Neste artigo, falaremos sobre o rastreio automatizado para a loja virtual a construir um bom relacionamento com o cliente, pois no fim das contas, um e-commerce diferenciado não vende só produtos, ele presta serviços, constrói um relacionamento e uma reputação.
Quem vive de e-commerce sabe a taxa de conversão, como é trabalhoso para conseguir conquistar um cliente, frente a outros concorrentes, onde é preciso investir em mídia paga, fotos, descrições, uma loja com boa performance, opções de entrega.
Tomando como base o estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) realizado em 2017, chamado “Conheça os e-commerces com maior taxa de conversão do mundo”,que informa que a taxa de conversão do Brasil é de apenas 1,50%. Dessa forma, é nítido que adquirir um novo cliente é algo caro, onde a cada 1000 visitantes, somente 15 compram.
Por isso é importante investir no relacionamento com o cliente, em atender todas suas expectativas.
O rastreio automatizado e a expectativa após a compra
Quando o cliente realiza uma compra, naturalmente cria-se expectativa e muita ansiedade. Aquela vontade de saber se o produto é exatamente igual ao da foto, se é de qualidade, original, se chegará no prazo em perfeitas condições. Além do mais, tudo isso pode ser agravado dependendo do motivo da compra, se é um presente, se foi comprado por impulso ou se é algo que o cliente está precisando.
Por todos esses fatores, é importante que o lojista informe com frequência onde o produto de seu cliente está. O que torna o rastreio automatizado tão crucial para qualquer operação de e-commerce.
Vamos retratar uma operação de e-commerce sem um rastreio automatizado.
A compra é realizada, “desce” para o ERP, é feita a expedição e o time do lojista leva os produtos até a agência dos Correios. O time volta com o comprovante de postagem e com os códigos de rastreio.
O time de backoffice terá que enviar os e-mails com o código de rastreio, um a um, e provavelmente essa será a única atualização que os clientes receberão, disparados pela loja.
Ainda não acabou! O time de backoffice terá ainda que, fazer uma planilha com os códigos de rastreio, para acompanhar se os produtos estão no prazo e se não foram extraviados. Esses são procedimentos que podem ser realizados manualmente, mas, levará pouquíssimo tempo para se tornar totalmente inviável realizar sem automação. Em muitos casos, esse aumento de volume acaba fazendo com que seja dada pouca atenção a estes processos. Mas sim, é importante, deve ser dada atenção, a venda ainda não acabou, a parte da entrega também irá fornecer os subsídios para a fidelização.
O cenário com o rastreio
Todo cenário acima descrito pode ser totalmente otimizado com o rastreio automatizado. Pois assim que a compra é feita, o lojista realiza a gestão de despacho e gera a etiqueta de envio, juntamente com o código de rastreio.
Tomando como exemplo a Frete Rápido, o rastreio e suas atualizações podem ser disparados de forma automática para o e-mail dos clientes. Caso o lojista deseje, é possível realizar o disparo por SMS, SMS Flash e Whatsapp.
O lojista pode ainda, habilitar o envio de atualizações específicas para seu time de backoffice. Como por exemplo, quando a encomenda for extraviada, dessa forma, a loja tem proatividade na resolução do problema. Assim, sem precisar acompanhar os rastreios todos os dias, um a um.
Diferenciação no mercado com o rastreio automatizado
A automação também pode elevar o nível da loja virtual, a ponto de ter funcionalidades que a tornam única em seu nicho de atuação. O rastreio em tempo real fornecido pela Frete Rápido mostra a localização exata da encomenda para seu comprador.
Dessa forma, o consumidor fica menos ansioso, acompanha a entrega e se programa para receber a encomenda, aumentando assim, a taxa de entrega do e-commerce.
Toda essa tecnologia e automação coopera para a economia de tempo na loja virtual. Mas também reduz custos quando torna a jornada de compra do cliente mais satisfatória, com menos demandas no SAC e menos ações manuais por parte do backoffice.
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Artigo feito por Eduardo Bragança, Líder de marketing e autor no blog da Frete Rápido, especialista em e-commerce e pós-graduado em marketing estratégico digital. A Frete Rápido é o primeiro HUB de transporte digital da América Latina, conecta embarcadores, empresas B2B, B2C e D2C, como indústria e-commerce e varejo, a transportadoras para que façam negócio entre si. Além disso, automatiza os processos da Pré-venda, Pós-venda, Gestão e Tracking.