Conheça quais são as características principais para uma boa plataforma de E-commerce para Bebidas.
O mercado de bebidas conquistou um grande espaço no comércio online e provou que ele pode ser um ramo muito lucrativo para o canal de vendas. Segundo pesquisas, o setor de Bebidas e Alimentos cresceu gradativamente e aumentou 23% no número de pedidos no ano de 2018 em relação a 2017.
Com o decorrer da tecnologia, as pessoas preferem consumir no ambiente online do que se locomover até a loja física em questão, uma vez que o processo é mais fácil e geralmente a loja online possui uma maior diversidade de produtos específicos que não se encontram facilmente. Como também outras vantagens como o preço, assinatura com bebidas exclusivas, cupons de desconto e entre outros.
Contudo, por ser um ambiente melhor para as vendas, a maioria das lojas estão migrando para o digital, o que ocasiona em um mercado muito concorrido. Por isso, é fundamental ter uma plataforma de E-commerce para bebidas que consiga suprir todas as necessidades da sua loja e ainda diferenciá-la dos demais concorrentes. Mas aí vem o questionamento: qual é a melhor plataforma?
Bom, tudo vai depender do que você, como empreendedor, prefere ter em sua loja como diferencial. Porém, é claro que todas as lojas precisam ter algumas características básicas para o atendimento ao cliente, pois é preciso priorizar uma boa experiência ao usuário. Por isso, é preciso contar com uma que atenda todos esses requisitos.
Principais características de uma plataforma de E-commerce para bebidas
Integrações com os diferentes setores
As integrações são uma forma de juntar todos os setores da sua loja virtual para bebidas em apenas uma plataforma. Ou seja, o estoque, a distribuição, o pagamento, o frete e a comunicação, por exemplo, vão estar integradas dentro da sua plataforma de E-commerce para bebidas, sem ser preciso a utilização de outras ferramentas para suprir essas necessidades.
Usabilidade é importante para uma plataforma de E-commerce para bebidas
Uma plataforma de E-commerce para bebidas precisa oferecer o básico da navegação: a usabilidade. Nenhum usuário gosta de visitar sites que não sejam de fácil acesso e lentos. Por isso, opte por plataformas que permitam que os visitantes da sua página possam fazer várias ações sem que nada tranque.
Além disso, é importante priorizar o design responsivo. Isto é, aqueles sites que abrem em qualquer tela independente do dispositivo que o usuário está utilizando. Essa funcionalidade é indispensável, uma vez que a maioria das vendas no ambiente online ocorrem pelo celular, por ser mais rápido e de fácil acesso. Ai imagina se o usuário vai consumir da sua empresa e a sua página não abre no celular dele? Problemão, não é?
Front-end personalizável
Front-end é a parte visual do seu site, ou seja, a interface gráfica que o cliente normalmente interage. Ter a opção de personalizar essa interface auxilia na liberdade de criação de acordo com a identidade visual da sua empresa. Com isso, a personalização é uma característica fundamental para uma plataforma que atenda empresas que desejam enfrentar o cenário competitivo com mais força e capacidade de se destacar no mercado.
Um Front-end personalizável pode proporcionar milhares de possibilidades, mas uma das mais importantes para uma loja especializada em bebidas é o pop-up que restringe a entrada de pessoas menores de 18 anos. O que traz uma imagem mais positiva e segura da empresa.
Atributos personalizados
A criação de atributos personalizados permite que o seu E-commerce adicione mais informações sobre as bebidas vendidas na página principal, sem a necessidade de ter que visitar produto por produto. Isso auxilia muito na escolha do cliente e acelera o processo de compra. Portanto, opte por plataformas que contam com esse diferencial, pois essa personalização melhora a experiência do cliente e agiliza o processo de venda.
Controle de estoque
Para uma plataforma de E-commerce para bebidas é imprescindível ter a funcionalidade de controle de estoque. Até porque a loja virtual trabalha com diversos produtos e é preciso ter controle sobre eles para que o cliente não compre uma bebida que já esteja fora do estoque.
Opte por uma plataforma que atualize a quantidade de produtos do seu estoque a cada movimentação ocorrida. Assim, você saberá todos os detalhes dessa atividade no estoque.
Preenchimento dos campos de cadastro
Ter uma descrição dos produtos mais rica e completa, oferece mais segurança ao cliente na hora de escolher as suas bebidas. Desta maneira, as plataformas que permitem o livre preenchimento das informações dos produtos em estoque aumentam a intenção de compra dos visitantes.
Outro fator que a personalização do campo de cadastro fornece é a oportunidade de adicionar promoções ou preços especiais quando quiser. Isso é fundamental para lojas de bebidas, uma vez que promoções do tipo “pague 1 e leve 2” são rotineiras nas vendas.
Financeiro atualizado
Quem trabalha com as vendas sabe que ter uma plataforma de E-commerce para bebidas que fornece os dados do financeiro atualizados é uma grande vantagem. Principalmente para os E-commerces que trabalham com vendas automáticas e instantâneas. Ou seja, basta um clique para que a compra ocorra.
Por isso, um dos principais requisitos para a plataforma ser boa para a sua loja virtual para bebidas é a atualização do financeiro em tempo real.
Precificação facilitada para plataforma de E-commerce para bebidas
Você poderá mudar os preços dos produtos de acordo com os critérios que você desejar, como a quantidade total de itens no estoque, a diferença de valor da concorrência ou até mesmo um preço especial durante a semana para chamar clientes.
Emissão das notas fiscais é necessário para uma plataforma de E-commerce para bebidas
Gerenciar todo o fluxo de notas fiscais dentro da própria plataforma é essencial para lojas que procuram facilidade.
Com essa função, você poderá gerenciar todo o fluxo de notas fiscais dentro da própria plataforma. Assim, vai ser possível ter o controle financeiro das suas vendas e todas as outras informações necessárias para a administração da loja virtual para bebidas em apenas um local.
Status do pedido
Essa função possui diversas vantagens para o E-commerce e para o próprio cliente. O status do pedido permite que a loja tenha em seu painel administrativo cada ação realizada pelo cliente, como a finalização da compra, o pagamento e quando ele já foi entregue. Como também, o cliente poderá visualizar seu produto em cada etapa de compra.
Essa função também permite configurar um tipo de disparo automático de mensagens que vão avisar o cliente de cada mudança de status do seu pedido.
Clubes de Assinaturas
Essa função é um diferencial focado em lojas de bebidas, por isso, não é o fundamental mas é interessante ter essa possibilidade em seu E-commerce. Além disso, a opção é bem atrativa para as lojas que possuem clientes apaixonados por algum tipo de bebida, como o vinho ou a cerveja, por exemplo.
A plataforma que fornece o modelo de negócios do Clube de Assinatura aumenta o engajamento da marca com o cliente. Sendo uma excelente maneira de incrementar a loja, ter recorrência de vendas e, consequentemente, fidelizar seus clientes.
Agora que você já sabe quais as principais funções que uma plataforma de E-commerce para bebidas precisa fornecer aos seus clientes, que tal conhecer as melhores plataformas para E-commerce? Basta clicar e descobrir quais são e os motivos para possuírem essa fama.
Bom, em um contexto geral, as lojas virtuais do ramo de bebidas são um negócio de valor dentro do comércio digital, pois todos os dias os valores de vendas aumentam e o mercado cresce cada vez mais.
Portanto, caso você esteja pensando em migrar para o ambiente virtual, não pense duas vezes e comece já a vender pela internet. Conte com essas dicas e escolha a melhor plataforma para o seu negócio.
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