Plataforma de E-commerce B2B: Qual escolher e como escolher
Existem diversas plataformas de e-commerce B2B espalhadas pela internet. São tantas que você fica confuso na hora de escolher a melhor plataforma de E-commerce B2B.
Há no mercado dois modelos de plataformas B2B, as plataformas proprietárias e as plataformas Open Source (gratuitas).
Alguns profissionais especialistas em e-commerce “torcem” o nariz para as plataformas Open Source por acharem que o que é gratuito não é bom. Porém, algumas das plataformas de e-commerce B2B mais utilizadas no mundo são Open Source. O Magento, por exemplo, é uma delas. Nativamente o Magento oferece a possibilidade de ser B2B e também B2C. Além do módulo básico nativo, o Magento pode ser incrementado com outros módulos B2B que dão a ele um poder de negócio incrível.
Como escolher uma plataforma de E-commerce B2B:
Antes de escolher uma plataforma B2B, primeiro você deve entender as vantagens de desvantagens de optar por uma plataforma paga ou uma Open Source.
Prós das plataformas pagas:
- As plataformas pagas possuem uma equipe de suporte e desenvolvimento próprio, podendo haver a possibilidade de criarem novas integrações. Geralmente já possuem alguns modelos de layout pré-pronto.
- Caso haja problemas com sua loja você tem a quem recorrer, não ficará na mão de programadores freelancers.
- Toda infraestrutura de hospedagem e segurança da loja ficam por conta da plataforma, o que isenta você de ter conhecimento técnicos.
Contras das plataformas pagas:
- O código não é seu. Conhecemos casos de clientes que ficaram reféns da plataforma ao precisarem de informações para poder migrar para outra plataforma.
- Muitas vezes as plataformas são engessadas e não possibilitam customizações ou adequações ao seu projeto. Você que precisará se adequar a plataforma.
- Algumas plataformas pagas possuem grande dificuldade para serem otimizadas para o Google.
- Em algumas plataformas o suporte é muito moroso e, quando há algum problema, geralmente tentam jogar a responsabilidade para o lado do cliente ou da agência.
- As atualizações e evoluções da plataforma demoram muito para acompanhar as novidades e ferramentas do mercado.
Agora que já conhecemos os prós e os contras das plataformas pagas, vamos para os prós e os contras das plataformas Open Source.
Prós das plataformas Open Source:
- O código da loja é aberto. Você pode fazer o que quiser dele, pois se tratando de uma plataforma aberta você instalará a plataforma no seu servidor e terá acesso a todo o código.
- Você escolhe o servidor onde quer hospedar, desde a Amazon até um servidor mais simples, de acordo com a capacidade que a plataforma requer e a sua capacidade de investimento.
- Caso você precise de uma funcionalidade nova, existem diversos programadores espalhados pelo Brasil e pelo mundo prontos para te atender. Além de existir um markeplace com diversos módulos certificados prontos para você instalar na sua loja.
- Algumas das plataformas Open Source foram construídas para conversarem diretamente com o Google. O que é um grande ganho quando se fala de SEO.
- Os layouts geralmente são bem simples de implantar e customizar conforme o seu projeto. Existindo ainda a possibilidade de comprar um ótimo layout pronto, por um preço bem acessível, e customizar facilmente de acordo com a identidade da sua empresa.
- Evolução e segurança, ao contrário do que dizem por aí, são os pontos fortes destas plataformas. A todo momento são lançados patch’s de segurança e atualizações. Além de possuírem diversos módulos que, em conjunto com alguns firewall no servidor, blindam sua loja.
- As integrações com ERP, redes sociais e marketplaces são inúmeras. Desde integrações nativas, até integrações via ferramentas de terceiros.
Contras das plataformas Open Source:
Alguns dos principais contras ao se utilizar uma plataforma Open Source, são:
- Suporte, o ideal é que você tenha um programador para oferecer suporte, manutenção e atualização da plataforma. Caso não tenha, este suporte ficará por conta da sua empresa.
- Você ficará responsável por administrar servidor e hospedagem porém, existem opções da própria hospedagem gerenciar para você.
Agora que já conhecemos os prós e contras ao escolher uma plataforma de e-commerce B2B aberta ou paga, vamos para alguns itens que julgo importantes levar em consideração na hora de escolher uma plataforma de e-commerece B2B:
- A plataforma deve atender ou ter a possibilidade de adequar-se ao seu modelo de negócio, ou seja, suas tabelas de precificação. Tem que possibilitar ter diferentes níveis de preço, por grupos de clientes.
- Tributação – ela deve ter a possibilidade de trabalhar com os diferentes níveis de tributação existentes no Brasil.
- Integração com seu ERP sem onerar seu projeto.
- Integração com os principais marketplaces existentes.
- Otimização SEO
- Facilidade de gerenciamento
- Integrações com transportadoras
Esperamos que tenha gostado das nossas dicas de como escolher a melhor plataforma de e-commerce B2B.
Caso ainda tenha ficado com algum dúvida de qual plataforma escolher, entre em contato que podemos ajudar sua empresa.