Vender online não é apenas criar um site, apresentar seus produtos/serviços e divulgar sua loja na esperança de que ela tenha o sucesso esperado. É exigido atenção e esforço. Enfim, como vender pela internet?
Com o avanço da tecnologia, cada dia mais os comerciantes estão se deslocando para o digital. Pela praticidade e pela facilidade de acesso, as vendas pela internet estão sendo procuradas por aqueles que pensam no crescimento de sua empresa.
Por isso, neste post vamos te mostrar 10 estratégias fundamentais para começar a vender pela internet e por quais canais devem ser feitos.
1 – Definir seu público
Cada nicho de mercado tem suas particularidades e precisam de diferentes abordagens. Acima de tudo, é importante definir qual é o seu objetivo de venda facilita na hora de atrair um possível cliente.
Sendo assim, é importante pesquisar quais são as necessidades dele, seus interesses, como ele se comunica ou saber quais canais ele utiliza para oferecer os seus produtos/serviços para quem realmente vá comprar.
2 – Escolher um canal bom para vender pela internet
Com o seu público definido, você precisa fazer a mensagem chegar até ele. Os canais de venda são as maneiras do público ter contato com a sua empresa, para que você possa tentar convertê-los em clientes.
Agora vamos falar um pouquinho destes canais:
Google Adwords:
É uma estratégia de marketing digital que consiste na compra de palavras-chave que, ao serem bem trabalhadas, colocam sua empresa na primeira página de resultados de busca do Google.
E-mail Marketing:
É uma forma de personalização da mensagem que sua empresa quer passar ao público. Isto é, usar o e-mail para falar sobre vantagens dos seus produtos e serviços, oferecer descontos exclusivos, avisar sobre promoções ou até mesmo mandar as novidades em primeira mão.
Marketplace:
Com ele, centenas de marcas podem comercializar seus produtos em um único lugar. Ao passo que é uma boa opção para quem esta começando ou para ter maior visibilidade, já que os marketplaces investem pesado em marketing, levando sua marca junto.
Este serviço é oferecido em troca de comissões sobre as vendas. Porém, a empresa que optar pelo Marketplace deve se adaptar às regras de divulgação e demanda de estoque exigidas.
E-commerce:
A diferença do e-commerce é que a loja virtual é apenas da marca. O site fica sob responsabilidade dela, concedendo liberdade para deixá-lo mais personalizado.
Assim, o relacionamento com o cliente é feito pela própria empresa, diferente do Marketplace. Isto permite que a venda seja mais qualificada e também que este cliente seja trabalhado para vendas futuras.
Redes Sociais:
Além do Facebook e do Instagram serem ferramentas essenciais e rotineiras para maior parte da população, eles ainda oferecem opções de como vender pela internet.
Então, com apenas um clique o comprador é direcionado para a página de compra e pode adquirir o produto que desejar.
3 – Ter um site funcional para vender pela internet
Afinal, quantas vezes já desistimos de uma compra porque o site trancou ou é muito lento? Pois é, é muito comum. Por isso, é importante focar na navegabilidade dele.
Assim, tudo o que estiver disponível deve funcionar da melhor forma possível, como os links, as abas, a visualização dos produtos, etc.
4 – Detalhar seu produto
A falta de informação é outro fator que influencia na desistência da compra. Como vou comprar algo que não sei como é? Opte sempre por informar bem os preços, a qualidade, as opções de tamanhos e cores, a forma de pagamento e como funciona a entrega. Boas fotos também ajudam muito na hora da venda.
5 – Vender verdades
Deve-se evitar prometer aquilo que o seu produto/serviço não consegue cumprir. Ao informar apenas verdades, você evita de confundir os seus clientes e ainda proporciona confiabilidade a sua loja, o que resulta na possível volta do consumidor.
6 – Ter uma boa gestão
Como vender pela internet é um processo desafiador, é necessário um sistema de gestão para controlar as questões como estoque, nota fiscal, vendas, cobranças e entregas. Com ele, as informações do seu negócio vão estar centralizadas em uma única plataforma.
7 – Otimizar e anunciar para vender pela internet
Otimizar significa torná-lo encontrável e capaz de proporcionar uma experiência positiva para quem acessa. Por isso, desenvolver o site e investir no SEO (otimização para mecanismos de busca) trazem mais alcance, fidelidade e credibilidade para a empresa.
Além do mais, há muitas maneiras de fazer anúncios, por meio de links patrocinados ou pelas mídias sociais. O jeito é investir em pequenos testes de anúncios até chegar ao resultado esperado.
8 – Produzir conteúdo para a internet
Para vender pela internet é bom investir no relacionamento com o cliente, criando uma fidelidade com a loja para ele sempre voltar a consumir o produto/serviço. Com isso, esta relação se dá de diferentes formas, uma delas é a produção de conteúdo para a internet em blog ou até mesmo redes sociais.
Vamos te dar um exemplo.
Uma pessoa está pesquisando sobre comidas saudáveis e entra em um blogpost de uma empresa que fala sobre comidas orgânicas e suas vantagens. Depois de um tempo, a pessoa decide investir em uma alimentação mais saudável.
Adivinha qual vai ser a primeira marca que vai passar na cabeça dela? Isso mesmo, a empresa de comidas orgânicas que ajudou ela na descoberta e aprendizado sobre como comer de forma mais saudável.
9 – Ter multicanais
Como vender pela internet sem ter o feedback dos seus serviços? É importante ter uma comunicação bilateral com seu cliente o aproxima da empresa, fazendo a imagem dela ser mais amigável e acessível ao seu público.
Portanto, esteja sempre presente nas redes sociais ou em outros canais digitais para ouvir a opinião – mesmo que seja uma crítica – dos seus consumidores.
Dica bônus: Jamais deixe uma reclamação sem resposta! Além disso, se o público identificar que você se empenhou para ajudar o cliente insatisfeito a resolver o problema, certamente você ganhará pontos. Logo, há muitas chances do cliente retirar a reclamação ou fazer um elogio posterior.
10 – Pós-venda
Um novo cliente custa mais do que manter um antigo. Com isso, é importante reforçar a fidelização de clientes se preocupando com o pós venda, de como o produto/serviço foi entregue, se ele ficou satisfeito com a compra ou se era o que ele esperava.
As chamadas recompras podem fazer toda a diferença no seu faturamento. Assim, confira mais dicas sobre isso neste post.
Portanto, não pense duas vezes antes de investir no seu E-commerce. Aqui na Tercerize, nós trabalhamos com diversos serviços que ajudam no seu sucesso de vendas. Entre em contato agora mesmo e solicite um orçamento.