar em estratégias da sua empresa.
Uma loja virtual é a vitrine para os seus produtos, e a plataforma de comércio eletrônico engloba o todo do seu negócio. Como isso funciona na prática?
Existe apenas uma plataforma?
Ao escolher uma plataforma, você estará escolhendo também o ambiente onde vai concentrar desde aspectos administrativos do seu negócio, incluindo questões de marketing e até o próprio relacionamento com o cliente. É assim que funciona na prática a implementação do seu negócio em uma plataforma de comércio eletrônico.
Então, se você quer saber mais detalhes do que constitui uma plataforma, saiba que elas têm tipos, preços, customizações e integrações variadas. Mas já vamos deixar claro que, para você escolher uma ou outra plataforma, aspectos individuais do seu negócio e dos seus objetivos deverão ser observados.
E, para isto, é importante que você conte com equipes especializadas em comércio eletrônico e implementação das lojas virtuais.
A escolha da plataforma para o comércio eletrônico
Como dissemos anteriormente, as plataformas de comércio eletrônico podem ser de tipos diferentes, isto é, podem ser softwares de código aberto (open source) ou plataformas SaaS (software as a service), ou serviços de software online.
As plataformas de código aberto, permitem mais flexibilidade na hora de montar o seu e-commerce. Um exemplo, são os layouts personalizáveis. Elas também são mais adaptáveis se você precisar de alguma funcionalidade específica para o seu negócio, mas em contrapartida você precisa contratar um suporte de manutenção e a hospedagem em separado, por exemplo.
Enquanto as SaaS, são plataformas mais estáticas quanto aos layouts, e têm a característica de serem consideradas mais seguras. Este é o tipo de plataforma pelo qual é preciso que se pague um valor fixo de aluguel da plataforma, que já vem com o suporte e a hospedagem incluídos. Muitas delas também cobram comissões sobre as vendas realizadas.
Outro fator que você precisa observar ao escolher uma plataforma é se ela têm funções compatíveis com as ferramentas do Google. Sabe porquê? Existem plataformas que te possibilitam ajustes que podem ajudar no SEO do seu e-commerce.
Então, quando você escolhe uma plataforma que viabilize a otimização para os mecanismos de busca, você acaba optando também por uma plataforma que vai te ajudar a reduzir custos com mídia paga. Já que você poderá otimizar o SEO para posicionar organicamente o seu produto.
Do mesmo modo, ao escolher uma plataforma de comércio eletrônico que tenha uma vitrine (layout) ajustável, isto ajudará na própria exposição e divulgação dos produtos comercializados ali.
Lembre-se: ao escolher uma plataforma de código aberto (Open Source), você terá todas estas e mais possibilidades, mas precisará contar com um equipe de manutenção do seu e-commerce.
Plataforma responsiva e com mais métodos de pagamento
Não esqueça que a maioria dos negócios eletrônicos são acessados por smartphones ou outros dispositivos móveis. E por este motivo, o seu e-commerce deve ser implementado em uma plataforma responsiva, ou seja, que tenha um bom design quando for acessada por estes meios. Ah! Velocidade também conta na boa experiência de compra para um usuário.
Quanto aos métodos de pagamento, existem plataformas que oferecem mais ou menos opções. Então, escolha uma que se encaixe melhor na forma de pagamento comumente utilizada pelos seus clientes, e evite que compras não sejam efetuadas por você não apresentar opções de formas de pagamento.
Vantagens
Bom, você já tem as informações básicas do que é uma plataforma de comércio eletrônico, e nos links que te direcionamos você encontra como escolher a melhor para o seu tipo de negócio, certo? Mas aqui, neste conteúdo, ainda vamos te dizer 5 vantagens de implementar o seu negócio em uma plataforma online:
1- O e-commerce brasileiro cresceu 22,7% em 2019, em comparação ao ano anterior. Os dados são da 2ª edição do relatório NeoTrust, que traz os indicadores do e-commerce no país.
2- Um e-commerce bem otimizado, com técnicas de SEO, impulsiona suas vendas através de buscas orgânicas.
3- Ao contratar uma agência para fazer a implementação do seu e-commerce você terá suporte de quem entende de comércio eletrônico, e que já conquistou resultados reais para as empresas que atende.
4- Seu negócio não dependerá mais de vendas apenas no horário comercial. Isto mesmo, continue vendendo em horários que o cliente resolver comprar, e não somente quando sua loja estiver de portas abertas (como acontece nas lojas físicas).
5- Ofereça a comodidade para seus clientes, principalmente em tempos de pandemia, em que as vendas online também estão aumentando.
A plataforma mais utilizada
Hoje, mais de 31% das empresas que vendem pela web, estão na plataforma Magento, como a Samsung, Nokia, Nike e mais. A Magento oferece as duas opções que falamos aqui, Open Source e SaaS. Ou seja, são grandes marcas utilizando a plataforma que empresas de qualquer porte podem utilizar.
Não importa se você quer vender para empresas ou para o consumidor final, isto é, se o seu negócio é voltado para o B2B ou B2C. O importante é que você escolha (e logo) uma plataforma que atenda aos seus interesses e do seu público.
Por isto, assim que optar por fazer a implementação do seu negócio em plataformas de comércio eletrônico, saiba que a aqui na Tercerize somos especializados neste tipo de atendimento. E também utilizamos Magento como nossa aliada para os melhores resultados.
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