Contratar agência ou internalizar o marketing? Esta é uma dúvida que muitas pessoas tem. Cada profissional ou agência puxa a brasa pro seu assado, assim como eu, que sou dono de Agência (rsrs). Mas o que devemos saber para tomar essa decisão?
É comum encontrarmos alguns “alarmistas”, que possuem como objetivo criar um ambiente de caos, dizendo que agências não funcionam e que não entregam resultados. Fazem isso somente para poder vender mentorias, treinamentos e consultorias. Muitos desses “gurus”, nunca tocaram uma grande operação de e-commerce ou sequer conseguem comprovar que trouxeram resultados para seus clientes. E, quando conseguem, fica evidente que contaram com a ajuda de um time de especialistas, ou seja, não foram somente eles que trouxeram o resultado.
E esse é o ponto de partida para elencar os prós e contras, se sim ou se não devemos contratar uma agência.
O fato crucial que devemos considerar é que: Ninguém faz nada sozinho! Seja na agência ou dentro de uma empresa. Para que a roda do marketing gire, é necessário um time de pessoas com conhecimentos de diferentes áreas do marketing. É a partir daí que consideramos se devemos ou não contratar uma agência.
Vou pontuar algumas das críticas mais comuns e espero esclarecer e poder ajudar você na hora de escolher ou contratar uma agência. Vamos lá!!!!!
Primeiro Fato – Investimento em Time
Sua empresa é uma gigante do seu setor ou uma multinacional?
Se sim, você pode contratar e arcar com as despesas e encargos trabalhistas de um time com profissionais para cada área do marketing: SEO, performance, redator, programador, social mídia, inbound, atendimento, marketplace, BI e analytics. Então, o melhor para você é ter um time interno e deixar a operação toda dentro de casa.
Se você tem uma empresa menor, pode até considerar ter uma pequena equipe interna ou um estagiário de marketing, por exemplo, desde que alguém da empresa domine o assunto e saiba o que exigir desta equipe. Mesmo que você, dono da empresa, saiba o que precisa ser feito, você cuidará sozinho das ações de marketing e do dia-a-dia do seu negócio?
Logo, se você não tem condições de contratar um time que domine todas as áreas do marketing, então a melhor escolha é buscar uma agência que atenda todo o marketing ou então várias agências, com competências diferentes.
Segundo Fato: Agência não traz resultados
Como falei alguns parágrafos acima, alguns consultores e profissionais, criam um ambiente de medo e caos, para poderem vender suas teorias.
Como dono de agência, posso garantir e provar que nossa equipe acumula ótimos resultados.
Por óbvio, temos também aqueles casos que não deram certo. Sabem o que eles têm em comum? Foram projetos onde o cliente não queria fazer os investimentos necessários. Neste caso, não há marketing que resolva, pois não há resultado sem investimento.
Fuja dos “gurus” que falam que criaram um negócio com zero investimento e hoje faturam na casa dos 7 dígitos. É mentira!!!!
Se você está iniciando e não tem grana, faça tudo dentro do seu potencial de investimento. Busque no mercado uma agência menor ou até mesmo um time que caiba no seu bolso.
Antes de fechar com uma agência, peça o portfólio, peça para conhecer quais são os seus clientes e quais os cases mais relevantes.
Mas seja consciente que o resultado pode demorar um pouco, quando se tem pouco para investir.
Então, agências trazem resultados sim! Tudo vai depender do seu produto/projeto e de quanto de grana você tem para investir.
Terceiro Fato – Agências só contratam estagiários
Outro comentário que vejo com frequência para desacreditar o trabalho das agências, é que elas só contratam estagiários e deixam tudo na mão deles. Isso não é verdade.
Geralmente, agências são formadas por profissionais sênior, que por via de regra passaram por grandes empresas ou possuem experiência em operações de grandes empresas. Então, em sua grande maioria, eles carregam consigo um vasto e amplo conhecimento nas áreas do marketing.
Porém, é humanamente impossível tocar o marketing de diversas empresas sozinho, e é necessário que se tenha um time. Boa parte dos times de agências possuem estagiários sim, mas todos mentorados por um profissional sênior.
E, novamente, quero falar de investimentos. Se o que impossibilita você de montar um time multidisciplinar é o alto custo para manter os profissionais, o mesmo vale para as agências. Ter profissionais sênior para cada cliente custa caro… E muitas vezes o cliente não está disposto a pagar por este time. Então, escalar uma agência também é bastante complicado, por isso as formas de contratação vão depender da demanda e do grau de exigência dos contratos.
Mas devemos lembrar que estagiários são profissionais em formação e que muitas vezes se destacam em algumas áreas de conhecimento, pois possuem talentos naturais. Então, sim, existem estagiários que são responsáveis por certos trabalhos nas agências, mas isso não significa que o trabalho deles é inferior. E também, tudo varia muito da complexidade de cada projeto, de agência para agência, e de quanto o cliente está disposto a investir.
Quarto Fato: As agências não atendem somente o meu projeto e por isso não dão total atenção aos meus resultados.
Este fato é uma meia verdade. Os times em agências são divididos por skill’s (habilidades) e cada time atende “X” número de clientes. Tudo que ultrapasse este número fica inviável de atender. Cada agência tem uma forma de organizar essa divisão.
Dentro de cada time, os profissionais trabalham suas skill’s para trazer o melhor resultado. Claro que um time 100% focado no seu projeto, pode ser que traga um resultado mais rápido. Mas, às vezes, os resultados não dependem apenas do time de marketing. Seu produto pode ter problemas, o seu modelo de negócio pode ser ruim, ou talvez o investimento não esteja sendo suficiente, como já falamos acima. Por isso, é importante sempre analisar os resultados junto da agência e ajustar o planejamento permanentemente, antes achar que o trabalho é ruim por que não atingiu os objetivos que você esperava.
Para resumir e finalizar este texto, minha consideração final é:
- Se você tem grana para montar um time 100% focado na sua empresa, então você não precisa de uma agência.
- Se você tem grana para montar um time interno, mas não domina quais as métricas e resultados a equipe tem que entregar, então você pode dividir o marketing entre uma equipe interna e uma agência.
- Se você não tem condições financeiras de contratar uma equipe multidisciplinar, você deve contratar uma agência.
Motivos para não contratar uma agência:
- Possui capital para investir em um time completo de marketing
- Precisa mudar constantemente a estratégia ou tem muitos lançamentos de produtos novos e precisa de agilidade no atendimento
- Tem capacidade para treinar e qualificar constantemente o time de Marketing
Motivos para você contratar uma agência:
- Precisa focar 100% no seu negócio e não ficar gerenciando o marketing
- Precisa de ideias e saídas criativas
- Precisa de um time de experts sem altos investimentos
- Precisa de todas as áreas do marketing agindo simultaneamente para a obtenção de resultado