O que faz uma empresa especializada em marketing digital
Com a chegada da internet, a vida de todas as pessoas que têm acesso à ela mudou muito. Essas mudanças impactaram diretamente no mercado, que passou a criar novas demandas para atender os negócios online. A principal demanda dos novos e antigos empreendedores é saber como estar presente na internet e se comunicar através dela. É aí que entra o marketing digital: para que você possa entender o que faz uma empresa especializada em marketing digital, criamos esse artigo esclarecendo as dúvidas mais frequentes daqueles que estão a procura de um serviço que atenda a essas novas demandas da internet, mas ainda não sabe exatamente defini-las e executá-las de maneira eficiente.
Agora, o que já mudou e permanecerá em constante mudança é a forma de como isso será feito, de como será a comunicação e a utilização da internet para ter sucesso dentro dela.
Por isso, inicialmente separamos algumas necessidades básicas para a manutenção e o crescimento de toda empresa:
- Atrair novos clientes e convencê-los de que os produtos e serviços oferecidos contenham as soluções para seus problemas;
- Atrair pessoas interessadas em sua marca, que queiram interagir com ela no dia a dia;
- Acertar na segmentação de público e dessa forma se direcionar nas publicações e anúncios para quem realmente tem potencial de compra, aumentando os lucros;
- Ter o controle sobre recursos capazes de mensurar todas as etapas de quaisquer ações de marketing, vendas e relacionamento com o cliente, para ter a condição de realizar gradativamente um trabalho cada vez melhor e que produza maiores resultados.
É aí que entra a expertise de uma empresa de marketing digital: compreender todas essas necessidades, e baseada nelas, traçar a estratégia digital com as melhores soluções.
Recursos utilizados por uma empresa especializada em marketing digital
Quando pensamos nessas soluções que uma empresa especializada em marketing digital pode nos trazer, ao analisar as ferramentas, logo prestamos atenção somente no básico: redes sociais, emails marketing, blogs, anúncios em sites etc.
Essas ferramentas são importantíssimas, mas na verdade, elas funcionam apenas para canalizar mensagens e impactar determinado público. Todo o trabalho realizado é focado em resultados medidos através da análise de números, métricas e indicadores.
Por trás de todas as metas a serem alcançadas e dos canais e ferramentas que serão usadas para tal, equipes multidisciplinares e altamente capacitadas trabalham estrategicamente para atrair a pessoa certa na hora certa.
Portanto, a empresa de marketing digital, ao prestar um serviço, não se baseia somente no que toda pessoa tem acesso, mas em estratégias que existem por trás, assim como métricas, muita disciplina, análises, enfim, muito trabalho para fazer dar certo.
Atrair tráfego qualificado
Ter um site ou perfis em redes sociais não é o suficiente para usar a internet a favor de um negócio. Uma empresa especializada em marketing digital possui a expertise necessária para transformar o ambiente on-line em uma cabine farta de resultados.
Portanto, é preciso garantir que a sua empresa esteja sabendo conversar com o cliente certo, na hora certa e da melhor forma possível.
Uma empresa de marketing digital deve possuir recursos em tecnologia e inteligência para promover ações assertivas que envolvem, por exemplo:
- Definir assertivamente quem é o público-alvo, suas necessidades e desejos e qual o melhor momento para abordá-lo;
- Criar e revisar conteúdo adaptado para a internet;
- Definir e utilizar palavras-chaves de acordo com o negócio e com a maneira com que buscam por seu produto/serviço/solução;
- Fortalecer a imagem da empresa através de conteúdo qualificado nas redes sociais e relacionamento, bem como produção de conteúdo para blog e site e consequente reforço no desempenho orgânico nos resultados do Google, por exemplo;
- Entregar soluções úteis ao cliente, de modo que ele não se sinta incomodado ou interrompido em seus momentos de entretenimento, lazer, trabalho ou estudo.
Gerar leads
Uma empresa de marketing digital sabe que não basta saber segmentar e identificar o público-alvo e/ou persona de determinado negócio e sim de fato atraí-lo e saber o máximo sobre suas preferências de consumo e suas necessidades.
Para gerar leads, a empresa:
- Trabalha com ferramentas, como o email marketing, com foco triplo: persuadir, educar e ações;
- Reúne conteúdos atrativos em plataformas próprias capazes de explicar e vender os produtos e serviços de forma instigante, praticamente irresistível para quem lê;
- Identifica qual o momento em que o cliente está mais propenso a efetuar uma compra para lançar iscas com ofertas imperdíveis e alinhadas suas preferências, criando uma situação quase perfeita para a conversão e a venda. Utiliza recursos e ferramentas como Landing Pages, Call to Action e formulários, que contribuem para a geração e a nutrição de leads, acompanhando-os na trajetória do funil de vendas.
Segmentação efetiva
Uma empresa de marketing digital não só esta pronta para segmentar como também para efetuar essa estratégia pautada em dados e análises reais de modo a:
- Identificar o público-alvo;
- Conversar, se relacionar com este público;
- Coletar informações deste público;
Uns dos aspectos mais importantes a serem levados em consideração em relação ao que uma empresa de marketing digital faz são:
- A empresa que irá contratar deve saber sobre o nível de conhecimento deste público quanto ao produto e/ou serviço para então entender a hora de educá-lo e prepará-lo para a compra;
- Identificar com precisão quando o público está apto para comprar para então saber que essa será a hora de vender!
A importância de identificar essas etapas consiste em não fazer uma abordagem desalinhada com o cliente, evitando criar sentimentos de antipatia ou resistência.
Análises, métricas e inteligência
No marketing digital utilizamos muitas ferramentas com muitos recursos diferentes e com isso é muito mais fácil mensurar dados pontuais e assim elaborar estratégias e caminhos em cima de informações precisas, confiáveis e que indicam o desempenho do processo, do início ao fim. Portanto através de análises, métricas e inteligência, conseguimos:
– Identificar a quantidade de visitas em um determinado período de tempo;
– Perceber quais as ferramentas estão conseguindo maiores conversões, quando isso acontece e com qual tipo de mensagem;
– Compreender a quantidade de investimento em cada ferramenta digital e o quanto cada uma delas tem trazido de retorno;
– Realizar relatórios com diversos indicadores para avaliarmos o desempenho das campanhas em curto, médio e longo prazo.
Uma empresa de marketing digital planeja e aplica estratégias inteligentes capazes de fazer uma empresa se destacar na internet.