Veja neste post tudo sobre e-mail remarketing, tudo o que você precisa saber para estar por dentro da nova forma de enviar e-mails e ter sucesso em vendas.
O cliente olhou sua loja, selecionou o produto e não levou? Esta é a hora (na verdade, o minuto) de iniciar a sua campanha de remarketing. Ou seja, é hora de “vender o seu peixe” novamente e estreitar a relação com o seu consumidor. Enviar um e-mail é uma forma eficiente e assertiva de retomar o relacionamento e, quem sabe, efetivar a venda abandonada. O e-mail de remarketing tem uma eficiência comprovada 18 vezes maior que as estratégias tradicionais por correio eletrônico e podem aumentar em até quatro vezes as vendas de uma loja virtual, segundo dados da companhia americana de pesquisa de mercado Forrester Research.
O segredo? É direcionada para o público sabidamente interessado no seu produto ou serviço. A análise possível por meio dos cookies de navegação revela o comportamento do internauta dentro da página, consequentemente, suas preferências, o que permite o aprouch mais eficiente.
Vale perguntar os motivos da desistência, ofertar promoções específicas (descontos, fretes grátis,etc); descrever as qualidades do item pretendido e até similares que podem despertar o interesse do comprador, tudo sempre deixando o carrinho previamente abandonado a um clique de distância, ou seja, permitindo que o usuário possa seguir o processo de compra do mesmo ponto em que parou.
Para que surta bons resultados, a agilidade é fundamental. Oferecer opções na fase de pesquisa aumentam muito as chances de sucesso. As mensagens instantâneas também são recomendadas para produtos em promoção. A constância é igualmente importante. O envio de um segundo email depois de 24 horas aumentam em mais de 50% a chance de cooptar o cliente ainda indeciso.
As estratégias de abordagem são muitas e devem ser personalizadas com o objetivo e os produtos de cada empresa. O remarketing por e-mail pode despertar a sensação de urgência, a versão online para o “é a última peça” do varejo tradicional. Para tanto, basta, levando em consideração os interesses do cliente, criar promoções-relâmpago (vale até apelar para o cronômetro).
Outra ideia é enviar junto à mensagem um cupom de desconto ou um vale-brinde com validade de tempo limitada. Além de converter o abandono de carrinhos, as compras podem ser alavancadas mirando nos visitantes que apenas pesquisaram produtos na página. A busca periódica sinaliza interesse e uma possibilidade de venda.
A ferramenta pode ser utilizada, no entanto, por qualquer empresa, até mesmos as prestadoras de serviço e é excelente forma de popularizar aplicativos próprios, sempre eficientes na fidelização do público.
Um bom profissional vai ser capaz de construir uma estratégia de utilização para atingir os objetivos da empresa, criando a mensagem e o layout adequado para garantir os resultados esperados.