Vender pela internet é uma ótima opção para quem quer começar a empreender ou tem um pequeno negócio e quer ampliar as vendas de um negócio físico. Uma das formas mais comuns de iniciar este processo é recorrer aos marketplaces, como o Mercado Livre, por exemplo. É uma ótima forma de iniciar as vendas sem precisar investir muito ou como uma forma de se testar e testar o produto, antes de investir na venda online como um negócio de fato. Porém, com o tempo, este tipo de venda começa a apresentar algumas limitações e muitas pessoas pensam em montar uma loja própria.
A principal reclamação de quem vende pelos marketplaces é com relação às altas taxas de comissão. Muitas vezes se tem bom volume de vendas, porém, não se consegue ter um lucro expressivo, pois quase todo o valor é gasto com comissões. Outra questão é que não se consegue ter um relacionamento com o cliente e vender mais de uma vez para a mesma pessoa, pois o cliente não é seu e sim do marketplace.
Essa é a realidade de muita gente que vende pela internet. Aí, vem a dúvida:
Vale a pena ter um e-commerce?
Fazer uma loja nos dias atuais não é uma tarefa tão difícil, pois existe uma variedade enorme de plataformas. Algumas delas facilitam ao máximo para que você mesmo faça a sua loja sozinho. Basta colocar o logo, fazer algumas configurações, cadastrar os produtos e em minutos a loja está apta para fazer vendas.
Esta facilidade faz com que muitas pessoas se precipitem, achando que vender pela internet é algo simples e fácil. Mas, não basta fazer uma loja e colocá-la no ar. Ela não vai vender sozinha.
Antes de começar sua loja, você deve ter conhecimento de todo o ecossistema que envolve vender pela internet.
Devo ter minha própria loja virtual?
A resposta para esta pergunta é: Sim! Qualquer empresa ou pessoa pode e deve ter uma loja virtual para ajudar nas suas vendas. Tendo uma loja própria, você tem autonomia sobre os preços, promoções, formas de entrega e pagamento, além é claro, de ter liberdade para relacionar-se da melhor forma com o seu cliente e até oferecer um atendimento personalizado.
Porém, é necessário entender que, diferente do marketplace, agora o negócio será seu e terá que fazer investimentos. Isso é básico para qualquer negócio, seja ele físico ou online.
Investimento
A meu ver, o investimento é o ponto mais importante de um projeto de e-commerce. É importante traçar uma estratégia que leve em consideração sua capacidade de investimento, para que os gastos sejam feitos de forma acertiva e sem desperdícios.
Quando se vende através de marketplaces, o investimento em marketing e publicidade é feito por eles. Se você está iniciando, dificilmente terá grana suficiente para bater de frente com os marketplaces ou com seus concorrentes. Então, é natural que as vendas na loja própria sejam menores no início. Mas não se preocupe, existem estratégias para atrair novos clientes e você pode seguir vendendo dentro dos marketplaces e aos poucos ir fazendo pequenos investimentos, até que a sua loja comece a vender.
O ideal nesta etapa é trabalhar sua marca, ao invés de focar 100% em vendas. Invista em divulgação para que sua loja fique conhecida.
Outro fator que devemos levar em consideração é o tempo de retorno. Sempre se corre o risco de não vender logo. Então, deve-se estar preparado para colocar grana na frente e esperar o resultado vir com o tempo.
Marketing Digital
Ter noções básicas de Marketing Digital é fundamental para que você consiga resultados a curto e a longo prazo.
Vou listar aqui alguns itens que são fundamentais para vender pela internet e para que seu negócio tenha sucesso. É importante que você saiba o básico de cada um deles, pois essas informações te ajudarão a tocar o seu negócio sozinho ou, se for contratar alguém ou uma agência para te ajudar, saber o que cobrar e como mensurar resultados.
As áreas do Marketing Digital que você precisa conhecer são: SEO, anúncios no Facebook / Instagram e Google, e-mail marketing, afiliados, conteúdo, social media, analytics e KPI para poder mensurar resultados, usabilidade, mix de produtos e preço, além de outras um pouco mais avançadas que não cabem eu listar aqui.
Vou explicar de forma sucinta cada um deles:
Anúncios Facebook/Instagram e Google. Toda loja, seja física ou online precisa de pessoas visitando. Sem visitantes (tráfego) é impossível vender. Porém, para colocar anúncios é preciso fazer investimentos. Investimento, lembra? Nas etapas iniciais pode-se fazer investimentos baixos, mas se faz necessário. De todas as ações de marketing, anúncio é o que de fato vende, o que não significa que devemos negligenciar as outras.
SEO – Search Engine Optimizion – Diferente dos anúncios, o SEO é a técnica que consiste em otimizar sua loja para que o Google encontre seus produtos e liste nos resultados de forma gratuita. Chamamos isso de resultados de buscas orgânicas. O ideal é que se tenha um equilíbrio entre anúncios pagos e resultados de buscas orgânicas.
E-mail Marketing – Alguns chegaram a dizer que ele estava morto. Ledo engano. Ele está muito vivo e é fundamental para que a loja tenha vendas de forma recorrente. Tenha uma ferramenta para administrar os clientes ativos na loja e pense sempre em oferecer algo em troca do e-mail dos visitantes, como um brinde ou desconto para a primeira compra. É a forma mais barata de você atingir resultados a médio e longo prazo.
Afiliados – Em alguns projetos de e-commerce é possível ter blogueiros como afiliados. Ou seja, pessoas que possuem audiência, vendendo para você, em troca de um percentual. Para alguns tipos de produtos, funciona muito bem.
Conteúdo – Ter um blog com textos/conteúdos relevantes para seus clientes é fundamental para ajudar no SEO e na conversão de visitantes em possíveis clientes. Um dica é oferecer e-books, tutoriais e manuais dos produtos. Estes materiais devem ter a função de educar o seu cliente para comprar e usar o seu produto. Geralmente as pessoas aceitam deixar o seu e-mail em troca de conteúdo rico e de qualidade.
Social Media – As redes sociais são parte importante de qualquer estratégia, assim como o conteúdo citado acima. É essencial que você entregue conteúdos que gerem interação e engajamento com a sua marca. Vale salientar que, mesmo sendo fundamental, salvo alguns casos e produtos, a exposição na rede social, por si só, não vende. Geralmente o objetivo é trabalhar a marca.
Analytics e KPI – Sem eles você não saberá se a saúde da sua loja está indo bem. Entender os dados que o Analytics do Google entrega será sempre o norte para melhorar o que está bom e ajustar o que não está.
Alguns dados que devemos sempre estar atentos, são: campanhas, quantidade de acessos, tempo de navegação na loja, canais de conversão (de onde vem o acesso), top produtos, taxa de conversão (visitas x vendas), páginas de entrada e de saída.
Usabilidade – Entender como seu cliente navega em sua loja e entregar a melhor experiência possível é um importante pilar do e-commerce. É muito comum as pessoas poluírem suas lojas com uma quantidade enorme de banners, cores berrantes e quantidade excessiva de informações. Este tipo de ação acaba correndo com o possível cliente. O ideal é que você passe seriedade, com um layout clean e bem leve. É fundamental que se tenha boas fotos do produto, descrições bem feitas e de acordo com as exigências do Google. Coloque também informações que passem credibilidade, como fotos da empresa e do estoque, telefones fixos, canais de atendimento ao cliente e formas de entrega e pagamento bem claros. E, é claro, preocupe-se em ter uma boa versão da loja adaptada para abrir no celular.
Mix de Produtos e Preço – Não adianta de nada estar 100% em todas as ações de marketing se o seu produto tem um preço muito alto ou se a loja tem poucos produtos ou estoque limitado. As pessoas que geralmente compram pela internet, estão sempre em busca de preços, variedade e comodidade de compra. Então, se você não tem um bom preço, deve ter algum outro diferencial que se sobreponha ao preço, como frete grátis ou combos de produtos. Caso contrário, você gastará muito em tráfego e terá poucas vendas.
Tá, mas quanto de grana devo ter para investir em um e-commerce?
O investimento varia conforme o tamanho e tipo de negócio. Mas, para começar, deve-se pensar nas seguintes despesas:
- Plataforma: +ou- R$ 150,00 mensais
- Layout: R$ 3.500,00 (único)
- ERP: +ou- R$ 80,00 mensais
- Ferramentas de Marketing: +ou- R$ 350,00 mensais
- Investimento em Anúncios: +ou- R$ 2.500 mensais
- Agência: de R$ 2.500,00 até R$ 10.000,00 mensais
O retorno deste investimento deve ser algo em torno de 10X o valor investido, podendo variar para mais ou menos, dependendo do nicho que você trabalha.
Resumindo, você deve ter uma loja quando:
- Quer aumentar o lucro sobre as vendas e não quer mais depender de marketplaces;
- Tem o valor disponível para investir em ferramentas e anúncios;
- Tem conhecimento básico das ações de marketing que precisam ser feitas para fazer a loja vender;
- Tem um bom produto, com preço bom e apelo comercial.
Neste outro post falo sobre o momento certo em que você deve fazer sozinho ou contratar uma agência para tocar o marketing da sua loja.
Espero ter ajudado!