Você sabe quais são as melhores plataformas de vendas online e quais são as boas opções para o seu negócio? Pois é, escolher uma plataforma é um grande desafio para quem está começando a se aventurar no mercado virtual.
Para os varejistas, as plataformas precisam ter algumas funcionalidades básicas para suprir todas as necessidades da loja e para encontrar uma que atenda esses requisitos é preciso pesquisar bastante.
Portanto, caso você ainda esteja naquela fase de transição do físico para o digital ou pensando em iniciar o seu negócio online, não escolha logo de cara uma plataforma para administrar todo o seu E-commerce, e sim, conheça as melhores opções para escolher com sabedoria.
Por isso, separamos as plataformas que mais se destacam dentro das demais e que possuem ótimas funções para todos os tipos de E-commerce. São elas:
- Docca;
- Magento;
- WooCommerce;
- Vtex;
- Shopify.
Cada uma dessas citadas ganham esse mérito, pois entregam tudo que um empreendedor precisa para gerenciar a sua loja.
Primeiramente, antes de iniciarmos cada opção, por acaso você já sabe o que deve ser levado em consideração na hora de escolher uma plataforma? É mais importante ela ser fácil de utilizar ou ter mais funcionalidades? Pois bem, tudo depende da necessidade da sua empresa e do grau de conhecimento que você empreendedor ou a equipe responsável possuem.
Pensando nisso, a Tercerize separou 4 características básicas que uma plataforma de vendas online precisa oferecer ao cliente para ser considerada uma boa opção.
Integrações
As integrações são uma forma de juntar todos os sistemas necessários para que uma loja virtual funcione corretamente e o processo de venda seja eficaz. Ou seja, todos os setores que trabalham em conjunto para que o processo de compra se realize vão estar integrados em uma só plataforma.
Quem vê de fora, acredita que integrar os diferentes setores de uma empresa é complicado no ambiente digital, uma vez que tudo é feito de forma online e o gerenciamento pode ser um pouco dificultoso. Mas é aí onde você se engana! É possível juntar o estoque, as vendas, a distribuição, os meios de pagamento e o transporte tudo em um mesmo local.
Por isso, opte por uma plataforma que ofereça diferentes integrações, contudo, as integrações mais importantes para priorizar são as seguintes:
- ERP (Sistema de Gestão)
- Pagamento seguro;
- Frete;
- Antifraude;
- Marketing
Usabilidade
Muitas pessoas querem rapidez e versatilidade na hora da compra online. Aliás, é muito comum ocorrer desistências caso isso não seja uma realidade do site. Sobretudo, para você não perder vendas, procure plataformas que ofereçam uma excelente experiência de compra para o cliente. Isto é, plataformas que façam sites rápidos, fáceis de mexer e com a usabilidade ideal.
Personalização
A personalização permite que você crie uma loja com a cara e o propósito do seu negócio. Além da identidade visual, a personalização ainda te dá liberdade para utilizar as funcionalidades que mais fazem sentido para o seu negócio.
Inclusive, a identidade visual é uma estratégia que faz parte da presença digital. Ela tem o poder de criar uma imagem para a sua empresa fazendo com que os consumidores lembrem dela mais facilmente.
Contudo, infelizmente não são todas as plataformas que oferecem personalização. As plataformas pagas, por exemplo, possuem os templates engessados e que dificultam bastante a personalização, fazendo que você dependa de um programador. Por isso, opte por plataformas que permitam a livre personalização do seu E-commerce.
Responsivo
Um site responsivo é aquele que abre em todos os dispositivos, sendo perfeitamente funcional em qualquer tela. Com isso, independente do dispositivo, o seu site ainda vai entregar rapidez e as categorias de produtos de forma eficaz.
Assim, isso ajuda a fazer a experiência do usuário ser excelente, pois isso faz ele voltar a consumir da sua loja. Por isso, ter sites responsivos ajudam muito nas vendas, uma vez que a maioria das pessoas fazem compras pelo celular já que ele é mais fácil e acessível.
Quais as melhores plataformas de vendas online?
Pois bem, vamos ao que interessa! Separamos 5 opções que conseguem suprir as necessidade de qualquer E-commerce, até porque existem diferentes tipos e cada um deles demanda algumas funcionalidades diferentes.
Por isso, atente-se aos detalhes de cada plataforma e veja qual se encaixa mais no seu negócio.
1. Docca
A Docca é uma das plataformas de vendas online que mais crescem no Brasil, sendo uma das responsáveis pelos resultados positivos de milhares de empresas espalhadas pelo país. Ela é caracterizada por ser uma plataforma mais simples de customizar, sem a necessidade de conhecimentos mais aprofundados sobre design ou outras tecnologias.
Portanto, você pode definir quais módulos de visualização de produtos mais se encaixam no seu tipo de negócio, ter um suporte de manutenção do servidor, manutenção preventiva no sistema, atualizações constantes e até mesmo backup diários. que vão dar segurança ao seu negócio caso ocorram imprevistos.
Além das coisas básicas como: site responsivo, livre customização, gerenciamento da sua loja, ferramenta para produção de conteúdo e entre outras funcionalidades.
Vantagens da Docca:
- Velocidade e estabilidade;
- Design responsivo;
- Praticidade e agilidade;
- Diversas integrações;
- Otimizada para SEO;
- Recursos;
- Preço acessível;
- Atualizações constantes.
Desvantagens da Docca:
- Poucas opções de layout;
- Utilizam redirecionamento para publicação da loja.
2. Magento
O Magento é uma plataforma mais completa e totalmente customizável que pode ser utilizada por lojas de diferentes portes e segmentos, uma vez que ele possui planos super acessíveis. Dentro da plataforma, você encontra diversas ferramentas, integrações e possibilidades para administrar o seu E-commerce.
O Magento é líder no mercado virtual, pois já é responsável por mais de 30% das lojas virtuais espalhadas pelo mundo. Assim, o E-commerce que faz uso desse sistema web consegue cadastrar os seus produtos, alterar os preços, controlar promoções, mudar os meios de pagamento e até ter controle do frete da loja. Contudo, o Magento é uma plataforma que possui tudo o que um empreendedor precisa para conduzir seu E-commerce.
Ademais, a plataforma conta com integrações e extensões diversas para auxiliar nas vendas da loja. Aliás, existem algumas extensões criadas pelo próprio Magento que são totalmente gratuitas.
Vantagens do Magento:
- Livre personalização;
- Diversos recursos;
- Integrações;
- SEO avançado;
- Código Open Source;
- Segurança de dados;
- Site responsivo.
Desvantagens do Magento:
- Necessita mais servidores;
- Lentidão;
- Plataforma complexa e difícil de entender;
- Alto padrão de programação;
- Maiores custos com instalação, configuração e manutenção;
- Programador PHP.
3. WooCommerce
O WooCommerce é um plugin do WordPress que permite que a sua loja online seja construída através de códigos abertos. Ele transforma um site/blog em uma loja customizável. Desse modo, o empreendedor poderá aumentar as funcionalidades da loja para proporcionar mais opções de atendimento e melhorias para o E-commerce.
Entretanto, ela não é uma plataforma propriamente dita, entretanto, entrega funcionalidades que muitas plataformas de vendas online não entregam. Assim, mesmo sendo apenas um plugin ela é muito funcional.
Além disso, a ferramenta é totalmente intuitiva e fácil de usar se tiver o conhecimento necessário. Ainda conta com diversos plugins compatíveis, permitindo cadastrar e adicionar categorias de produtos, inserir características específicas, oferecer 140 possibilidades de opções de pagamentos, acompanhar a entregas, etc.
Vantagens da plataforma WooComerce:
- Bom controle do seu E-commerce;
- 140 opções de pagamento;
- Fácil gerenciamento;
- Extensões diversas;
- Recurso seguro;
- Site responsivo;
- Sistema próprio de métricas;
- Segurança de dados.
Desvantagens da WooComerce:
- O sistema tende a ficar lento;
- Investimento periódico para manutenção;
- Focada em lojas virtuais mais simples;
4. Vtex
Primeiramente, a Vtex é uma plataforma SaaS -Software as a Service- que permite que o empreendedor tenha toda estrutura necessária para gerenciar sua loja online, como cadastramento de produtos, estoque, meios de pagamento e entre outros. Isto é, a Vtex é completa e possui infinitas possibilidades para personalização do seu E-commerce.
Ela oferece soluções para E-commerce através da nuvem, parecendo ser um pouco mais complexa que as outras, pois utiliza tecnologia de armazenamento. Porém, na prática a plataforma é muito útil e fácil de utilizar, uma vez que a nuvem permite acessar os recursos da loja de qualquer lugar e dispositivo.
Aliás, dentro do Vtex você pode ajustar o seu estoque, organizar o frete e ainda escolher as melhores formas de pagamento, tudo por meio das integrações, o que facilita muito a experiência do usuário.
Portanto, ela é recomendada para empresas que já possuem experiência no meio digital mas querem incrementar um pouco mais o seu negócio, visto que ela consegue suprir qualquer necessidade do comércio eletrônico.
Vantagens da plataforma Vtex:
- Fácil gerenciamento e contato com o cliente;
- Compra com 1 clique -ferramenta Smart Checkout ou One Click Buy;
- CMS integrado -sistema para gerenciamento de conteúdo;
- Site responsivo;
- Armazenamento em nuvem;
- Integração com outros marketplaces;
- Acesso em qualquer dispositivo;
- Escalabilidade;
- Fluxos de compras variados;
- Melhor logística.
Desvantagens da Vtex:
- Preço não tão acessível;
- O cadastro de produtos é complexo;
- Nada intuitivo.
5. Shopify
A Shopify é uma das plataformas de E-commerce mais utilizadas no mercado Americano e agora está sendo bastante utilizada no Brasil. Através dela, o varejo virtual torna-se mais fácil de gerenciar, pois ela auxilia em absolutamente todos os processos de compra que o cliente passa e ainda democratiza o comércio online.
Assim, o empreendedor pode ter acesso a estrutura da sua loja, administrar o seu estoque e entender sobre o frete e as entregas dos seus produtos. Ademais, o sistema da plataforma é totalmente intuitivo e de fácil manuseio, basta apenas escolher as características que melhor se adequa ao seu negócio.
A plataforma é conhecida por sua versatilidade, uma vez que ela disponibiliza modelos prontos caso a empresa ainda não tenha definido seu layout. Além disso, a plataforma ainda proporciona um design responsivo que se adapta a diferentes telas, como celulares, computadores e até mesmo tablets.
Vantagens da plataforma Shopify:
- Hospedagem web;
- SEO;
- Vitrine de produtos;
- Fácil manuseio;
- Atualizações automáticas;
- Site responsivo;
- Estatísticas de clientes.
Desvantagens da Shopify:
- Subdiretórios que prejudicam o desempenho do SEO da sua página;
- Mudança de templates complexas, pois desconfiguram o conteúdo da sua loja virtual ao invés de formatá-lo automaticamente no novo template.
Sobretudo, não se esqueça que a plataforma de vendas online ideal vai ser aquela que mais se enquadra no seu objetivo e no seu tipo de negócio. Para ter mais facilidade na escolha, faça um planejamento de Marketing que vai te auxiliar a ver quais delas é a melhor plataforma para o seu tipo de negócio.
Portanto, para saber mais, entre em contato conosco para tirar qualquer dúvida. Aliás, caso tenha curtido o conteúdo e queira saber mais sobre o assunto, nos siga nas redes sociais.