Quem tem seu próprio e-commerce sabe dos desafios de recuperar os carrinhos abandonados em sua loja. E existem diversos motivos para que as pessoas entrem em sua loja, selecionem os produtos e por fim não finalizam a compra. Precisamos entender como reverter essa situação, por isso, temos que identificar o porquê isso acontece. O abandono de carrinho é um dos mais recorrentes problemas que justificam o baixo índice de resultados dos e-commerces. Está na hora de mudar essa realidade, então vamos identificar as melhores estratégias para alcançar resultados e diminuir esse índice de carrinhos abandonados.
Entenda os motivos
É preciso estar ciente e entender os reais motivos de seus clientes não estarem finalizando as comprar na sua loja. Como por exemplo, a demora que o seu site leva para abrir as “janelas” e as inúmeras etapas para finalizar a compra até o pagamento. Outro motivo para a desistência dos clientes é o valor que é cobrado de frete para entrega do produto, assim como valores altos de produtos. Se o produto é barato comparado com outros e-commerces, mas o frete é o dobro, não se torna vantajoso concluir a compra. Assim como o frete pode ser acessível e o valor do produto muito fora da realidade das demais lojas. Outra situação que aumenta o número de carrinhos abandonados, são as poucas opções de pagamento.
Benefícios para oferecer
Existem alguns benefícios que podemos fornecer para aumentar o índice de finalização das compras. Como por exemplo, cupons de desconto, brindes e principalmente frete grátis. Neste último caso, podemos oferecer frete grátis para algumas regiões, para determinados produtos, por tempo limitado ou a partir de um determinado valor de compra. Porque não podemos também comprometer o orçamento da nossa empresa.
É Importante oferecer um vasto leque de opções de pagamento, tanto em relação a cartões e boletos, até parcelamentos. Muitos deixam de finalizar suas compras por não estar disponível a bandeira do seu cartão no site. Ou muitas vezes por ter apenas uma ou duas opções de parcelamento, quando em outros sites existem diversas opções. Principalmente, quando o valor do problema é muito alto.
Informações
Outra forma de diminuir o índice de abandono de carrinho é ter as informações bem esclarecidas sobre os produtos da loja. E isso inclui fotos bem nítidas e com as informações de tamanho, peso, espessura. Muito importante também fornecer um espaço com depoimentos e avaliações de outros clientes. Para que o cliente tenha mais confiança e certeza de que o seu produto é o que ele precisa, assim como um espaço para tirar dúvidas com o vendedor.
Ter um conteúdo relacionado ao seu produto também pode ajudar na decisão da compra. Investir em informações e notícias sobre os produtos que estão sendo vendidos, chama atenção do seu público.
Gostou dicas para recuperar carrinhos abandonados? está com dificuldades para reverter a situação do seu e-commerce? Entre em contato, nós da Tercerize temos a solução ideal para aumentar os resultados do seu e-commerce.