O Mix de Marketing é dividido em 4 variáveis: Produto, Preço, Praça e Promoção. Estes são os elementos fundamentais para quem quer ter sucesso em seu plano de marketing.
Não diferente de uma loja física, o e-commerce também faz uso do mix. No mundo digital, principalmente para vendas online, usamos até 8 P’s, que são: Pesquisa, Planejamento, Produção, Publicação, Promoção, Propagação, Personalização, Precisão.
No e-commerce, um dos “pês” mais forte é o Preço. Não desmerecendo os outros ítens, mas o preço é o que tem mais peso dentro de um projeto de marketing e vendas online.
Quando alguém busca por um produto no Google ou qualquer outro buscador, geralmente faz a pesquisa pautada pelo preço. A não ser que você venda um produto que tenha preço tabelado ou com algum outro tipo de nivelamento, o menor preço sempre vencerá a disputa.
Então, se você está iniciando ou até mesmo já vende pela internet, você deve ter uma boa estratégia de preço para poder ser competitivo e vender bem. Porém, isso não significa que se você não tiver o preço mais baixo, não venderá.
Estratégias de atração através do preço
Isca
Uma das melhores estratégias de preço para e-commerce é utilizar produtos com preço “isca”. Escolha no seu mix de produtos alguns que tenham bastante procura e que você possa vender praticamente pelo preço de custo. O ideal é que você tenha alguns destes produtos separados por categorias diferentes, pois o objetivo dessa venda é atrair novos clientes para sua loja. Com esta estratégia, em algumas ocasiões, você empatará ou até mesmo perderá dinheiro na primeira venda. Mas não se preocupe, considere um investimento! Uma vez que estes novos clientes estejam na sua base você poderá seguir vendendo para eles, sem o custo de aquisição nas próximas vendas. Por que se tem uma coisa que o cliente observa tanto quanto o preço, é o bom atendimento.
Uma outra forma de reverter a perda é fazer com que as pessoas comprem mais itens no mesmo pedido. Um bom aliado nessa hora é ter um frete competitivo.
Combos
A estratégia de produtos agregados e combos consiste em oferecer algum incentivo na hora do fechamento da compra para que o seu cliente compre mais de um ítem no mesmo pedido. Desta forma um produto pagará a operação e os demais entrarão com um lucro de 100%.
Previsibilidade
Outra estratégia que funciona muito bem é o uso de um CRM para E-commerce. Nele você consegue segmentar seus clientes por tipo de produto que ele comprou e de forma automática oferecer produtos relacionados com desconto, aumentando as chances de venda. Da mesma forma do outro exemplo, se o cliente efetuar uma nova compra, o custo de aquisição do cliente não existirá e você terá 100% de lucro. O uso do CRM te ajudará a ter clareza de toda a sua base de clientes, possibilitando fazer ações customizadas para diferentes segmentos de clientes da sua base.
Se você não tem muita margem para trabalhar preço, o ideal é que você tenha outros atrativos, pois como já havia comentado neste texto, nem sempre o fator decisivo é o preço. Se o seu produto não tem uma margem grande de lucro, talvez o melhor diferencial para você seja frete, aliado a qualidade e pontualidade na entrega.
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